Alternativas
controle de estoque, que é a “atividade farmacêutica que visa subsidiar a aquisição e descarte de medicamentos, na manutenção dos níveis de estoque necessários ao atendimento da demanda, evitando-se a superposição de estoque ou desabastecimento do sistema”.
estocagem de medicamentos, pois a condição ambiental da farmácia pode ativar os fatores intrínsecos dos medicamentos, que são os responsáveis pelo maior número de alterações e deteriorações nestes. Portanto, seguir as recomendações do fabricante é fundamental.
solicitação dos medicamentos, em que a farmácia, por meio do funcionário responsável, realiza a solicitação ao serviço central da Assistência Farmacêutica, obedecendo ao cronograma estabelecido, o qual viabiliza o processo de distribuição dos medicamentos e manutenção satisfatória dos produtos no estoque.
programação de medicamentos, que consiste na "estimativa de quantidades a serem adquiridas, para atender determinada demanda de serviços, em um período definido de tempo, possuindo influência direta sobre o abastecimento e o acesso ao medicamento”.
inventário, que “é a contagem física dos estoques para verificar se a quantidade de medicamentos estocada está em conformidade com a quantidade registrada nas fichas de controle de estoque ou no sistema informatizado”.