SóProvas


ID
3389467
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Um Auditor-Fiscal da Receita Municipal recebeu como incumbência realizar auditoria em uma instituição bancária estabelecida em Porto Alegre. O planejamento da auditoria restringiu seu escopo exclusivamente às operações efetuadas pelo banco na condição de substituto tributário (Lei Complementar nº 306/1993 consolidada). Para tanto, foi prevista a visita ao banco para o exame de contas e operações contábeis relacionadas com o objeto da auditoria e de acordo com o planejamento. Nesse caso, qual das análises a seguir, entre outras, o Auditor-Fiscal deve adotar?

Alternativas
Comentários
  • LC 306/1993

    Art. 1o Art 1o: Na condição de substitutos tributários são responsáveis pelo pagamento do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza - ISSQN:

    II - os bancos e demais instituições financeiras, pelo imposto devido sobre os serviços de qualquer natureza;

  • No caso em tela é a retenção do ISS sobre os serviços tomados. O banco desconta do prestador do serviço o ISS incidente na operação.

  • Na questão cai auditoria e tributário: substituto tributário - consiste na responsabilidade de o tomador de serviços (o contratante) pela retenção e recolhimento do ISSQN, devido o prestador de serviços no momento do pagamento do serviço contratado

  • Gab. C

    LC 306/1993

     Art 1o: Na condição de substitutos tributários são responsáveis pelo pagamento do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza - ISSQN:

    II - os bancos e demais instituições financeiras, pelo imposto devido sobre os serviços de qualquer natureza;

    substituto tributário - consiste na responsabilidade de o tomador de serviços (o contratante) pela retenção e recolhimento do ISSQN, devido o prestador de serviços no momento do pagamento do serviço contratado.

  • Porque a alternativa B está errada? A alternativa C da a entender que o banco que contratou o poder público para o recolhimento do imposto, enquanto, pelo o que eu entendo, é o poder público que impõe aos bancos o dever de recolher o imposto.