O comportamento das pessoas dentro da organização é complexo, depende de fatores internos (decorrentes de suas características de personalidade, como capacidade de aprendizagem, de motivação, de percepção do ambiente externo e interno, de atitudes, de emoções, de valores etc.) e externos (decorrentes do ambiente que envolve as características organizacionais, como sistemas de recompensas e punições, de fatores sociais, de políticas, de coesão grupal existente etc.).
Gabarito ( E )
Obs: Quando meus comentários estiverem desatualizados ou errados, mandem-me msgns no privado, por favor, porque irei corrigi-los.
Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos conhecer sobre o que está envolvido no processo de motivação dos indivíduos ao desempenharem suas atividades. Sabendo disso, vamos à questão.
Segundo Pinder (1998), “ A motivação no trabalho é um conjunto de forças energéticas que têm origem quer no indivíduo, quer fora dele, e que moldam o comportamento de trabalho, determinando a sua força, direção, intensidade e duração.”
- Motivação intrínseca (interna): Para Deci (1978), “As atividades motivadas intrinsecamente são aquelas para as quais não há recompensas aparentes, para além da atividade em si mesma. As atividades são mais fins em si mesmas do que meios para alcançar um fim”
- Motivação extrínseca: é aquela que direciona o comportamento rumo a uma finalidade, que pode ser a obtenção de uma recompensa material ou social após a realização de uma atividade, ou simplesmente para evitar alguma punição. A motivação externa pode estar associada com status, ego, prêmios, reconhecimento, elogios.
Dito isso, concluímos que a afirmativa da questão está, de fato, errada.
GABARITO: ERRADO
Fontes:
Pinder CC. Work Motivation in Organizational Behavior. Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall, 1998.
Deci, E. L. & Ryan, R. M. Intrinsic motivation and self-determination in human behavior. New York: Plenum, 1985.