SóProvas


ID
3394912
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Campos Novos - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com a redação dada pela Lei n° 12.796, de 2013, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), o poder público, na esfera de sua competência federativa, deverá:


1. Fazer a chamada pública.

2. Zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela frequência à escola de no mínimo 65%.

3. Recensear anualmente as crianças e adolescentes em idade escolar, bem como os jovens e adultos que não concluíram a educação básica.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Gab.: C

    .

    L. 9394/96, Art. 5o O acesso à educação básica obrigatória é direito público subjetivo, podendo qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária, organização sindical, entidade de classe ou outra legalmente constituída e, ainda, o Ministério Público, acionar o poder público para exigi-lo.              (Redação dada pela Lei no 12.796, de 2013)

    § 1o O poder público, na esfera de sua competência federativa, deverá:             (Redação dada pela Lei no 12.796, de 2013)

    I - recensear anualmente as crianças e adolescentes em idade escolar, bem como os jovens e adultos que não concluíram a educação básica;             (Redação dada pela Lei no 12.796, de 2013)

    II - fazer-lhes a chamada pública;

    III - zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela freqüência à escola.

  • Essa questão requer conhecimentos sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394 de 1996. De acordo com a redação dada pela Lei n° 12.796 de 2013 na LDBEN, o candidato deve analisar as afirmativas sobre o dever do poder público, na esfera de sua competência federativa, e indicar a alternativa que apresenta as afirmativas corretas. 

    A Lei n° 12.796, de 2013, altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Ela dá nova redação para o art. 5º, que determina que o acesso à educação básica obrigatória é direito público subjetivo, podendo qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária, organização sindical, entidade de classe ou outra legalmente constituída e, ainda, o Ministério Público, acionar o poder público para exigi-lo. O parágrafo primeiro do Art. 5º estabelece o dever do poder público, na esfera de sua competência federativa, contendo três incisos. Vamos analisá-los abaixo. 

    1. Fazer a chamada pública. 
    CORRETO – Este é o inciso II do § 1º do art. 5º da Lei, que estabelece que o poder púbico deve “fazer-lhes a chamada pública". 

    2. Zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela frequência à escola de no mínimo 65%. 
    ERRADO – O inciso III do § 1º do art. 5º da Lei, que estabelece que o poder público deve “zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela frequência à escola". O mesmo não especifica a frequência mínima. 

    3. Recensear anualmente as crianças e adolescentes em idade escolar, bem como os jovens e adultos que não concluíram a educação básica. 
    CORRETO - O inciso I do § 1º do art. 5º da Lei estabelece que o poder público deve “recensear anualmente as crianças e adolescentes em idade escolar, bem como os jovens e adultos que não concluíram a educação básica". 
    Portanto, são corretas apenas as afirmativas 1 e 3, sendo a letra C a alternativa correta. 
    Gabarito do Professor: Letra C.
  • C

  • Art. 24.  V= o controle de freqüência fica a cargo da escola, conforme o disposto no seu regimento e nas normas do respectivo sistema de ensino, exigida a freqüência mínima de setenta e cinco por cento do total de horas letivas para aprovação;