-
A industrialização e urbanização do centro sul no Brasil, particularmente em São Paulo e, em menor escala, no Rio de Janeiro, teve impulso significativo à época da primeira grande guerra em função da dificuldade de importação de manufaturados e à disponibilidade de capitais para aplicação na indústria oriundos da produção do café. Foi ainda a cafeicultura que propiciou a infra estrutura mínima necessária ao processo industrial.
Nesse momento a mão de obra industrial é, no Brasil, essencialmente estrangeira. São imigrantes italianos, espanhóis, portugueses e, em menor proporção, alemães e ainda japoneses. Vieram eles em busca do “sonho americano", fugindo da pobreza , do desemprego urbano ou de guerras em seus países de origem. As primeiras levas de imigrantes foram para a lavoura cafeeira mas no início do século XX já havia aqueles que permaneciam nas cidades.
O final da primeira guerra e a lenta, mas segura recuperação da Europa, ao menos até 1929, trazem uma diminuição das levas de imigrantes.
Por outro lado, a década de 1930 vê acontecer mudanças profundas na sociedade brasileira. A indústria teve um grande desenvolvimento, ao mesmo tempo que diminui a importância do setor agrícola.
Com a perda de importância do setor agrário, muitos camponeses ou colonos abandonaram o interior e vieram procurar trabalho nas cidades.
A classe operária que até este momento estava formada por uma maioria de estrangeiros, passou a ser constituída principalmente por brasileiros.
Muda a configuração da classe operária, tanto quanto à etnicidade quanto à combatividade....
Portanto... a afirmativa está correta.
RESPOSTA: AFIRMATIVA CERTA
-
Certo.
Em 12 de dezembro de 1930, através do decreto nº 19.482, é fortemente restringida a entrada de imigrantes no Brasil, medida que vigorou até 1933, para evitar o aumento do número de desempregados, na época, chamados de sem-trabalho, e também exigido, por este decreto, que todas as empresas brasileiras tenham, pelo menos, 2/3 de trabalhadores brasileiros em seus quadros, (a "Lei dos 2/3"), para proteger o trabalhador nacional.
-
Eu só associei a crise,ng tinha dinheiro para viajar,porém boa dica da Willyane.
-
Lei de Cotas de Imigração (1934): Limitou a entrada de imigrante estrangeiros em 2% do total que havia entrado nos últimos 50 anos.
-
VARGAS CRIOU UMA LEI PARA LIMITAR A ENTRADA DE IMIGRANTES.
GABARITO= CERTO
-
"Por isso, inclusive, o fim desses incentivos se aliou às transformações na política imigratória ocorridas após 1930, quando tiveram início medidas restritivas, que produziram uma queda nas entradas de estrangeiros, o que se acentuou em função da Segunda Guerra, como mencionado, permanecendo assim durante a década de 1950. Uma nova legislação resultante de estudos realizados por uma comissão especialmente nomeada para tal fim, gerou inúmeros decretos-lei como: uma lei de nacionalidade; uma lei de extradição e uma de expulsão de estrangeiros; e uma lei de controle e entrada de imigrantes por origens nacionais, segundo cotas estabelecidas pelo governo, todas do ano de 1938. Um ano decisivo, no que se refere às medidas de controle do território e de sua ocupação, pois assinala o início da chamada política de nacionalização do Estado Novo. [...] Por fim, o Decreto-lei nº 1.532, de 23 de março de 1938, a imigração passou a ter status de problema político afeto à segurança nacional do Estado, ficando, portanto, subordinada ao Ministério da Justiça e Negócios Interiores."
SCHWARCZ, Lilia Moritz. História do Brasil Nação. Olhando para dentro: 1930-1964 (Vol. 4). Página 52, §1(parágrafo primeiro).
-
eu tava lá quando vargas criou uma lei que limitava a presença de estrangeiros, principalmente nas industrias, assim, os brasileiros tinham mais trabalho.
-
C
Getúlio Vargas criou a cotas dos imigrantes com o objetivo de dificultar a entrada deles no nosso território e proteger os empregos nacionais.