-
Acho que o erro está em: "a despeito dos sistemas políticos e de valores dos estados europeus que o conceberam". O Concerto Europeu condizia justamente aos sistemas políticas e aos valores dos Estados que o formularam.
-
Prof. Pedro e Diogo
Um dos grandes princípios do Congresso de Viena era o equilíbrio de poder no continente, depois uma quase total hegemonia francesa. Esse equilíbrio seria orquestrado pelas grandes potências, que, entre si, possuíam divergências quanto à organização política interna de seus países. Nesse sentido, não consideramos o item errado, como afirma o gabarito.
-
Prof Filipe Figueiredo
Sobre a paz relativa, resumo apropriado, item C
Adição após o gabarito: O item foi dado como E, talvez pelo trecho “a despeito dos sistemas
políticos e de valores”. Nesse caso, o item quer fazer uma ligação com os valores de restauração e
legitimidade; entretanto, esses próprios valores citados foram progressivamente modificados no
Longo Século XIX. As unificações tardias e mudanças constitucionais em governos que foram
alicerce de Viena são exemplos de que o sistema realista de equilíbrio foi mantido a despeito dos
sistemas e valores, mesmo quando esses eram outros.
-
Eu já acho que o erro está no início: "O período de paz desfrutado pela Europa continental após as guerras napoleônicas". O Concerto de Viena não evitou algumas guerras, mas apenas as manteve "sob controle". Exemplos: Guerra da Criméia, as guerras de independência da Itália e a Guerra Franco-Prussiana. Isso pra não mencionar as guerras fora da Europa, com as quais a Inglaterra, principalmente, vira e mexe estava envolvida (mas como o item fala do "período de paz desfrutado pela Europa continental", então não caberia falar das "guerras externas").
-
A resposta deveria ser C, a questão está de acordo com Sombra Saraiva (História das relações internacionais contemporâneas), que menciona "o senso realista das concepções e práticas de política internacional do Concerto Europeu" (p. 47) e menciona as diferenças de sistemas políticos e valores das potências envolvidas: potências reacionárias (Áustria, Rússia, Prússia) e potências liberais e constitucionais (Grã-Bretanha e França). "O ponto de entendimento entre democracia e absolutismo era um desafio do concerto" (p. 51). Às vezes não adianta tentar justificar gabarito errado do Cespe.
-
não encontrei justificativa para alteração do item aqui! Peçam para professores comentar essa questão!
- JUSTIFICATIVAS PARA ALTERAÇÕES DO GABARITO PRELIMINAR
-
"A razão do sucesso de Viena: os países continentais eram entrelaçados por sentimento de valores compartilhados (...). O equilíbrio do poder reduz as oportunidades para o uso da força; um sentimento compartilhado de justiça reduz o desejo de usar a força. " KISSINGER, Diplomacy, Chapter Four, The Concert of Europe, p.79 (tradução livre)
-
O gabarito correto é "Certo". O grande triunfo do sistema de Viena foi a construção de uma balança de poder realista, ainda que o objetivo declarado fosse eivado de ideologia reacionária.
Prova maior desse fato seria a efetividade da Quádrupla Aliança (secreta), em detrimento da Santa Aliança, cuja relevância foi meramente simbólica.