GABARITO: CORRETO
A Revolução Mexicana (1910-1917) foi um conflito longo e multifacetado. Diversas facções disputaram o poder federal mexicano por quase uma década, podendo destacar os exércitos liderados por Pancho Villa e Emiliano Zapata, que conquistaram algumas vitórias importantes principalmente entre 1914-1915, chegando a ocupar a capital, Cidade do México. Fruto das reivindicações populares, nasce a Constituição Mexicana de 1917, amplamente conhecida como um documento histórico que marca a segunda dimensão dos direitos humanos: direitos sociais, econômicos, culturais, etc. Não é possível dizer que os direitos contidos na Carta foram efetivados de imediato, porém é verdade que a sua promulgação é consequência direta da Revolução Mexicana, como traz o enunciado.
Curiosidades: mesmo os mexicanos sendo extremamente católicos no geral, os governos independentes do México sempre perseguiram a Igreja Católica, confiscando os seus bens, fechando colégios, expulsando jesuítas, etc. Isso levaria posteriormente aos conflitos cristeros (1926-1929), onde a população rural católica promove diversas rebeliões contra o governo federal visando, de certa forma, defender a Igreja e o cristianismo.
Apesar da Revolução Mexicana estar inserida no contexto de revoluções populares do século XX, ela não teve influência direta do marxismo. O zapatismo era um movimento genuinamente popular, nascido das reivindicações camponesas e indígenas do sul do México. Assim, os mexicanos revolucionários não eram internacionalistas socialistas, e sim nacionalistas até certo ponto (os zapatistas possuíam uma visão mais local, e não nacional). Haviam sim elementos comunistas, principalmente entre a classe média urbana, porém não tiveram grande influência nesse momento da Revolução.
Ao contrário do que normalmente acreditamos, a primeira grande revolução popular do século XX não foi a Revolução Russa de 1917 mas a Revolução Mexicana que se iniciou em 1910. Foi um processo bastante complexo, tendo uma faceta urbana, essencialmente de camadas médias da sociedade , uma faceta popular urbana e uma faceta , extremamente ativa e importante, camponesa.
Houve demandas mais e menos radicais, havendo incluso aqueles que classificam as demandas camponesas como socialistas. Tal classificação pode ser questionada na medida em que o campesinato mexicano era, em grande parte, analfabeto, não tendo, por conseguinte, acesso à teoria socialista de origem europeia. A grande demanda era a devolução das terras nativas e a volta ao estilo de produzir de povos nativos que implicava, via de regra, em uma propriedade coletiva da terra e trabalho comunitário nas aldeias. No entanto, Emiliano Zapata foi parcialmente influenciado por um anarquista do norte do México, Ricardo Flores Magón. A influência de Magón em Zapata pode ser sentida no Plano de Ayala (novembro de 1911).
Pancho Villa e Emiliano Zapata ficaram na História ou como figuras folclóricas, típicos representantes do “hombre" mexicano ou, como assaltantes que ultrapassavam o Rio Grande e roubavam fazendas e trens nos EUA. Na verdade não foram nem uma coisa nem outra. Eram líderes que reivindicavam melhoria de condições de vida para sua gente, embora de regiões diferentes e com objetivos específicos diversos. Houve, no entanto, a união de Villistas e Zapatistas em alguns momentos do processo da revolução que durou dez anos.
O governo que se estabeleceu após estes dez anos não foi popular nem totalmente democrático porém, houve ganhos e, talvez, o maior deles tenha sido a constituição de 1917, a primeira a estabelecer direitos de trabalhadores. Foi a primeira constituição da História a incluir os chamados direitos sociais, dois anos antes da Constituição de Weimar, da Alemanha, de 1919, além de ser liberal, nacionalista e anticlerical
Por conseguinte, a afirmativa é correta.
RESPOSTA: AFIRMATIVA CERTA