- 
                                GAB: C   Em uma economia aberta com livre movimentação de capitais, sob uma taxa de câmbio fixa, os instrumentos de política monetária do Banco Central não são eficazes para aumentar a oferta de moeda ou o produto da economia Nessa parte a política fiscal é mais eficaz, porém não custa lembrar que ao adotar o câmbio fixo, o banco central perde a eficácia na parte da politica monetaria.   mas podem afetar o nível das respectivas reservas internacionais. --> Quando um pais adota o câmbio fixo ele depende muito das reservas de divisas para a liquidez das transações comerciais, assim o pais precisa "se virar" para honrar com os compromissos, pegando gancho na parte da política monetária o pais pode aumentar suas taxas de juros interna atraindo mais capitais externos, ofertando divisas para ter uma boa reserva, o mau disso são os altos juros que terão que ser pagos no futuro. 
- 
                                Daniel Sousa professor   Correto.    Reservas internacionais realmente ficam subordinadas ao regime cambial vigente em um ambiente de livre mobilidade de capitais e câmbio fixo. Política monetária perde eficácia em um regime de câmbio fixo e livre mobilidade de capitais. LM vai e retorna para o mesmo lugar (considerando perfeita mobilidade de capitais). 
- 
                                Michelle Miltons professora   Item correto. Câmbio fixo com política monetária resulta em ineficácia em termos de produto. A política monetária desloca a curva LM para frente, resultando em taxas de juros menores. Como há mobilidade livre de capitais, haverá fuga de capitais, com saída de divisas. O Bacen terá que atender a demanda por divisas, vendendo-as. As reservas internacionais diminuirão, com consequente redução da base monetária, fazendo a LM voltar à sua posição original. 
- 
                                Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre o modelo IS-LM-BP. 
 
 Questão perfeita! 
 
 Sob regime fixo e com livre mobilidade de capitais, apenas a política fiscal é eficaz para aumentar o produto da economia. Dessa forma, a política monetária é ineficaz. 
 
 Mas apesar de a política monetária não afetar o produto (sendo ineficaz), ela pode afetar as reservas internacionais, pois a política monetária afeta a taxa de juros doméstica, o que pode causar desbalanceamento temporário entre a taxa de juros interna e a externa. Como o câmbio é fixo, o Banco Central vai ser chamado a intervir para garantir o nível de cambio determinado, comprando/vendendo moeda estrangeira, o que impacta as reservas internacionais. 
 
 
 
 Gabarito do Professor: CERTO.