SóProvas


ID
3386182
Banca
IADES
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No que concerne aos projetos de implantação do federalismo no Brasil e aos respectivos desdobramentos nos planos interno e externo durante o período regencial, julgue (C ou E) o item a seguir.



Estimulada pelo partido liberal e com o apoio do Clube da Maioridade, a antecipação da maioridade legal de D. Pedro II contava com o apoio dos próprios governistas conservadores. A instabilidade do sistema eletivo das regências e a inquietação diante das várias rebeliões provinciais levaram a um consenso entre a elite política a respeito da necessidade de se recorrer à figura monárquica para apaziguar a nação.

Alternativas
Comentários
  • gabarito certo

    -Golpe da Maioridade = vitória do projeto centralizador de José Bonifácio. (tutor de Pedro)

    -Os liberais abriram mão de relativa autonomia provincial em nome da união dos estados e da estabilidade política da nação

    bons estudos

  • O período regencial foi marcado por inúmeras revoltas provinciais as quais a única solução visível seria a emancipação de Pedrinho (D Pedro II)
  • Face ao regresso conservador (1837-40), os liberais buscaram evitar uma concentração excessiva de poder nos conservadores. Fizeram-no propondo a antecipação da maioridade do Imperador, que atuaria como engrenagem simbólica do poder estatal. Aos conservadores, não seria possível opor a ascensão do monarca, já que eles mesmos criam na força simbólica do Imperador como esteio da estabilidade. A solução, enfim, agradou a todos.

  • A antecipação da Maioridade foi apresentada como solução para a luta entre facções políticas e para as revoltas provinciais. Como o novo Imperador era visto como neutro nas lutas políticas que se desenvolviam, este fator era visto como importante para acalmar os ânimos.

    Neste contexto, foi criada, em 1840, por proposta do senador José Martiniano de Alencar, pai do romancista José de Alencar, a Sociedade Promotora da Maioridade, que logo passou a se chamar Clube da Maioridade. Ao mudar de nome, este clube que promovia campanhas para que o herdeiro assumisse logo o trono, passou a ser presidido por Antônio Carlos de Andrada, um dos líderes do Partido Progressista, ou seja, um liberal. A campanha, que também tinha apoio da imprensa, ganhou a Câmara e o Senado, além de ter insuflado diversas manifestações populares.

    Desta forma, os representantes liberais apresentaram à Assembleia Geral um projeto de declaração da maioridade de Dom Pedro II.

    Apesar de ter sido estimulada pelo partido liberal e com o apoio do Clube da Maioridade, a antecipação da maioridade legal de D. Pedro II contava também com o apoio dos próprios governistas conservadores. A instabilidade do sistema eletivo das regências e a inquietação diante das várias rebeliões provinciais levaram a um consenso entre a elite política a respeito da necessidade de se recorrer à figura monárquica para apaziguar os ânimos da nação.

    Resposta: Certo

  • O clube da maioridade - formado por liberais - em apoio a Dom Pedro II, propiciou o golpe da maioridade. Entretanto, para que se colocasse fim à instabilidade do período regencial, houve concordância entre ambos os grupos com relação à ascensão de dom Pedro ao poder.