SóProvas


ID
3386377
Banca
IADES
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

         Em julho de 1945, aos oito anos de idade, embarquei em um bombardeiro inglês e voamos para a minha Tchecoslováquia natal. Enquanto eu me encontrava em trânsito entre Londres e Praga, Stálin conversava cordialmente em Potsdam com Truman e Churchill. Em público, ainda estávamos todos do mesmo lado. A portas fechadas, contudo, um confronto épico tivera início. 


ALBRIGHT, Madeleine. Fascismo: um alerta. São Paulo:
 Planeta, 2018, p. 90-91, com adaptações. 

Com base no fragmento do texto apresentado como referência inicial e considerando acontecimentos marcantes da história contemporânea, julgue (C ou E) o item a seguir.


Última conferência entre os três grandes líderes aliados na Segunda Guerra, Potsdam debateu o futuro da Alemanha derrotada: divisão do país entre os vencedores, completa desnazificação e criação de tribunal para julgar criminosos de guerra.

Alternativas
Comentários
  • Sobre a desnazificação, item faz um resumo apropriado, item C

  • "Os três grandes" EUA - URSS - Reino Unido / FDR - Stalin - Churchill

  • Típica questão que poderiam considerar errada por um detalhe: "três grandes líderes". Em Potsdam, Truman era presidente dos EUA (Roosevelt o era nas conferências anteriores), Churchill foi substituído como primeiro-ministro por Attlee durante a realização da conferência.

  • De fato, a conferência de Potsdam tinha como objetivo lidar com a nova ordem internacional, focando na desmilitarização, desnazificação, democratização, descentralização e descartelização da Alemanha. Salienta-se, ainda, que a referida conferência ocorreu em meados de 1945, sem a presença do Churchill e Roosevelf ( falecido e sucedido por Truman).

    GABARITO CERTO.

  • CONFERÊNCIAS DA 2GM:

    *Conferência de Casablanca (1943) – Churchill e FDR + de Gaulle. Arquitetam a invasão da Itália e decidem que só terminam a guerra se houver uma rendição incondicional da Itália.

    *Conferência de Cairo (1943) – Churchill e FDR + Chiang Kai-Shek. Planos para derrotar o Japão

    *Conferência de Moscou (1943) – Stalin + chanceleres de Churchill e FDR. Aceitam planos para atacar a Alemanha na Europa e a necessidade de criar uma OI p/ evitar a guerra.

    *Conferência de Teerã (1943): Dia D (ataques a Alemanha na mesma hora p/ retomar a França), discussão sobre OI. Ideia dos 4 policiais. Churchill sugere várias OIs regionais.

    *Bretton Woods (1944): cria BIRD e FMI. Ideia de Keynes (bancor) é derrotada pelo padrão dólar-ouro (White). *Dumbarton Oaks (1944): rascunho da Carta da ONU. EUA sugere incluir Brasil no CS (Churchill e Stalin não aceitam).

    *Conf. Yalta (fev. 1945) – Churchill e FDR + Stalin. Decide VETO do P5 no CSNU. Divisão informal da Alemanha em 4 zonas de influência. Reconhecimento informal das zonas de influência soviética no leste europeu, em troca da guerra soviética contra o Japão (até então havia pacto sino-russo de não agressão).

    *Conferência de São Francisco (1945): criação oficial da ONU. SDN é dissolvida em 1946.

    *Conferência de Postdam: Atlee (Churchill como convidado) + Truman (FDR já tinha morrido) e Stalin. Rendição incondicional do Japão. Desmilitarização da Alemanha. Tribunais Militares. Divisão FORMAL das 4 zonas de influência na Alemanha.

  • Em seu livro O mundo contemporâneo, de 2008, Demétrio Magnoli menciona as conferências entre o que ele chama de Três Grandes - EUA, URSS e Grã-Bretanha: - 1943 - Conferência de Teerã - Stalin insiste com os demais países na abertura de uma frente ocidental - entre 1941 e 1942, a URSS estava enfrentando os alemães sem ajuda direta, então a frente ocidental ajudaria nesse enfrentamento; - Conferência de Yalta - 1945 - reorganização das fronteiras soviéticas e definição dos regimes políticos a serem estabelecidos nos satélites soviéticos. Segundo Demetrio, p. 85: "Yalta assinala a constituição de uma esfera de influência soviética"; Conferência de Potsdam - julho de 1945 - foco na organização da administração da Alemanha derrotada. Decide-se pela partilha da Alemanha em 4 zonas de ocupação militar.