SóProvas


ID
3389374
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca das normas gerais para licitações, analise as seguintes assertivas:


I. A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos.

II. Nos processos de licitação, poderá ser estabelecida margem de preferência para bens e serviços produzidos ou prestados por empresas que comprovem o cumprimento de reserva de cargos prevista em lei para pessoa com deficiência ou para reabilitado da Previdência Social e que atendam às regras de acessibilidade previstas na legislação.

III. As normas de licitações e contratos devem privilegiar o tratamento diferenciado e favorecido às microempresas e empresas de pequeno porte na forma da lei.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra E

    I) Art. 3  A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos.

    II) Art. 3 [..] § 2   Em igualdade de condições, como critério de desempate, será assegurada preferência, sucessivamente, aos bens e serviços:

    V - produzidos ou prestados por empresas que comprovem cumprimento de reserva de cargos prevista em lei para pessoa com deficiência ou para reabilitado da Previdência Social e que atendam às regras de acessibilidade previstas na legislação. 

    III) Art. 5-A. As normas de licitações e contratos devem privilegiar o tratamento diferenciado e favorecido às microempresas e empresas de pequeno porte na forma da lei.      

  • CUIDADO!

    "Margem de preferência" é diferente de "preferência em critério de desempate", o que torna o fundamento da assertiva II diferente.

    Vejamos o fundamento legal:

    Lei 8.666/93

    art. 3º

    (...)

    § 5o Nos processos de licitação, poderá ser estabelecida margem de preferência para:               (Redação dada pela Lei nº 13.146, de 2015)  (Vigência)

    I - produtos manufaturados e para serviços nacionais que atendam a normas técnicas brasileiras; e               (Incluído pela Lei nº 13.146, de 2015)  (Vigência)

    II - bens e serviços produzidos ou prestados por empresas que comprovem cumprimento de reserva de cargos prevista em lei para pessoa com deficiência ou para reabilitado da Previdência Social e que atendam às regras de acessibilidade previstas na legislação.             (Incluído pela Lei nº 13.146, de 2015)  (Vigência)

  • O fundamento da assertiva II está no art. 3º, § 5o, II da Lei 8.666/93 pq se trata de MARGEM DE PREFERÊNCIA.

    Não estamos falando de critério de desempate, do artigo 3°, § 2°, V da referida lei.

  • A questão pede a análise das assertivas, de acordo com a Lei 8666/93 – Lei de Licitações.

    Assertiva I: correta. Trata-se da transcrição do art. 3º, caput, da Lei 8666/93, que apresenta os princípios que norteiam a licitação.

    Assertiva II: correta. Trata-se da transcrição do art. 3º, §5º, II, da Lei 8666/93, que traz a possibilidade de estabelecimento de margem de preferência em uma licitação. Não confundir com o critério de desempate, previsto no art. 3º, §2º, da Lei 8666/93.

    Assertiva III: correta. Trata-se da literalidade do art. 5º-A, da Lei 8666/93. É importante relembrar que a previsão de tratamento privilegiado/diferenciado/favorecido às microempresas e empresas de pequeno porte não configura violação ao princípio da isonomia e da igualdade.

    Logo, todas as assertivas estão corretas.

    Gabarito: Letra E.

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a opção correta. Vejamos:

    Inicialmente importante fazermos menção a nova lei de licitações – Lei 14.133/2021, sancionada em 01/04/2021. Apesar desta sanção, a Lei nº 8.666/93 ainda terá aplicação por mais dois anos.

    Desta forma, nos primeiros 2 anos teremos a aplicação da lei nº 8.666/93, bem como da lei nº 14.133/21. Os órgãos terão a possibilidade de optar em utilizar a lei nº 8.666/93 ou a lei nº 14.133/21, devendo ser justificada a escolha, sendo vedada a combinação das duas leis.

    Como esta presente questão é anterior à nova lei, a lei que a fundamenta ainda é a Lei 8.666/93. Vejamos:

    I. CERTO.

    Art. 3º, Lei 8.666/93. A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos.

    II. CERTO.

    Art. 3º, §5º, Lei 8.666/93. Nos processos de licitação, poderá ser estabelecida margem de preferência para:

    II - bens e serviços produzidos ou prestados por empresas que comprovem cumprimento de reserva de cargos prevista em lei para pessoa com deficiência ou para reabilitado da Previdência Social e que atendam às regras de acessibilidade previstas na legislação.    

    III. CERTO.

    Art. 5º-A. As normas de licitações e contratos devem privilegiar o tratamento diferenciado e favorecido às microempresas e empresas de pequeno porte na forma da lei.

    Desta forma, quais estão corretas?

    E. CERTO.  I, II e III.

    GABARITO: ALTERNATIVA E.