SóProvas


ID
339433
Banca
COSEAC
Órgão
DATAPREV
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A classe de componentes em UML que permite modelar recursos (que incluem gráficos e áudios) e pacotes (que são grupos de classes) que constituem o software é o diagrama de:

Alternativas
Comentários
  • c-

    Diagrama de Componentes mostra a organização e as dependências entre os componentes onde componente == módulo físico. As dependências mostram como mudanças em um 1 causam mudanças em outro. Visualiza módulos do código-fonte, bibliotecas
    e formulários, arquivos de banco de dados e demais arquivos de sistema. Ve organização e como os componentes interagem entre si.Analisa as partes que podem ser substituídas por outras que implementem as mesmas interfaces (de entrada e/ou de saída)

  • ·         DIAGRAMA  DE COMPONENTES:

    o        Mostra partes internas, os conectores e as portas que implementam um componente.

    o        Um componente é a parte lógica e substituível de um sistema;

    o        As interfaces ligam os modelos lógicos de um sistema;

    o        Termos:

    §        Interface: coleção de operações que especifica um serviço fornecido po ou solicitado de uma classe ou componente. Interface fornecida é uma interface realizada onde o componente fornece um serviço para outros componentes. Interface requerida é uma interface utilizada à qual o componente se adapta quando solicita serviços de outros componentes.

    §        Componente: parte substituível de um sistema. Se adapta e fornece a realização de um conjunto de interfaces;

    §        Porta: janela específica de um componente encapsulado que aceita mensagens para e do componente;

    §        Estrututa interna: implementaçõ de um componente por meio de um conjunto de partes que são conectadas de uma determinada maneira;

    §        Parte: especificação de um papel que compõe parte da implementação de um componente;

    §        Conector: relacionamento de comunicação entre duas partes ou portas.