- 
                                Michelle Miltons professora   Os modelos de crescimento endógeno, como os de Romer (1986) e Lucas (1988) admitem que a evolução das variáveis que condicionam o modelo, como a tecnologia, é determinada no interior do modelo. Em artigo de 1990, P. Romer introduziu na teoria do crescimento endógeno sua teoria do progresso tecnológico, ao considerar que o esforço de investimento em P&D que a economias desenvolvem deve ser considerada endógena. 
- 
                                A teoria do crescimento endógeno sustenta que o  é o resultado principalmente de forças endógenas e não  (externas). A teoria do crescimento endógeno sustenta que o investimento em ,  e  contribuem significativamente para o crescimento econômico. A teoria também se concentra em  e  de uma economia baseada no  que levará ao . A teoria do crescimento endógeno sustenta principalmente que a taxa de crescimento de longo prazo de uma economia depende de medidas políticas. Por exemplo,  para  ou  aumentam a taxa de crescimento em alguns modelos de crescimento endógeno, aumentando o incentivo à inovação. Fonte:   
- 
                                é incrível que alguns textos postados aqui venham incompletos, ficando quase ininteligíveis...e mais incrível ainda é a pessoa que postou não perceber isso! 
- 
                                Questão sobre modelos de crescimento econômico de longo prazo, mais especificamente sobre modelos de crescimento endógeno. 
 
 Vamos analisar a proposição: 
 
 O modelo neoclássico mais famoso de Solow - e entre outros modelos - definia a tecnologia como uma variável exógena, isto é, era considerada como dada, como se tivesse "caído do céu" em uma linguagem popular. 
 
 Os modelos de crescimento endógeno, notadamente dos economistas Romer e Lucas, buscaram superar essa limitação explicativa ao incluir, como variável endógena (interna) ao modelo, a inovação tecnológica. Mais do que isso, essa tecnologia, por consequência, não "cai do céu" e é resultado de decisões políticas governamentais ou de agentes econômicos privados para investimento em pesquisa e desenvolvimento, o qual impulsiona o crescimento econômico de longo prazo. 
 
 
 
 Gabarito do Professor: CERTO.