-
Conjuração Baiana, também denominada como Revolta dos Alfaiates (uma vez que alguns participantes da trama exerciam este ) e recentemente também chamada de Revolta dos Búzios, foi um movimento de caráter , ocorrido no final do (-), na então , na colônia brasileira. Diferentemente da (-), foi difundida pela historiografia tradicional enquanto sendo um movimento de caráter popular em que defendiam a e mais igualdade racial, um governo , , com liberdades plenas, o e como principais pontos, além de um salário maior para os soldados.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Conjura%C3%A7%C3%A3o_Baiana
-
Conjuração Baiana: O que foi
Também conhecida como Revolta dos Alfaiates, a Conjuração Baiana foi uma revolta social de caráter popular, que ocorreu na Bahia em 1798. Recebeu uma importante influência dos ideais iluministas da Revolução Francesa. Além de ser emancipacionista, defendeu importantes mudanças sociais e políticas na sociedade.
Causas principais
- Insatisfação popular com o elevado preço cobrado pelos produtos essenciais, entre eles os alimentos. Além disso, muitas pessoas reclamavam da carência de determinados alimentos.
- Forte insatisfação com o domínio de Portugal sobre o Brasil. O ideal de independência estava presente em vários setores da sociedade baiana.
-
GABARITO: ERRADO
A questão erra ao dizer que a Conjuração Baiana de 1798 foi um movimento das elites econômicas, sendo que na verdade ela é conhecida como uma revolta popular. O movimento era compostos por alfaiates, pedreiros, profissionais liberais, militares de baixa patente, etc.
-
"Animai-vos Povo baiense que está para chegar o tempo feliz da nossa Liberdade: o tempo em que todos seremos irmãos: o tempo em que todos seremos iguais." (in: RUY, Afonso. A primeira revolução social do Brasil. p. 68.)
Esta é uma fração de texto de um panfleto de propaganda da Conjuração Baiana. A proposta da revolta tinha um caráter popular, baseado nos ideais da Revolução francesa: Liberdade, Igualdade, Fraternidade. Pregava o fim da escravidão e um governo igualitário onde as pessoas fossem vistas por merecimento e capacidade. Eram defendidas também a liberdade de comércio, o aumento de salário para os soldados e a instalação de uma República na Bahia.
Os difusores dos ideais eram, principalmente o soldado Luiz Gonzaga das Virgens e panfletos de Cipriano Barata, médico e filósofo.
A situação de pobreza da região, desde a transferência da capital para o Rio de Janeiro, em 1763, era um terreno fértil para revoltas. A população passava fome. Entre 1797 e 1798 ocorreram vários saques aos armazéns do comércio de Salvador. Escravos que levavam a carne para o general-comandante foram assaltados. A população faminta roubava carne e farinha. Em inícios de 1798, a forca, símbolo do poder colonial, foi incendiada. O descontentamento crescia também nos quartéis, onde incidentes envolvendo soldados e oficiais tornavam-se frequentes.
Portanto, a revolta em Salvador não se relaciona diretamente nem com impostos cobrados pela Coroa, tampouco com a necessidade de abertura dos portos para comércio direto com britânicos. Embora haja, na primeira parte da afirmativa uma ideia correta - conjuração baiana como revolta dos Alfaiates, o restante da afirmativa está incorreto.
RESPOSTA: AFIRMATIVA ERRADA
-
Em resumo, a conjuração Baiana (1798) foi um movimento popular. Já a inconfidência Mineira foi um movimento da elite que explorava as minas de ouro. É complicado se pensar em uma revolta popular em Minas, haja vista que os interesses mais fixos seriam os da elite rica local.
CONCLUSÃO:
CONJURAÇÃO BAIANA: Revolta popular
INCONFIDÊNCIA MINERAI: Revolta da Elite.
GABARITO ERRADO
-
Bala Po. MinE E
BAIANA: popula
MINERA: Elite.ricos.
-
Conjuração Baiana - Elite econômica, parei de ler.
ERRADISSIMO.
-
Inconfidência mineira: caráter elitista.
Inconfidência baiana: caráter popular.
-
A Conjuração Baiana ou Revolta dos Alfaiates aconteceu em Salvador, na Bahia, em 1798, e tinha como objetivos principais o rompimento com Portugal e a abolição da escravidão.