SóProvas


ID
3388663
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Durante a jornada de trabalho, um trabalhador sofreu amputação traumática da mão direita em prensa hidráulica. O enfermeiro do trabalho, ao participar da análise do evento, identificou os seguintes fatores: I. inexistência de dispositivo de parada de emergência no equipamento; II. exigência de produção elevada; III. gerenciamento da produção inadequado nos períodos de elevada demanda. Os fatores apresentados são classificados, de acordo com o Guia de Análises de Acidentes de Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (2010), respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • FATORES OU CONDIÇÕES RELACIONADOS COM A OCORRÊNCIA DE EVENTOS ADVERSOS

    Os fatores relacionados com a ocorrência de eventos adversos são de natureza variada e podem interagir entre si. O que geralmente é atribuído ao acaso ou azar (“estar no lugar errado na hora errada”) pode, durante a análise, ser evidenciado como resultado de uma rede de fatores em interação.

    Os fatores relacionados com a ocorrência de eventos adversos podem ser:

    IMEDIATOS: razões mais óbvias da ocorrência de um evento adverso, evidenciadas na proximidade das conseqüências. Podem ser identificados diversos fatores imediatos para um evento adverso.

    SUBJACENTES: razões sistêmicas ou organizacionais menos evidentes, porém necessárias para que ocorra um evento adverso.

    LATENTES: condições iniciadoras que possibilitam o surgimento de todos os outros fatores relacionados ao evento adverso. Frequentemente são remotas no tempo e no que se refere à hierarquia dos envolvidos, quando consideradas em relação ao evento. Geralmente envolvem concepção, gestão, planejamento ou organização. 

    Fonte: http://www.sinaees-sp.org.br/arq/mtegat.pdf página 13

  • Os fatores relacionados com a ocorrência de eventos adversos são de natureza variada e podem interagir entre si. Os fatores relacionados com a ocorrência de eventos adversos podem ser:  

    Fator I - IMEDIATOS: razões mais óbvias da ocorrência de um evento adverso, evidenciadas na proximidade das consequências. Podem ser identificados diversos fatores imediatos para um evento adverso.  

    Fator II - SUBJACENTES: razões sistêmicas ou organizacionais menos evidentes, porém necessárias para que ocorra um evento adverso.  

    Fator III - LATENTES: condições iniciadoras que possibilitam o surgimento de todos os outros fatores relacionados ao evento adverso. Frequentemente são remotas no tempo e no que se refere à hierarquia dos envolvidos, quando consideradas em relação ao evento. Geralmente envolvem concepção, gestão, planejamento ou organização. 


    Gabarito do Professor: Letra E.


    Bibliografia 
    Brasil, Ministério do trabalho e Emprego, Secretaria de Inspeção do Trabalho, Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho. Guia de Análise Acidentes de Trabalho. Editora do Ministério da Saúde, 2010. 
  • MEDIATOS:

    razões mais óbvias da ocorrência de um evento adverso, evidenciadas na proximidade das consequências. Podem ser identificados diversos fatores imediatos para um evento adverso

    SUBJACENTES:

    razões sistêmicas ou organizacionais menos evidentes, porém necessárias para que ocorra um evento adverso.

    LATENTES:

    condições iniciadoras que possibilitam o surgimento de todos os outros fatores relacionados ao evento adverso. Frequentemente são remotas no tempo e no que se refere à hierarquia dos envolvidos, quando consideradas em relação ao evento. Geralmente envolvem concepção, gestão, planejamento ou organização.

     

    Exemplo:

    trabalhador sofre amputação traumática da mão direita em prensa hidráulica.

    Fatores imediatos:

    possibilidade de ingresso dos segmentos corporais na área de risco; inexistência de cortina de luz e comando bimanual na prensa hidráulica; dispositivo de acionamento instalado em local que permite o acionamento involuntário da máquina; inexistência de dispositivo de parada de emergência.

    Fatores subjacentes:

    gestão de SST não evidencia risco elevado na operação da prensa; exigência de produção elevada; excesso de jornada; trabalhador com pouca experiência na função e sem capacitação.

    Fatores latentes:

    empresa define a aquisição de prensa hidráulica sem adequados sistemas de proteção; gerenciamento da produção inadequado nos períodos de elevada demanda; gestão de recursos humanos acarreta excesso de jornada e elevada rotatividade de empregados; inexistência de programa de capacitação continuada