SóProvas


ID
3386215
Banca
IADES
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No que tange ao contexto da chamada Revolução de 1930 e ao início da Era Vargas, julgue (C ou E) o item a seguir.


A ascensão de Getúlio Vargas ao Poder Executivo desencadeou alterações no sistema político brasileiro, implementadas por meio de decretos. É correto destacar a criação do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, a reestruturação do Exército e da educação pública, a anistia aos tenentes e o controle dos sindicatos.

Alternativas
Comentários
  • Getúlio Vargas foi chefe do poder executivo no Brasil entre 1939 e 1945. Subiu ao poder como presidente provisório em função do movimento de 1930. Governou eleito pelo congresso entre 1934 e 1937. Por golpe de Estado estabeleceu-se como ditador entre 1937 e 1945. Seu governo sempre foi marcado por um caráter autoritário. Entre 1930 e 1934 Vargas governou essencialmente por decretos. Entre seus decretos destacam-se aqueles que criaram o Ministério do Trabalho e, durante o período do Estado Novo, a CLT. A Consolidação das Leis do Trabalho, mesmo que baseada na Carta del Lavoro, de Mussolini, deu ao trabalhador brasileiro, pela primeira vez, uma legislação que o protegia e permitia condições minimamente dignas de trabalho, sendo base das leis trabalhistas até hoje. No entanto, estas mesmas leis trabalhistas permitem o controle dos sindicatos.

    A expansão e organização da Educação Pública ampliou as possibilidades de acesso das camadas médias da população ao Ensino Superior, o que antes era restrito àqueles que tivessem condições de arcar com as pesadas despesas de uma formação superior. Houve ainda o desenvolvimento do Ensino técnico, o que permitiu melhor qualificação de mão de obra, assim como a expansão da escola básica, tirando muitos do analfabetismo.

    Apesar de haver um forte conteúdo ideológico no ensino, assim como censura, não se pode negar os benefícios da criação de um mínimo de estrutura no âmbito da educação pública. Embora esta não seja uma análise do período de governo de Vargas, os parágrafos acima nos permitem concluir que a afirmativa está correta.

    RESPOSTA: AFIRMATIVA CORRETA
  • gab C

  • gabarito certo

    Resumo das principais realizações do seu governo: 

    - Governava com decretos que tinham força de lei

    - Criou a Justiça do Trabalho em 1939.

    - Criou e implantou vários direitos trabalhistas, entre eles, o salário mínimo, Consolidação das Leis do Trabalho, semana de trabalho de 48 horas, Carteira profissional e férias remuneradas.

    - Vargas fez fortes investimentos nas áreas de infraestrutura: criação da Companhia Siderúrgica Nacional, Companhia Vale do Rio Doce e Hidrelétrica do Vale do São Francisco.

    - Em 1938, criou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

    Bons estudos

    discas no insta: https://www.instagram.com/concurseiro_pmpr/

     

  • Resumindo: Getúlio organizou a casa...

  • Complementando,

    O Ministério do Trabalho foi criado em 1930.

    Bons estudos.

  • "Em 8 de novembro, Vargas concedeu anistia a todos os civis e militares participantes dos movimentos revolucionários ocorridos a partir de 1922." - Fonte: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/getulio-dornelles-vargas

  • relativamente ao Exército - Sua contribuição para o progresso foi a mais marcante da História do Brasil. Sob seu governo a Doutrina do Exército em seus campos Organização, Equipamento, Ensino e Instrução, Motivação e Emprego, atingiu a maior expressão e progressos relativos, ao longo do processo histórico brasileiro.

    O efetivo do Exército de 1930 –1945 cresceu 100% e atingiu cerca de 100.000 homens. 

    Fato significativo e de grande projeção na Defesa Nacional, foi a criação no Exército da Arma de Aviação que a partir de 1941, com material pessoal, passou a infra – estruturar o Ministério da Aeronáutica. Igualmente significativo, pela sua imensa projeção na Integração Nacional foi o Correio Aéreo Nacional(CAN) 

    Visando a reduzir a dependência externa em material bélico, foi criado o Quadro de Oficiais Técnicos, estimulada a indústria civil a produzí-los e implantada a Indústria Bélica Brasileira. Esta, através da construção das fábricas de Itajubá, Juiz de Fora, Piquete, Curitiba, Andaraí, Bonsucesso e Cajú, além de remodelados os arsenais do Rio de Janeiro e o de General Câmara e as fábricas de Estrela e do Realengo. 

    No tocante ao Ensino foram construídas condignas e monumentais, as escolas de Estado- Maior e Técnica do Exército, na Praia Vermelha, até hoje servindo ao Exército. Da mesma forma, a monumental e distinta entre as melhores escolas militares do mundo – a nossa Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), como uma promessa da Revolução de 30. Foi igualmente construída a Escola de Artilharia de Costa da Urca. Foram criadas além, as escolas preparatórias de Cadetes de Porto Alegre (EPPA),no antigo Casarão da Várzea, a de Fortaleza (EPF) e de São Paulo (EPSP) e os centros de preparação de oficiais da Reserva em todo as regiões militares – os célebres CPOR.

    Durante o período 1930 – 45, o Exército se beneficiou por 9 anos do concurso da Missão Militar Francesa (MMF) e por cerca de 6 da Missão Militar Americana.

    Na Segurança Externa, pela primeira vez na História do Brasil o Exército lutou em Teatro Europeu representado pela FEB ao comando do Marechal Mascarenhas de Morais.

    Havia de parte do Presidente Vargas a consciência estratégica de que nenhuma nação sustenta sua condição de grande nação ou potência econômica se não o for grande nação, potência ou grande potência do ponto de vista militar