SóProvas


ID
3386473
Banca
IADES
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O Brasil passou por diversos momentos de expansão fiscal em sua trajetória. Acerca desses momentos e de suas consequências, julgue (C ou E) o item a seguir.


A Lei Bancária, de janeiro de 1890, autorizou emissões inconversíveis que aumentaram muito a quantidade de papel-moeda em circulação e eram lastreadas em títulos da dívida pública, em clara inspiração no sistema de bancos nacionais norte-americano.

Alternativas
Comentários
  • O Decreto de 17.01.1890 buscava satisfazer a expansão da indústria, agricultura e comércio criando um sistema emissor que se baseava em lastreamento por Apólices da Dívida Pública (em escritos posteriores, Ruy Barbosa citou o Primeiro-Secretário do Tesouro da República dos Estados Unidos  como influência para as ideias contrárias à vinculação dos meios de pagamentos ao vulto das exportações e outras, de ideologia metalista). Também foram criados bancos emissores regionais.

    Li no Wikipedia :

  • Daniel Sousa professor

    Correta.

    Lastro em títulos públicos, que fizeram a dívida públicas explodir nos anos

    posteriores.

  • Foi no período do Encilhamento.

  • Pensei que em 1890 a economia americana era pelo padrão-ouro.

  • Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre Economia Brasileira.

    Em 1890, durante o encilhamento, Rui Barbosa, Ministro da Fazenda da época, inspirado pelos ideais industrializantes norte-americanos, fez entrar em vigor a Lei Bancária que, basicamente, incluía os títulos da dívida pública como lastro para as emissões bancárias.

    Isso significava que cada vez que a oferta de moeda aumentava, eram emitidos títulos da dívida pública. A ideia inicial era fornecer capital às empresas, com o governo garantindo a expansão monetária por meio da dívida pública, mas acabou ocorrendo apenas uma emissão desenfreada de moeda, o que levou a altas pressões inflacionárias.


    Gabarito do Professor: CERTO.