SóProvas


ID
3393307
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEE -PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em 1808, o Príncipe Regente Dom João desembarca no Brasil acompanhado de seus familiares e da sua corte. Sobre os fatos históricos que marcam esse importante episódio da história do Brasil, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    O refúgio no Brasil foi uma manobra inédita do Príncipe-Regente, D. João, para garantir que Portugal continuasse independente quando foi ameaçado de invasão por Napoleão Bonaparte.

    Para garantir o êxito da transferência, o reino de Portugal teve apoio da Inglaterra, que também auxiliou na expulsão das tropas napoleônicas.

  • A "fuga" se deu pelo seguinte:

    Com o Bloqueio Continental, todos os países europeus deveriam comprar somente produtos industriais franceses, deixando a Inglaterra de lado que já era industrializada. E com isso, quem desobedecesse o bloqueio teria seu território invadido e conquistado por Napoleão.

    É nesse contexto que ocorre a transferência da corte portuguesa para o Brasil.

  • a) A chegada da Família Real representou o fim do Pacto Colonial. ITEM INCORRETO.

    b) ITEM CORRETO.

    c) A abertura dos portos às nações amigas foi uma das primeiras medidas tomadas por Dom João no Brasil, ainda em Salvador, na Bahia. Não precisou de pressão de oposição para que isso acontecesse. ITEM INCORRETO.

    d) Quando Dom João VI voltou para Portugal os franceses já tinham sido expulsos. Ademais, ele já era rei àquela ocasião. ITEM INCORRETO.

    Resposta: B

  • a) Dom João VI assinou a carta de abertura dos portos as nações unidas, decretando assim o fim do pacto colonial, ou seja, não houve o aperfeiçoamento dele.

    b)CORRETA

    c) Como já mencionado foi o próprio Dom João VI que decretou o fim do pacto colonial, sem qualquer oposição.

    d) Os franceses já tinham sido expulsos do território Português. A reivindicação dos portugueses consistia na volta de Dom João para Portugal, no reconhecimento da constituição que limitava seus poderes e na recolonização do Brasil.

  • Questão boa essa, quem não estuda a história fica pra trás!

    PMPR, VÁ E VENÇA!

  • Avante! PMPR #Pertenceremos!

  •  Napoleão Bonaparte estava provocando um caos, a França estava combatendo a Inglaterra comercialmente, a Inglaterra era uma importante parceira de Portugal, a França disse que ninguém mais podia comercializar com a Inglaterra, Portugal não se importou, pois a Inglaterra era importante parceira, ao tomar essa decisão o rei de Portugal sabia que as tropas francesas iriam revidar invadindo Portugal, para evitar esse confronto levando em consideração que ele não tinha condições de enfrentar essas tropas francesas, decide fugir escoltado pela Inglaterra, a Inglaterra ajuda Portugal a fugir com algumas condições. --> o rei de Portugal pegou metade de todo dinheiro de Portugal e sobre muita vaia e protesto ele embarca com 15 mil pessoas ligadas a corte portuguesa e parti em direção ao Brasil.

    Em 22 de janeiro de 1808 chega ao Brasil o rei de Portugal, parte da corte fica em Salvador e o restante vai para o Rio de Janeiro.

  • Complementando: a fuga da Corte, em novembro de 1807, trouxe importantes consequências para o Brasil. Ela preparou o caminho para a independência do domínio português, ainda que isso tenha sido acompanhado do aumento da dependência econômica em relação à Inglaterra.