SóProvas


ID
3389911
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Em relação ao ajuste a valor presente, considere:

I. Para transações a curto prazo, quando o efeito não é relevante, é permitida a simplificação e dispensa do cálculo do ajuste a valor presente.
II. Nas transações de longo prazo, com juros implícitos ou explícitos embutidos, deve-se fazer o ajuste a valor presente.
III. O método a ser utilizado é o da taxa nominal de juros e a taxa aplicada deve ser líquida de efeitos fiscais.
IV. Os conceitos de ajuste a valor presente e valor justo têm o mesmo significado.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • I. Para transações a curto prazo, quando o efeito não é relevante, é permitida a simplificação e dispensa do cálculo do ajuste a valor presente. CERTO

    6.404 - art 186 - VIII – os elementos do ativo decorrentes de operações de longo prazo serão ajustados a valor presente, sendo os demais ajustados quando houver efeito relevante.  

    II. Nas transações de longo prazo, com juros implícitos ou explícitos embutidos, deve-se fazer o ajuste a valor presente. CERTO

    CPC 12 - ITEM 9 - Ativos e passivos monetários com juros implícitos ou explícitos embutidos devem ser mensurados pelo seu valor presente quando do seu reconhecimento inicial, por ser este o valor de custo original dentro da filosofia de valor justo (fair value)

    III. O método a ser utilizado é o da taxa nominal de juros e a taxa aplicada deve ser líquida de efeitos fiscais. ERRADO

    CPC 12 - É utilizada a taxa efetiva

    IV. Os conceitos de ajuste a valor presente e valor justo têm o mesmo significado. ERRADA

    CPC 12 - ITEM 6 - É necessário observar que a aplicação do conceito de ajuste a valor presente nem sempre equipara o ativo ou o passivo a seu valor justo. Por isso, valor presente e valor justo não são sinônimos.

    GABARITO B

  • Complementando

    CPC 12 - ITEM 29 - Para fins de desconto a valor presente de ativos e passivos, a taxa a ser aplicada não deve ser líquida de efeitos fiscais e, sim, antes dos impostos.

  • 1 - correta, não precisa ler o resto!