SóProvas


ID
3386479
Banca
IADES
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O Brasil passou por diversos momentos de expansão fiscal em sua trajetória. Acerca desses momentos e de suas consequências, julgue (C ou E) o item a seguir.



A melhora no resultado fiscal durante o período conhecido como “milagre econômico” possibilitou que a expansão monetária ocorrida no período se efetivasse sob a forma de um aumento do crédito concentrado no setor privado.

Alternativas
Comentários
  • Milagre = crescimento + superávit no bp + inflação estável

  • Daniel Sousa professor

    Correta.

    A melhora fiscal veio na esteira da aceleração do crescimento econômico e na

    criação de mecanismos arrecadatórios adicionais como o PIS/Cofins.

  • A melhora no resultado fiscal durante o período conhecido como “milagre econômico” possibilitou que a expansão monetária ocorrida no período se efetivasse sob a forma de um aumento do crédito concentrado no setor privado.

    O setor privado foi beneficiado tanto da liquidez de dólares do sistema internacional quanto do incentivo dado pelo governo. O resultado fiscal - diferença entre arrecadação tributária e gastos públicos - possibilitou um cenário favorável, pois havia dinheiro disponível com novos impostos - como o PIS e COFINS - e o aumento de crédito para empresas.

  • Tema de Economia Brasileira, mais especificamente sobre o período da Ditadura Civil-Militar de 1964 conhecido como "milagre econômico".

    Vamos analisar a proposição por partes:

    A melhora no resultado fiscal durante o período conhecido como “milagre econômico"

    Houve melhora na situação fiscal devido ao forte crescimento econômico do período - taxas médias de 11% ao ano, o que aumentou a arrecadação do governo.

    Além disso, o ajuste fiscal do período anterior (PAEG) foi mantido e os investimentos públicos em infraestrutura foram viabilizados pelas empresas estatais, o que permitiu a redução do déficit primário do governo já que, naquela época, as contas das estatais não eram computadas naquele resultado.

    possibilitou que a expansão monetária ocorrida no período se efetivasse sob a forma de um aumento do crédito concentrado no setor privado.

    Embora a política fiscal do "milagre" tenha seguido as orientações anteriores do PAEG, o mesmo não ocorreu com a política monetária que se apresentou expansiva.

    A reforma financeira do PAEG facilitou o crédito ao consumidor e a tônica do crescimento econômico do período foi no consumo de bens duráveis, adquiridos, em grande medida, devido a seus altos valores, pela expansão do crédito (política monetária expansionista).

    O ajuste fiscal do governo também restringia a absorção do crédito destinado ao setor público, concentrando-o no setor privado.


    Gabarito do Professor: CERTO.