SóProvas


ID
3386413
Banca
IADES
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No que concerne a regimes de câmbio e a determinantes da política cambial, julgue (C ou E) o item a seguir.


Ao alienar reservas em moeda estrangeira, o Banco Central reduz a oferta de moeda doméstica disponível. Na ausência de operações de esterilização compensatórias, essa transação poderia ter como resultado a depreciação da moeda doméstica.

Alternativas
Comentários
  • Ao alienar reservas em moeda estrangeira, o Banco Central aumenta a oferta de moeda doméstica disponível.

  • GAB: E

    Pra ficar certa, tinha que reescrever assim:

    Ao alienar reservas em moeda estrangeira, o Banco Central reduz a oferta de moeda doméstica disponível. Na ausência de operações de esterilização compensatórias, essa transação poderia ter como resultado a apreciação da moeda doméstica.

  • Alienar é sinônimo de vender. Ao vender moeda estrangeira, o BC diminui a quantidade de moeda doméstica em circulação. Isto é, dólares que estavam no cofre do BC entram em circulação, e reais que estavam no mercado vão para o cofre do BC. A procura do BC por moeda doméstica e a diminuição da quantidade moeda no mercado fazem com que seu preço aumente (e não diminua como diz a questão). O preço da moeda estrangeira tende a diminuir, pois haverá mais dela em circulação.

  • Complementando os comentários dos colegas, operação de esterilização compensatória seria o BACEN diminuir a intensidade das vendas (ou ainda, comprar) títulos públicos em posse dos investidores no intuito de compensar a retirada de moeda doméstica em circulação por conta da venda de dólares.
  • Errado!

    De fato, se vende moeda estrangeira, o BC faz isso em troca de moeda local. 

    Logo, de fato, reduz a oferta de moeda doméstica disponível.

    Mas é exatamente por isso que, sem fazer compensações, haverá uma APRECIAÇÃO da moeda doméstica porque esta ficou mais escassa frente à moeda estrangeira.

    Ou seja, a moeda local ganha valor.

    Resposta: E

  • Tema de reservas internacionais e quantidade de moeda doméstica em circulação.

    Vamos analisar a proposição por partes:

    Ao alienar reservas em moeda estrangeira, o Banco Central reduz a oferta de moeda doméstica disponível.

    Tudo certo até aqui, quando o BACEN vende, por exemplo, dólares em sua posse nas reservas internacionais, os demandantes utilizam reais disponíveis na economia para efetuar a compra, reduzindo a quantidade de reais em circulação.

    Na ausência de operações de esterilização compensatórias, essa transação poderia ter como resultado a depreciação da moeda doméstica.

    Aqui, a assertiva "escorregou". Com a ausência de operações de esterilização, a redução da quantidade de reais e o aumento da quantidade de dólares disponíveis na economia nacional, provocarão a APRECIAÇÃO da moeda doméstica, isto é, o real valerá mais frente ao dólar por estar mais escasso do que antes.


    Gabarito do Professor: ERRADO.