-
E.
-
Não teve consolidação dos grupos Oligárquicos.
-
A aliança era heterogenea: oligarquias dissidentes; tenentes; alta cúpula militar;. A instabilidade leva a revolucao constitucionalista de 1932
-
O momento era de instabilidade e não de "alianças duradouras" como menciona a questão.
Questão Errada.
-
Já no primeiro mês do governo provisório de Vargas houve cisões, sendo um dos motivos principais para o afastamento entre os principais grupos que tiveram parte na Revolução de 1930 o dualismo entre a pressão pela centralização e continuidade das medidas antidemocráticas, exercida em grande parte pelos "tenentes", tendo em vista a concretização de seus objetivos de sepultamento da antiga ordem oligárquica, e o apelo das velhas elites e setores urbanos pela constitucionalização do Estado. Em 1932, esses dois pontos de vista tomaram o cenário público, resultando na promulgação do Código Eleitoral, que foi derrota para os "tenentes", e na Revolução Constitucionalista alguns meses mais tarde.
-
Só para complementar os comentários dos colegas:
O trecho "garantir o sucesso de Vargas" também está errado, porque logo após a saída de Washington, Vargas assumiu o governo provisoriamente depois de Julio Prestes sofrer o golpe que o impediu de exercer do cargo.
GAB: E.
-
Não houve a conciliação dos grupos oligárquicos e dos “tenentes” garantiu o sucesso do governo Vargas.
Gabarito: Errado.