SóProvas


ID
3386173
Banca
IADES
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No que concerne aos projetos de implantação do federalismo no Brasil e aos respectivos desdobramentos nos planos interno e externo durante o período regencial, julgue (C ou E) o item a seguir.



Apesar da grande diferença nos regimes de governo do Brasil e dos Estados Unidos, fórmulas liberais norte-americanas para temas como federalismo, republicanismo, imigração e comércio encontravam eco no parlamento brasileiro. O período das regências, especialmente após a passagem do Ato Adicional de 1834, inaugurou um novo arranjo político no Brasil, em que os princípios republicanos norte-americanos já não pareciam confrontar tão abertamente os da monarquia constitucional brasileira.

Alternativas
Comentários
  • REFORMAS DO ATO ADICIONAL

    - suspensão do exercício do Poder Moderador

    - suspensão do Conselho de Estado, órgão de assessoria do Imperador

    - criação das Assembleias Legislativas Provinciais

    - substituição da Regência Trina pela Regência Una (mandato de 4 anos) e eleita pelas Assembleias Provinciais 

    - criou ainda o Município Neutro do Rio de Janeiro

  • O Ato Adicional foi uma tentativa de instituir o Federalismo,

    Suspendeu o Conselho de Estado, transformou a corte em um município neutro e desvinculado do RJ, estabeleceu uma regência de caráter uno e permanente.   

    A vitória de Feijó na instituição do Ato Adicional de 1834, implicou na primeira Eleição Geral do Brasil, sendo uma das primeiras “Experiências Republicanas” do Brasil. (FUNAG)

    (certo)

  • Pode-se entender o Ato Adicional de 1834 como “solução de compromisso” dos liberais junto ao cenário político da época. Ocorreu a extinção do Conselho de Estado, a transformação da Corte em município neutro e a criação da regência una, além de medidas que disciplinavam o regime fiscal brasileiro. Ficou marcado o ápice do liberalismo no Brasil, com um regime praticamente republicano, onde se elegeria o chefe de governo a cada quatro anos, em pleito eleitoral. Em 1835 foi eleito o Padre António Feijó para ocupar a regência e aprofundar as reformas liberalizantes. 

  • Com o Ato Adicional, esboçava-se um modelo que concedia às províncias um grau maior de autonomia. Além disso, a eleição de um único regente, diretamente pelo povo, aproximava o Brasil de um cenário republicano. Por isso, vários historiadores consideram o Período Regencial como uma experiência republicana no meio de dois reinados.

    A questão fala em regimes de governo, apesar de o mais acertado seria dizer em diferenças de formas de governo, já que o Brasil possuía uma monarquia, enquanto os Estados Unidos possuíam, desde a sua fundação, a República.

    Ainda assim, como esse não é o ponto central da questão, o item está correto.

    Resposta: Certo