-
Olá, caras (os) colegas!
A questão versa sobre o PARECER SOCIAL, mas cabe assinalar que a construção deste instrumento está atrelada a realização prévia do Estudo Social, visto que, é por meio deste que se dá o processo de conhecimento, análise e interpretação de uma determinada situação social.
Portanto, a finalidade imediata do Estudo Social é a emissão de um parecer – formalizado ou não – sobre tal situação, do qual o sujeito demandante da ação/usuário depende para acessar benefícios, serviços e/ou resolver litígios. Essa finalidade é ampliada quando se incluem a obtenção e análise de dados sobre as condições econômicas, políticas, sociais e culturais da população atendida em programas ou serviços, partir do conjunto dos estudos efetuados como procedimento necessário para subsidiar o planejamento e a gestão de serviços e programas, bem como a reformulação ou a formulação de políticas sociais (MIOTO, 2009).
-
GABARITO: LETRA C
? Na legislação previdenciária o parecer social é definido como ?a opinião profissional do assistente social, com base na observação e estudo de uma dada situação, fornecendo elementos para a concessão de um benefício, recurso material e decisão médico-pericial? (MPAS/INSS, 1994, 25-26).
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
Essa questão diz respeito ao parecer social. Basicamente, ela quer saber como se origina o parecer. Um dos elementos que o próprio enunciado aponta é a observação. Qual seria o outro elemento que dá origem ao parecer? O estudo social.
O que é estudo social? Um processo metodológico específico do Serviço Social que objetiva conhecer criticamente determinada situação ou expressão da questão social.
E o que o parecer social? Vamos relembrar. O parecer social pode ser definido como uma exposição sucinta, que aborda objetivamente a questão ou a situação social analisada, [..] e uma finalização de caráter conclusivo ou indicativo (FAVERO, 2011, p. 47).
RESPOSTA: LETRA C