☑ GABARITO: CERTO
Satisfação no trabalho tem sido definida de diferentes maneiras, dependendo do referencial teórico adotado. As conceituações mais freqüentes referem-se a satisfação no trabalho como sinônimo de motivação, como atitude ou como estado emocional positivo havendo, ainda, os que consideram satisfação e insatisfação como fenômenos distintos, opostos.
Por atitude entende-se a "disposição para atuar e assumir posição perante determinadas situações" (Pérez-Ramos, 1980, p. 22) ou como a combinação de conceitos, informações e emoções que resultam em uma resposta favorável ou desfavorável com respeito a uma pessoa em particular, grupo, idéia, evento ou objeto e que, por serem derivadas de crenças, são poderosas influências sobre o comportamento e a aprendizagem (Campbell, 1999). Portanto, se atitudes são disposições para agir, decorrentes de conceitos, informações e emoções, podemos considerar que algumas atitudes podem ser decorrentes da satisfação no trabalho, mas não a sua definição.
A satisfação seria determinada pela existência de "fatores motivadores" considerados eficazes na motivação dos indivíduos para um esforço e desempenho superior e compreendem realização, reconhecimento, conteúdo do trabalho, responsabilidade e crescimento profissional. São denominados de fatores intrínsecos por estarem relacionados ao desenvolvimento pessoal (Herzberg, 1971).
PEPSIC.
Não concordo com a resposta Certa , pois analisando a luz de Herzberg:
Fatores higiênicos- Extrínsecos às pessoas, localizam-se no ambiente de trabalho, assim são fatores administrados e decididos pela empresa, estão fora do controle das pessoas, se presentes, deixam de causar insatisfação, mas não chegam a causar satisfação. Os principais fatores são: salário, tipos de supervisão, condições físicas e ambientais de trabalho, políticas e diretrizes da empresa, regulamento interno, etc. Um salário alto não garante satisfação no trabalho, se você tem um chefe que não te respeita e ou não te reconhece.
Fatores motivacionais - Intrínsecos à pessoa e está relacionado a autorrealização e reconhecimento. Se presentes, causam satisfação, se ausentes, deixam de causar satisfação, mas não chegam a causar insatisfação. Envolvem sentimentos de crescimento individual, reconhecimento profissional e autorrealização.
Quando a questão fala em remuneração e boas condições de trabalho, na minha análise são fatores externos que não causam satisfação.
Caso minha interpretação esteja equivocada me corrijam, por favor.