SóProvas


ID
3386386
Banca
IADES
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

         Em julho de 1945, aos oito anos de idade, embarquei em um bombardeiro inglês e voamos para a minha Tchecoslováquia natal. Enquanto eu me encontrava em trânsito entre Londres e Praga, Stálin conversava cordialmente em Potsdam com Truman e Churchill. Em público, ainda estávamos todos do mesmo lado. A portas fechadas, contudo, um confronto épico tivera início. 


ALBRIGHT, Madeleine. Fascismo: um alerta. São Paulo:
 Planeta, 2018, p. 90-91, com adaptações. 

Com base no fragmento do texto apresentado como referência inicial e considerando acontecimentos marcantes da história contemporânea, julgue (C ou E) o item a seguir.



A construção dos Estados nacionais, no século 19, teve, no processo de unidade alemã e italiana, duas expressões significativas do papel do nacionalismo naquele contexto da história europeia. A partir das décadas finais desse século, o radicalismo alimentou sonhos expansionistas que contribuíram para a eclosão de duas guerras mundiais no século 20.

Alternativas
Comentários
  • Sobre as unificações tardias, item faz um resumo apropriado, item C

  • As duas unificações ajudaram a alimentar em seus povos e no restante da Europa o nascimento de uma concepção nacionalista e expansionista por parte de muitos países europeus. Item correto.

    FONTE:estrategia concursos

  • CERTO. A construção dos Estados nacionais no século XIX se baseou, também, nas teorias ratzelianas de espaço vital. Assim, há os seguidores do determinismo como elemento indissociável de um Estado que exerce seu poder não apenas no território mas na expansão deste. O imperialismo também pode ser justificado por tais premissas.

  • a guerra franco prussiana por exemplo ... a qual trouxe a alsácia lorena para a alemANHA e assim nutrindo um sentimento de revanchismo por parte da frança .