Observações:
I. Traz à memória o diagrama de implantação/distribuição da UML. É um diagrama estrutural e remete a distribuição física dos componentes de software, muito usado por eng. de sistemas.
II. Quando fala de abstrações, objetos, classes e requisitos, remete à lógica de uma aplicação.
III. Lembra o diagrama de colaboração da UML, onde as interações são conectadas por setas numeradas, mostrando o processo que os objetos e métodos seguem, assim como lembra o diagrama de tempo.
Caso alguém queira complementar ou me corrigir, faça-o por favor.
A arquitetura visão-modelo 4+1 foi desenvolvida com o objetivo de descrever o funcionamento de sistemas de software e é baseado no uso de múltiplas visões concorrentes.
As quatro visões de modelo são: visão lógica (1), visão de desenvolvimento (2), visão de processo (3) e visão física (4). A visão de caso de uso é usada para ilustrar a arquitetura e representa a visão +1.
Visão lógica: Se concentra na funcionalidade que o sistema disponibiliza para o usuário final. Os diagramas UML usados para representar a visão lógica incluem: Diagrama de classes, Diagrama de comunicação e Diagrama de sequencia.
Visão de desenvolvimento: Ilustra o sistema do ponto de vista do programador e se preocupa com o gerenciamento de projeto. Esta visão também é conhecida como visão de implementação. Usa o Diagrama de componentes ou Diagrama de pacotes.
Visão de processo: Permite visualizar as partes dinâmicas do sistema, explicar os processos e como eles se comunicam, focando no comportamento do sistema. A visão de processo se encarrega da concorrência, distribuição, integração, performance e escalabilidade. O Diagrama de atividades é usado nesta visão.
Visão física: Mostra o sistema do ponto de vista do engenheiro. Se preocupa com a topologia dos componentes de software (no contexto físico) assim como a comunicação entre esses componentes. Esta visão também é conhecida como visão de implantação. Os diagramas UML usados para descrever esta visão incluem o Diagrama de implantação.
Visão de caso de uso: Descreve a arquitetura do sistema através do uso de Diagramas de casos de uso. Cada diagrama descreve sequências de interações entre os objetos e processos. São usados para identificar elementos de arquitetura e ilustrar e validar o design de arquitetura.
.
http://www.basef.com.br/old/uml/204-arquitetura-visao-modelo-41