SóProvas


ID
3386263
Banca
IADES
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

          Nas condições da época, a insurreição consistiu, em grande parte, em uma redistribuição das linguagens, não sendo apenas um caso no qual foi necessário recorrer às armas. Presos como se estivessem sob o fogo de Paráclito, a diversos níveis, os colonizados davam por si a falar várias línguas, em vez de uma única. 


MBEMBE, Achille. Sair da Grande Noite: ensaio sobre a África
descolonizada. Luanda: Edições Mulemba, 2014, p. 19-20, com adaptações. 

Considerando o texto apresentado, a respeito da produção intelectual africana anticolonialista, julgue (C ou E) o item a seguir.


Para Agostinho Neto, Portugal era apenas o elo mais fraco de uma cadeia mais ampla de dominação dos povos, fundamentada nas estruturas de poder dos principais centros capitalistas europeus.

Alternativas
Comentários
  • Prof.Filipe Figueiredo

    Sobre Agostinho Neto. Item difícil, mas faz um breve resumo do pensamento do líder angolano

    sobre Portugal: o elo mais fraco de uma dominação europeia mais ampla e do embate da Guerra

    Fria entre duas superpotências. Item C

  • Prof. Pedro e Diogo

    Líder do MPLA, Agostinho Neto compartilhava dessa visão marxista do

    capitalismo sobre as periferias do globo, cuja expressão máxima era o imperialismo. Item correto.

  • António Agostinho Neto foi um médico, escritor e político angolano, principal figura do país no século XX. Foi Presidente do Movimento Popular de Libertação de Angola e em 1975 tornou-se o primeiro Presidente de Angola até 1979. Em 1975-1976 foi-lhe atribuído o Prémio Lenine da Paz ( Wikipédia).

    A julgar pelo fato de que o MPLA foi um partido de orientação marxista, vertente que entende a dominação capitalista entre nações de forma estrutural, era possível imaginar que o líder do partido não atribuísse somente a Portugal a condição de Angola enquanto colônia.

  • Link útil: http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/leia/reportagens-artigos/reportagens/15229-agostinho-neto,-%E2%80%9Cpoeta-maior%E2%80%9D-e-primeiro-presidente-de-angola