SóProvas


ID
33865
Banca
FCC
Órgão
TRE-MG
Ano
2005
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O Técnico em Artes Gráficas do TRE precisou reimprimir um trabalho, porém não possuía mais os fotolitos. Decidiu, então, digitalizar um impresso em bom estado, enca- minhando a imagem eletrônica para impressão no sistema digital. Para conseguir uma imagem com melhor qualidade e evitar o efeito moire, ele deve

Alternativas
Comentários
  • Esta questão foi de uma prova p/ técnico em artes gráficas. Tá explicado. Só um cara desta área conseguiria respondê-la com certeza. Segue a explicação coletada em:
    http://ryan.com.br/moire_reducao.htm

    Redução de Moiré

    (...)
    Talvez você já tenha visto na TV um apresentador aparecer com um paletó, gravata ou outra peça de roupa que por um estranho motivo fica "piscando" à medida que ele se move. Isso acontece porque o tecido foi tingido com um padrão que "interfere" com o padrão da TV.

    Algumas imagens (no link vc vai encontrar um exemplo...) piscam perceptivelmente se você estiver trabalhando com resolução de 1024x768 em certas configurações de monitor-placa de vídeo, mas não piscam a 800x600 ou 640x480. O efeito é bastante incômodo e se você usar a visão periférica piora.

    Vai depender, também, da taxa de refresh selecionada pela sua placa de vídeo.

    Esse efeito chama-se moiré. No caso dos scanners, ocorre quando digitalizamos qualquer material impresso (fotografias estão livres do efeito, porque não são "impressas"). O efeito criado é bastante indesejável e, para contorná-lo, alguns scanners possuem um recurso de software destinado a tentar remover as manchas que ele acarreta no material digitalizado. O processo tem os seguintes nomes, dependendo do software empregado:

    * Redução de moiré;
    * Descreen ou descreening

    O processo de remoção é feito pelo software que controla o scanner.

    Explicação dada por Jefferson Ryan em seu website.