SóProvas


ID
3386449
Banca
IADES
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considerando o uso da política cambial em diferentes momentos da história econômica recente, julgue (C ou E) o item a seguir.



A existência de uma inflação não desprezível aliada a uma taxa de câmbio fixa levou a um processo de supervalorização real do cruzeiro nos anos que se seguiram à Segunda Guerra Mundial, levando a desequilíbrios de balanço de pagamentos. Esses desequilíbrios tiveram que ser contornados por meio de controles cambiais.

Alternativas
Comentários
  • Daniel Sousa professor

    Correta.

    A apreciação cambial levou ao desequilíbrio externo enfrentado pelo controle

    quantitativo às importações introduzido pelo sistema de guias em 1947.

  • A participação do Brasil na II Guerra Mundial ao lado dos aliados trouxe a expectativa, que foi frustrada, de investimento direto dos EUA depois do conflito. Assim, com esse pressuposto, para combater a inflação do pós-guerra, naquele momento promoveu-se o afrouxamento cambial que trouxe consequências desastrosas. Elas tiveram de ser remediadas por uma correção de rumos consequente em relação ao câmbio e as importações em 1947.

  • Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre Economia Brasileira.

    Após a Segunda Guerra, a Europa estava devastada. Bens e serviços de forma geral eram escassos, o que fez com que os preços aumentassem, levando a uma inflação.

    Tal inflação levou a uma supervalorização da moeda brasileira à época, o cruzeiro. Tal supervalorização fez com que o país recebesse uma enxurrada de moeda estrangeira, aumentando por demais a demanda externa por produtos brasileiros.

    Apesar do maior nível de comércio, o balanço de pagamento ficou desequilibrado e o governo foi obrigado a intervir para garantir o equilíbrio. Entre as diversas medidas adotadas, pode-se citar o controle de importações, adotado em 1947.


    Gabarito do Professor: CERTO.