O grande destaque a ser realizado sobre os anos do governo de Eurico Gaspar Dutra estão relacionados ao contexto da Guerra Fria.
A partir de 1946 e 1947, o quadro da bipolarização do mundo já se evidenciava, e o alto interesse dos Estados Unidos no Brasil transformava o país em um território de alta importância estratégica.
Havia um grande temor sobre o crescimento do comunismo no Brasil, pois o PCB (Partido Comunista do Brasil) havia conseguido cerca de 9% dos votos na candidatura de Iedo Fiúza e, além disso, a presença dos comunistas entre organizações de trabalhadores era muito forte. Assim, o governo de Dutra alinhou-se com os interesses dos EUA e adotou uma política contrária ao comunismo.
O resultado disso foi o rompimento das relações diplomáticas do Brasil com a União Soviética e o fechamento do PCB após o funcionamento do partido ter sido proibido por determinação do STF (Superior Tribunal Federal) em 1947. Pouco tempo depois, em janeiro de 1948, a candidatura dos políticos eleitos pelo PCB foi cassada.
Fonte: https://www.google.com/amp/s/m.historiadomundo.com.br/amp/idade-contemporanea/governo-eurico-gaspar-dutra.htm