-
A década de 1920 marca um período de crises na história do Brasil. Superprodução constante de café, principal produto de exportação. Queda dos preços dos produtos agrícolas no mercado internacional após a Primeira Guerra. Contestação à hegemonia de São Paulo e Minas Gerais na esfera federal de poder. Greves de operários. Semana de Arte de 1922, que expõe as críticas de artistas e intelectuais (mesmo que não entendidas pelo grande público). Ação de cangaceiros no sertão do NE. E, para fechar a década, nefastos efeitos da crise norte-americana de 1929.
O ano de 1930 era de eleições presidenciais. O então presidente era Washington Luís, que havia sido eleito com o apoio e aval do PRP – Partido Republicano Paulista. Assim sendo, a máquina político partidária deveria ser acionada para eleger um candidato indicado por Minas Gerais, segundo o “acordo de cavalheiros" entre São Paulo e Minas Gerais – a política “café com leite".
No entanto, face à crise de 1929 e os problemas dos cafeicultores paulistas agravados, Washington Luís apoia a candidatura do paulista Júlio Prestes. Desta forma foi criada, em agosto de 1929, a Aliança Liberal, por políticos de Minas Gerais e Rio Grande do Sul, para apoiar a candidatura de oposição de Getúlio Vargas para presidente e João Pessoa, da Paraíba, para vice presidente.
A Aliança Liberal não tinha um cunho popular e sim oligárquico, da mesma forma que os partidos que apoiavam a candidatura de Júlio Prestes, alinhados com São Paulo. No momento das eleições o discurso não se estende a questões trabalhistas ou quaisquer direitos sociais. A ideia era ser oposição ao predomínio da cafeicultura de São Paulo à nível federal.
Desta forma percebe-se, claramente, que a afirmativa apresentada na questão está totalmente incorreta!
RESPOSTA : AFIRMATIVA ERRADA
-
gab E
-
A campanha trouxe pautas sociais diversas. No entanto, as fraudes ainda ocorreram, de ambos os lados.
fonte: http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos20/CrisePolitica/AliancaLiberal
-
gabarito errado
Candidatura de oposição articulada pela Aliança Liberal Getúlio Vargas (RS) e João Pessoa (PB)
Apoio de setores urbanos (incluso empresariado de SP) e Minas Gerais
contra
Júlio Prestes e Vital Brasil (SP) Candidatura tradicional da cafeicultura
➡ Vitória fraudulenta de Júlio Prestes + não aceitação de deputados eleitos pela Aliança Liberal (degola da oposição que garantia o interesse dos coronéis) + Não apoio de Luís Carlos Prestes à AL + Medo de uma revolução verdadeiramente popular
O resultado do pleito de 1º de março de 1930 deu a vitória a Júlio Prestes e Vital Soares, eleitos com 57,7% dos votos. A fraude, dominante na época, verificou-se dos dois lados, praxe da época.
bons estudos
discas no insta: https://www.instagram.com/concurseiro_pmpr/
-
ERRADO, os dois fraudaram.
-
"O grupo não recorreu às formas tradicionais de fraude eleitoral, o que se revelou um dos principais fatores da respectiva derrota nas urnas."
Errado!!!
-
Link útil: https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos20/CrisePolitica/AliancaLiberal