-
Gab. D
FONTE: manual de redação oficial 3a edição.
6.4 Correio eletrônico (e-mail)
6.4.1 Definição e finalidade A utilização do e-mail para a comunicação tornou-se prática comum, não só em âmbito privado, mas também na administração pública. O termo e-mail pode ser empregado com três sentidos. Dependendo do contexto, pode significar gênero textual, endereço eletrônico ou sistema de transmissão de mensagem eletrônica. Como gênero textual, o e-mail pode ser considerado um documento oficial, assim como o ofício. Portanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial. Como endereço eletrônico utilizado pelos servidores públicos, o e-mail deve ser oficial, utilizando-se a extensão “.gov.br”, por exemplo. Como sistema de transmissão de mensagens eletrônicas, por seu baixo custo e celeridade, transformou-se na principal forma de envio e recebimento de documentos na administração pública.
(...)
6.4.3 Forma e estrutura Um dos atrativos de comunicação por correio eletrônico é sua flexibilidade. Assim, não interessa definir padronização da mensagem comunicada. No entanto, devem-se observar algumas orientações quanto à sua estrutura.
-
Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento sobre os tipos de correspondência oficial e suas características.
a) O Whatsapp é um software para Smartphone utilizado para troca de mensagens de texto instantaneamente, além de vídeos, fotos e áudios através de uma conexão a internet. Entretanto, essa ferramenta não é um tipo de correspondência oficial nem tampouco é utilizada como meio de transmissão dela, ou seja, não é a alternativa que responde a questão.
b) O Fac-símile é apenas um sistema de transmissão de dados, ou seja, não exerce outra função e, assim, não pode ser considerado flexível. Sendo assim, esta também não responde a questão.
c) Esta alternativa já deve ser descartada de imediato tendo em vista que a partir da 3ª edição, publicada em dezembro de 2018, o ofício, o aviso e o memorando, que eram três tipos de expedientes que se diferenciavam mais pela finalidade do que pela forma, passou a chamar-se apenas "padrão ofício". De qualquer forma, mesmo o candidato não tendo conhecimento sobre a alteração na nova edição do manual, era possível identificar que a alternativa estava incorreta, pois o aviso era um documento expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia e, portanto, não era flexível.
d) De acordo com o manual, o e-mail pode ser empregado com três sentidos: dependendo do contexto, pode significar gênero textual, endereço eletrônico ou sistema de transmissão de mensagem eletrônica. Sendo assim, ele possui como um de seus atrativos, dentro da correspondência oficial, a flexibilidade.
Gabarito: Letra D
-
Caso esteja na dúvida, só lembrar que ocorreu atualização. Nesta nova edição ficou abolida a distinção entre o ofício, o aviso e o memorando, e passou-se a utilizar o termo ofício nas três hipóteses.
-
no cotidiano das instituições a galera usa mesmo é WhatsApp.
Mas aqui é e-mail
-
Porque ela disse Revisão, quando o termo correto é Reajustamento.
Revisão ocorre nos casos de fatos que rompam com o equilíbrio econômico-financeiro, Reajuste é o anual.