SóProvas


ID
3386209
Banca
IADES
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No que tange ao contexto da chamada Revolução de 1930 e ao início da Era Vargas, julgue (C ou E) o item a seguir.



Um dos fatores de deflagração da revolta foi a crise econômica resultante da Grande Guerra, agravada pela quebra da Bolsa em 1929, cuja consequência interna foi derrubar o preço do café, deteriorando as condições de vida dos setores menos favorecidos da população urbana.

Alternativas
Comentários
  • A Grande Guerra não foi a Segunda Guerra?

  • Do ponto de vista de quem viveu a Primeira Guerra e ainda n]ao tinha vivido a Segunda, a Primeira era a grande Guerra... foi intensamente traumática para França e Grâ-Bretanha, sobretudo, deixando as nações europeias muito receosas de qualquer tipo de conflito bélico no futuro

  • Estela Cunha,durante a segunda guerra ja tinha se instalado o Estado Novo.O fascismo estava no auge,a segunda guerra iniciou em 1939.

  • Gabarito: Correto.

    Crise de 29->afetou o café e consequentemente a republica oligarquica.

    ...Em relaçao à 1° guerra nao concordei, pois até se fala em surto industrial na 1° guerra, sem contar q a crise da republica vai ser quase 10 anos apos o fim da guerra...enfim esta ai o gabarito.

  • alguém entrou com recurso e sabe se foi aceito? não houve crise econômica no br durante Primeira Guerra Mundial, ao contrário, o br beneficiou-se economicamente do conflito

  • Eu acho que “crise pós Primeira Guerra” é genérico o suficiente pra indicar as dificuldades econômicas do governo após 1920: importações reprimidas + inflação e políticas restritivas na Europa e EUA = déficits na balança comercial. Além disso, as vendas e preços da borracha caiam desde 1911. Dificuldades cambiais levam às reformas durante governo Artur Bernardes e Washington luis. Queda dos preços do café. A crise de 29 foi só o golpe de misericórdia.
  • A 1ª Guerra Mundial: O congelamento nas concessões de crédito internacional foi outro duro golpe na economia brasileira, além das vendas de café caíram em um terço em função do bloqueio naval estabelecido pela Grã-Bretanha para produtos de países neutros", explica o historiador canadense Rodrick Barman, especialista no Brasil dos séculos 19 e 20.

  • Houve, sim, crise econômica no Brasil durante a 1° Guerra. https://www.poder360.com.br/economia/historia-mostra-recuperacao-forte-da-economia-depois-de-epidemias-e-guerras/