SóProvas


ID
3392332
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O controle do câncer de colo de útero tem seu ponto de partida em iniciativas pioneiras de profissionais que trouxeram para o país a citologia e a colposcopia, a partir dos anos 1940. A respeito do câncer de colo de útero, julgue o item a seguir.


A presença de células metaplásicas ou células endocervicais, representativas da junção escamocolunar (JEC), tem sido considerada como indicador da qualidade da coleta no exame citopatológico.

Alternativas
Comentários
  • Células presentes na amostra

    Podem estar presentes células representativas dos epitélios do colo do útero:

    • Células escamosas.

    • Células glandulares (não inclui o epitélio endometrial).

    • Células metaplásicas.

    A presença de células metaplásicas ou células endocervicais, representativas da junção escamocolunar (JEC), tem sido considerada como indicador da qualidade da coleta, pelo fato de essa coleta objetivar a obtenção de elementos celulares representativos do local onde se situa a quase totalidade dos cânceres do colo do útero. 

    FONTE: Diretrizes brasileiras para o rastreamento do câncer do colo do útero, INCA (2011)

  • A presença de células metaplásicas ou células endocervicais, representativas da junção escamocolunar (JEC), tem sido considerada como indicador da qualidade da coleta, pelo fato de essa coleta objetivar a obtenção de elementos celulares representativos do local onde se situa a quase totalidade dos cânceres do colo do útero. Uma metanálise de estudos que abordaram a eficácia de diversos dispositivos de coleta mostrou que o uso da espátula de Ayre e da escova de canal aumenta em cerca de três vezes a chance de obtenção de células endocervicais (MARTIN- -HIRSCH et al. 2000).

    (CAB 13)