SóProvas


ID
3390517
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na Terapia Cognitiva de abuso de substâncias, a principal meta é minar as crenças relacionadas às substâncias psicoativas e substituí-las por crenças de controle, pois reduzem a probabilidade do uso. A maioria dos pacientes, de modo ambivalente, quer e não quer parar o uso de substâncias, ou seja, tem crenças de controle que

Alternativas
Comentários
  • O comando responde a questão.

  • ALTERNATIVA E. Como bem dito pela nossa eterna Daenerys, rainha dos dragões, usando somente da atenção já é possível responder à questão. O enunciado diz que o objetivo da Terapia é a substituição das crenças relativas às substâncias por crenças de controle. Logo depois coloca que os sujeitos são marcados por essa ambivalência em relação ao uso, OU SEJA, apresentam, ao mesmo tempo, crenças que reforçam o uso e CRENÇAS DE CONTROLE CONTRÁRIAS AO USO DE SUBSTÂNCIAS.
  • Encontramos 4 tipos de crenças: antecipatórias, orientadas-ao-alívio, crenças permissivas e crenças imperativas.

    Nos tratamentos baseados na psicologia cognitiva, o terapeuta procurará ajudar na modificação destes 4 tipos de crenças que aparecem com frequência no transtorno por uso de substâncias.

    Crenças alternativas, como crenças de controle do uso, e a aprendizagem de não evitação de situações desagradáveis, de exposição à sensações desconfortáveis como a fissura e de gatilhos para pensamentos automáticos trazem maior consciência para a mudança e ajudam na remissão dos sintomas e na prevenção de recaídas.