SóProvas


ID
3387370
Banca
AOCP
Órgão
UNIR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Na Auditoria Contábil, há procedimentos e rotinas que devem ser seguidos para o bom desenvolvimento do trabalho de auditoria. Em relação aos objetivos do auditor contábil, julgue o item a seguir.

Responder adequadamente à não conformidade ou suspeita de não conformidade com leis e regulamentos identificados durante a auditoria.

Alternativas
Comentários
  • NBC TA 250

    Não conformidade são atos de omissão ou cometimento, intencionais ou não, praticados pela entidade ou pelos responsáveis pela governança, pela administração ou por outras pessoas físicas que trabalham para a entidade ou sob seu comando que são contrários às leis ou regulamentos vigentes. A não conformidade não inclui conduta imprópria individual (não relacionada com as atividades de negócios da entidade). 

    11. Os objetivos do auditor são:

    (a) obter evidência de auditoria apropriada e suficiente no que se refere à conformidade com as disposições de leis e de regulamentos geralmente reconhecidos por terem efeito direto na determinação dos valores e nas divulgações relevantes nas demonstrações contábeis;

    (b) executar procedimentos de auditoria específicos para ajudar a identificar casos de não conformidade com outras leis e regulamentos que possam ter efeito relevante sobre as demonstrações contábeis; e

    (c) responder adequadamente à não conformidade ou suspeita de não conformidade com leis e regulamentos identificada durante a auditoria.

    CERTO

  • Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre não conformidades em auditoria financeira!

    Bom, no âmbito da auditoria independente, o foco do auditor está em verificar se as demonstrações seguem a estrutura do relatório financeiro aplicável. Assim, o auditor procura verificar se as demonstrações refletem a situação contábil, patrimonial, econômica e financeira da entidade.

    Apesar de o foco ser nas demonstrações, o auditor pode se deparar com não conformidades, isto é, situações nas quais a entidade não cumpre leis e regulamentos aplicáveis. Nesses casos, o auditor independente deve verificar se estas não conformidades possuem efeito sobre as demonstrações contábeis.

    Ou seja, para a auditoria independente, uma não conformidade só será relevante se ela impactar as demonstrações.

    A ausência ou presença do impacto das não conformidades nas demonstrações contábeis devem estar registradas pelo auditor. Isto é, o auditor deve registrar se há ou não impacto das não conformidades nas demonstrações.

    Havendo impacto, ele precisará analisar se é o caso de distorção relevante ou não.


    Gabarito do Professor: CERTO.