-
Prof Pedro e Diogo
Em verdade, em Viena temos a formação da Quádrupla Aliança contra a França, mas também a Santa Aliança que se propunha, sim, a intervir nos Estados europeus de modo a evitar revoluções, fossem elas liberais ou nacionalistas. Item errado.
-
Prof. Filipe Figueiredo
Sobre Kant, suas ideias não influenciaram Viena, mas a Liga das Nações. Viena foi baseado no
realismo e no equilíbrio de poder. Item E
-
Excelentes "cotejos"
-
Em A Paz Perpétua, Kant estipula que tratados de paz não podem ter ressalvas, pois elas podem evoluir para uma guerra no futuro; também, estipula que o Estado não é objeto de conquista, aquisição ou doação de outro, uma vez que ele não é patrimônio do governante. Por fim, Kant realmente afirma que os exércitos permanentes devem ser eliminados, pois entende que estes são os causadores da guerra.
A obra foi publicada em 1795 e, portanto, foi contemporânea ao Congresso de Viena, mas não foi nele utilizada. Os princípios do Congresso de Viena se resumem na Legitimidade e no Equilíbrio para que não houvesse outro Napoleão.
ERRADA.
-
• Teoria da paz democrática: Existe para os teóricos liberais uma relação próxima entre o regime político de um país e sua política externa. Uma das vertentes do pensamento liberal defende que, como são pacifistas, democracias nunca (ou quase nunca) entram em guerra umas com as outras e têm menos divergências entre si. Haveria nelas uma complexidade social e institucional que dificultaria o recurso à guerra pelos governos. Retomando Kant, argumentou-se que democracias não entram em guerras entre si, devido a existencia de culturas políticas nacionais fundamentadas na solução pacifica de conflitos etc
Como indica o enunciado da questão, o objetivo é pensar na formação do Concerto Europeu, o qual foi pautado por uma lógica de equilíbrio de poder, o que se logrou foi uma paz concertada até meados da primeira metade do século XIX, o que, no entanto, cai por terra na segunda metade com a Guerra da Crimeia e as guerras de unificação italiana e alemã. O Concerto Europeu destaca o início de um princípio de institucionalização do direito internacional na medida que os congressos visam ao diálogo e à conformação de tratados; no entanto, é ainda a lógica realista que prevalece, de contra-balancear as potências ascendentes e não uma lógica de conformação de um sistema internacional visando coibir a anarquia internacional, objetivo de não apenas a Liga das Nações como a ONU.
+ houve vários congressos e várias intervenções : a primeira onda de revoluções, a de 1820 no Mediterrâneo, houve intervenções. Ademais só lembrar das alianças que se formaram no período para fazer frente à outras, como a Santa Aliança ou a Quíntupla Aliança. Bismarck foi o artífice da unificação alemã e sem conflitos ela não teria sido possível (guerra dos ducados, guerra com a França etc). apesar do concerto europeu conseguir estabelecer uma "paz armada" houve conflitos ao longo do secXIX e, nesse sentido, claramente se imiscuíramo-nos pela força na constituição e no governo de outro Estado.
-
A ideia da quádrupla Aliança e, posteriormente, Quíntupla Aliança, era justamente a de intervenção em outros Estados para evitar revoltas internas que alterassem o status quo das disnastias europeias pré revolucionárias, as quais foram restauradas com base no princípio da legitimidade, inventalo pelo Chanceler francês Talleyrand. Lembremos que o referido princípio orientou os trabalhos no Congresso de Viena.
Vale ressaltar que o declínio desse sistema de alianças (sistema de metternich) iniciou-se após a retirada da Inglaterra da quíntupla Aliança, a qual passou a repudir a política de internveção.