SóProvas


ID
3386464
Banca
IADES
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A intervenção do Estado na economia é uma característica do processo de desenvolvimento brasileiro. A respeito dessa atuação, julgue (C ou E) o item a seguir.


O combate à inflação no período conhecido como “milagre econômico” manteve a ênfase em uma inflação de demanda já existente no Programa de Ação Econômica do Governo (PAEG), apesar de buscar conciliar o incentivo à retomada do crescimento econômico. Dessa forma, foram adotados controles de preços regulados pela Comissão Nacional de Estabilização de Preços (CONEP) e pela Comissão Interministerial de Preços (CIP) que tabelavam preços públicos.

Alternativas
Comentários
  • Daniel Sousa professor

    Errada.

    A ênfase mudou de demanda para custos (redução).

  • O Programa de Ação Econômica do Governo (PAEG) foi um conjunto de diretrizes estratégicas, no campo da política econômica, do primeiro governo emergente do movimento político-militar de março de 1964 — ou seja, o governo do marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, que durou de novembro de 1964 a março de 1967.

    Milagre econômico brasileiro é o nome dado à época de crescimento econômico elevado durante a ditadura militar brasileira, entre 1969 e 1973, portanto posterior ao período do PAEG.

  • PAEG NÃO TEVE CONTROLE DE PREÇOS

  • Para compensar possíveis efeitos da expansão monetária sobre os níveis de preços, a nova política anti-inflacionária passou a ser realizada mediante a instituição de controles de preços de insumos e de fatores de produção.

    Diferentemente da política de combate à inflação anterior (que se baseava em diagnóstico ortodoxo das causas da inflação, associado à demanda excessiva), a política anti-inflacionária de Delfm Netto passou a focar nocontrole de preços (amparado em diagnóstico de que as causas da inflação seriam os crescentes custos dos fatores de produção).

    Ou seja, NAO manteve a enfase em uma inflação de demanda.

    Fonte: manual do candidato

  • Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre Economia Brasileira.

    No PAEG, o diagnóstico inflacionário era que ele ocorria por excesso de demanda, ou seja, que os gastos governamentais faziam com que a demanda agregada superasse a oferta agregada, o que causava a inflação.

    Assim, o PAEG propôs redução de gastos públicos, aumento de impostos e políticas monetárias restritivas, com o propósito de reduzir a inflação.

    No período do milagre econômico, após o PAEG, o diagnóstico inflacionário mudou. A nova equipe econômica acreditava que  a pressão sobre o nível dos preços era principalmente oriunda da área de custos (notadamente o custo do crédito). A ação sobre os preços através de controles diretos passaria logo a merecer maior atenção do governo e permitiria compatibilizar uma queda do ritmo de aumento dos preços (de caráter mais gradual do que aquele que a administração anterior pretendera), com taxas de crescimento da produção e do emprego mais elevadas.

    Ou seja, diferentemente do que a questão afirmou, a ênfase do milagre foi na inflação de custos (e não na de demanda).


    Gabarito do Professor: ERRADO.