SóProvas


ID
3386467
Banca
IADES
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A intervenção do Estado na economia é uma característica do processo de desenvolvimento brasileiro. A respeito dessa atuação, julgue (C ou E) o item a seguir.


Durante o primeiro mandato do governo Fernando Henrique Cardoso, o Brasil sofreu diversos ataques especulativos associados a crises em países emergentes e à própria situação fiscal delicada. A política escolhida para lidar com esses ataques foi o aumento da taxa de juros, com reflexos positivos sobre a situação fiscal, causando um círculo fiscal virtuoso.

Alternativas
Comentários
  • Professor Daniel Sousa

    Errada.

    Reflexos negativos sobre a situação fiscal.

  • Com o aumento da taxa de juros há retração da atividade econômica, impactando negativamente a situação fiscal.

  • Ao aumentar a taxa de juros, a situação fiscal se agrava. O governo paga mais pelo custo do capital emprestado, em detrimento de investimentos que possam gerar empregos ou melhoria dos serviços públicos. Portanto, os reflexos são negativos e o ciclo costuma ser vicioso (e não virtuoso).

  • Durante o primeiro mandato do governo Fernando Henrique Cardoso, o Brasil sofreu diversos ataques especulativos associados a crises em países emergentes e à própria situação fiscal delicada. CERTO: o governo teve incentivo do fluxo de capitais externos especulativos de curto prazo - que equilibrariam o balanço de dólares -, mas exatamente o oposto do desejado se deu: a cada crise que surgia em outros países emergentes, a economia brasileira sofria uma retirada abrupta desses capitais internacionais especulativos, o que obrigava FHC a pedir socorro ao FMI.

    A política escolhida para lidar com esses ataques foi o aumento da taxa de juros: CERTO: em 1994, por exemplo, a SELIC alcançou 122%.

    com reflexos positivos sobre a situação fiscal, causando um círculo fiscal virtuoso: ERRADO: houve fuga de capitais, desvalorização cambial e política monetária contracionista devida às pressões inflacionárias.

  • Questão sobre Economia Brasileira mais recente, da década de 90, no governo FHC.

    Vamos analisar a assertiva por partes:

    Durante o primeiro mandato do governo Fernando Henrique Cardoso, o Brasil sofreu diversos ataques especulativos associados a crises em países emergentes e à própria situação fiscal delicada.

    Esse trecho está correto, o primeiro governo do FHC (1995-1998) foi marcado por diversas crises em outros países, a saber: crise do México (1994), crise da Ásia ou dos Tigres Asiáticos (1997) e, por fim, a crise da Rússia (1998). Todas essas crises causavam fuga de capitais (dólares) de mercados emergentes com o medo de que houvesse uma "contaminação".

    Havia, também, uma crise fiscal a ser equacionada. O primeiro governo FHC apresentou déficits primários e nominais, bem como crescimento da dívida pública.

    A política escolhida para lidar com esses ataques foi o aumento da taxa de juros, com reflexos positivos sobre a situação fiscal, causando um círculo fiscal virtuoso.

    Aqui, a primeira parte até a vírgula está correta também, pois, de fato, houve um aumento expressivo das taxas de juros no Brasil e, dessa forma, atraiu recursos estrangeiros ou diminuiu o incentivo de maiores fugas de dólares do país. Taxas de juros mais elevadas significavam retornos maiores aos investidores externos, o que compensava o maior risco dos mercados emergentes.

    Porém a segunda parte fica incorreta, já que o aumento expressivo das taxas de juros piora a situação fiscal na medida em que as despesas com juros aumentam substancialmente. Além disso, taxas de juros elevadas prejudicam a atividade econômica, o que reduz a arrecadação do governo e piora a situação fiscal.

    O círculo vicioso se instaura: taxas de juros mais altas, mais despesas com juros, menor arrecadação, piora fiscal, maior risco, mais elevação nas taxas de juros, mais despesas com juros, (...)


    Gabarito do Professor: ERRADO.