SóProvas


ID
3386194
Banca
IADES
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A respeito dos partidos políticos, das respectivas propostas para a organização institucional e do sistema eleitoral no Segundo Reinado, julgue (C ou E) o item a seguir.



Os liberais republicanos organizaram-se ao redor da contestação de posicionamentos saquaremas. As principais formas de protesto deles foram consideradas radicais, o que os alijou dos cargos políticos.

Alternativas
Comentários
  • Na primeira eleição para a Câmara dos Deputados, os liberais contrataram capangas que distribuíram “cacetadas”, ameaçaram de morte seus adversários políticos (saquaremas).

    Este episódio ficou conhecido como "Eleições do Cacete.

    D. Pedro II formou seu primeiro gabinete com a maioria dos políticos do Partido Liberal (luzias).

    1841 - D. Pedro II substituiu o ministério liberal, por um de maioria do partido Conservador (saquaremas).

    Não alijou, apenas restringiu.

  • O que os alijou do poder foi o rodízio entre os partidos estabelecido pelo Imperador e as anulação das primeiras eleições e estabelecimento de novas, as quais favoreceram os conservadores. A partir dessa perda de poder é que começam as revoluções.

  • Alijou vem do verbo alijar. O mesmo que: arremessou, lançou, afastou,expulsou, eliminou.

  • A prova objetiva do CADC, há muitos anos, é feita num sistema em que cada questão é apresentada com um comando geral e depois são feitas 4 afirmativas sobre aquele tema.

    Pois bem, o comando da questão remete a organização política do segundo reinado. Se refere a todo ele, já que não há nenhuma observação limitando um período específico. É um período de 50 anos, já que Pedro II é coroado em 1841 (depois do golpe da maioridade) e deposto em 1891.

    Como a afirmativa também não limita o período, para que estivesse correta, os liberais teriam que ter sido alijados do poder durante todo ou, pelo menos, a maior parte do 2º Reinado. Como o que aconteceu foi uma constante alternância entre conservadores e liberais no 2º Reinado, a assertiva está errada.

  • Saquarema era conservador e não liberal.

    GAB. ERRADO

  • Os liberais republicanos não foram alijados de cargos públicos durante o Segundo Reinado. Falar em liberalismo republicano, no Brasil, é falar da política doméstica a partir de 1870, data em que se lança o Manifesto Republicano, com menção especial para a fundação, em 1873, do Partido Republicano Paulista (com participação dos futuros presidentes Campos Salles e Prudente de Morais).

    É incorreto afirmar que o movimento republicano era, à época, subversivo ou radical. Tanto é que Benjamim Constant, republicano assumido, viria a conduzir a educação dos netos de D. Pedro ao longo dos anos 1870 e Lafayette Rodrigues Pereira, signatário do Manifesto Republicano, assumiria a presidência do Conselho de Minsitros em 1883 por indicação direta do Imperador.

  • Os liberais republicanos ou liberais exaltados foram excluídos do processo legislativo, mas isso foi durante a Regência (1831-1834). Apenas quando falassem em República, já na década de 1860, voltariam a ter relevância.