O cloridrato de naloxona é um antagonista de opioide indicado para o tratamento de emergência de superdose ou intoxicação aguda por opioide, suspeita ou comprovada, que se manifesta por depressão respiratória e/ou depressão do sistema nervoso central. Este medicamento também pode ser usado para a reversão completa ou parcial dos efeitos adversos de opioides, especialmente depressão respiratória, causados com seu uso terapêutico e para o diagnóstico de superdose aguda, suspeita ou conhecida, por opioides. São exemplos de opioides: morfina, metadona, nalbufina, tramadol, buprenorfina e sufentanila. O cloridrato de naloxona também é utilizado para a reversão da depressão respiratória em neonatos de mães que receberam opioides durante o trabalho de parto.
Gabarito do Professor: Letra E
Bibliografia
http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp
Flumazenil: benzodiazepínico
Naloxona: opiode
Atropina: intoxicações
Protamina: heparina
REVERSOR DE OPIOIDEEEEEEEEEEEEEES????????????????
RESPOSTA :>>>> NALOXOOOOOOOOOOOOOOONA NELES.
Cloridrato de naloxona
Narcan
Naloxona
Pode-se considerar a adm de naxolona por transeuntes, em casos de suspeita de emergências potencialmente fatais associadas a opióides.
Morfina, Codeína e Fentanil pertencem ao grupo dos opióides. Todos são derivados do ópio. A medicação utilizada como antagonista para os opióides é a: Naloxona.
Em pacientes com dependência de opioides, conhecida ou suspeita, que não respondem, apresentam respiração anormal, mas têm pulso, é adequado que socorristas leigos devidamente treinados e pro ssionais de saúde capacitados para SBV, além da prestação dos cuidados básicos, administrem naloxona
por via intramuscular (IM) ou intranasal (IN). Pode-se considerar o treinamento em resposta à overdose de opioides, com ou sem distribuição de naloxona, para pessoas com risco de overdose em qualquer ambiente.
GUIDELINES 2022 USA network