SóProvas


ID
3389650
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Umuarama - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                           Elogio das pequenas coisas


      Há o tempo das grandes ambições e o tempo da sabedoria, quando passamos a fazer o elogio das pequenas coisas. A felicidade pode ser fazer uma viagem ao outro lado do mundo, mas é também caminhar no parque todo dia ou, se for o caso, uma vez por semana ou duas vezes por mês. Não importa. Há o tempo das atividades controladas, monitoradas por especialistas, voltadas para atingir metas corporais. Há também aquilo que se faz pela mente, a caminhada para espairecer, olhar a natureza, respirar ar puro, pensar na vida, passar o tempo, desligar-se do celular, deixar-se levar bifurcando ao som do vento.

      Ser feliz, quando chega o tempo da compreensão da importância das pequenas coisas, é ir ao estádio com um velho amigo, ver jogar o time do coração, com o coração menos interessado na vitória obrigatória do que no momento compartilhado, contando o percurso, a ida e a volta, o intervalo, as lembranças, os assuntos postos em dia. Há o tempo de querer descobrir novos lugares, sempre mais longes, e o tempo de curtir velhos recantos, bastante próximos. Há quem considere a valorização das pequenas coisas como acomodação. Há quem veja na obrigação de rodar o mundo uma imposição da indústria do turismo. O que importa mesmo é que cada um encontre um passatempo, uma paixão.

      Há o tempo dos grandes voos no escuro e o tempo dos pequenos passos no clarão da manhã. Tudo vale quando o coração se agiganta para aninhar as coisas que não têm preço e por isso não podem ser compradas. Há o tempo das vaidades incontroláveis e o tempo de estender a mão, cancelar inimizades, pedir perdão, deslumbrar-se com o sol caindo sobre o rio, fazer trilhas sob a lua cheia, voltar ansioso para o Natal em família, saudar ano novo com amigos, pertencer a alguma coisa, um clube, uma confraria, uma tradição, uma roda qualquer. Há o tempo de esquecer de mandar flores, o tempo de encomendar flores pelo telefone e o tempo de andar orgulhoso pelo bairro com flores nos braços. Há o tempo de romper com o cotidiano, de acumular milhas de avião sem tempo de usá-las e o tempo de amar a sua rua, cumprimentar os vizinhos, amar a aldeia e andar mais lentamente.

Adaptado de:<https://www.correiodopovo.com.br/blogs/juremirmachado/ elogio-das-pequenas-coisas-1.374386>  . Acesso em 24 out. 2019.

Considerando a estrutura e a linguagem apresentadas pelo texto, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? Temos um texto narrativo, uma crônica (=o autor propõe uma reflexão ao leitor acerca de algo contemporâneo, a vivência da vida).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Tipos de textos:

    Dissertativo

    Narrativo

    Injuntivo

    Descritivo

    Gêneros textuais:

    Romance

    Conto

    Crônica

    Notícia

    Carta

    Receita

    Manual de instruções

    Regulamento

    Relato de viagem

    Verbete de dicionário

    Artigo de opinião

  • Que texto incrível!! prato cheio p/ começar a estudar !!

    Fé guerreiros

    Gab letra D

  • Vamos para mais um comentário.

    FONTE: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/lingua-portuguesa/cronica

    VEJAMOS:

    Grifo nosso!

    Crônica do tipo Dissertativa:

    "A apresentação explícita da opinião do autor sobre determinado assunto do cotidiano é a principal característica desse tipo de crônica, que pode ser escrita em 1ª do singular ou 3ª pessoa do plural.

    Tendo como exemplo uma pesquisa apresentada por um instituto sobre o aumento da mortalidade infantil, a crônica dissertativa poderia ser escrita da seguinte forma:

    "Vejo mais uma vez esses pequenos seres não alimentarem sequer o corpo..."

  • Essa banca AMA CRÔNICAS.

  • GABARITO: D

    A crônica é um gênero textual curto escrito em prosa, geralmente produzido para meios de comunicação, por exemplo, jornais, revistas, etc.

    Fonte: https://www.todamateria.com.br/cronica/