SóProvas


ID
3386344
Banca
IADES
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No que se refere ao contexto da Revolução Mexicana, julgue (C ou E) o item a seguir.



A Lei Lerdo desempenhou relevante papel na escalada das tensões políticas no México a partir de meados do século 19. No estado porfirista, contudo, as políticas de ampliação legal da propriedade privada atenuaram o empobrecimento da população do campo.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    A Lei Lerdo de 1856 desapropriou os grandes terrenos em posse da Igreja Católica, que foram posteriormente vendidos para grandes latifundiários. Seus efeitos foram sim um motivo de descontentamento durante o século 19 e inicio do século 20, estando a primeira parte da questão correta.

    Porém a questão erra ao dizer que o governo de Porfírio Diaz atenua o empobrecimento da população do campo. O Porfiriato foi um momento importante da história do México, houve centralização política, progresso e desenvolvimento econômico, mas isso veio as custas do aumento da desigualdade social. As terras foram parar nas mãos dos grandes hacienderos em detrimento do campesinato, o que motivou movimentos revolucionários posteriormente, caso dos zapatistas. É possível afirmar que a Revolução Mexicana teve como essência a disputa pela posse da terra no México, principalmente pelas camadas mais pobres da sociedade da época.

  • Professor João Daniel

    Leis da Reforma. Erro no final porque o porfirismo promoveu concentração fundiária e pauperização campesina.

  • A Lei Lerdo é o apelido por que ficou conhecida a "La Ley de desamortización de las fincas rústicas y urbanas de las corporaciones civiles y religiosas de México", promulgada em 25 de junho de 1856 pelo presidente Ignacio Comonfort., no México. Ficou assim conhecida devido ao papel importante que teve Miguel Lerdo de Tejada na sua formulação, regulamentação, interpretação e execução. Ela trata da expropriação de bens imóveis da Igreja Católica em favor do Estado, que passaram, então, a ser vendidos de forma pública para que o Estado obtivesse recursos financeiros. Aqueles que eram arrendatários dos imóveis eclesiásticos puderam, então, comprá-los do Estado.

    A consequência direta desta lei foi a formação de latifúndios nos anos subsequentes, já que camponeses não tinham como comprar terra. Além disso, muitos imóveis antes da Igreja Católica mexicana foram parar em mãos de estrangeiros. Os efeitos da Lei Lerdo geraram tensões que, a médio prazo, alimentam a Revolução Mexicana. E, tal situação não foi sanada por Porfírio Diaz, que era representante dos interesses da grande propriedade.

    Portanto, a parte da afirmativa que diz “ No estado porfirista, contudo, as políticas de ampliação legal da propriedade privada atenuaram o empobrecimento da população do campo" é falsa e invalida a afirmativa como um todo.

    RESPOSTA: AFIRMATIVA ERRADA
  • A palavra ATENUAR nunca deveria aparecer em concurso público.

  • atenuaram nada