SóProvas


ID
3395356
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Referente às noções de segurança e proteção: vírus, worms e derivados, julgue o item a seguir.


Na utilização de criptografias para redes sem fio, um dos tipos que pode ser usado é o WEP, que se utiliza de uma chave secreta compartilhada.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    PROTOCOLOS DE SEGURANÇA WI-FI

    WEP ou Wired Equivalent Privacy (Privacidade equivalente aos fios) foi o primeiro protocolo de criptografia lançado para redes sem fio.

    O WEP é um sistema de criptografia adotado pelo padrão IEEE 802.11. Ele utiliza uma senha compartilhada para criptografar os dados e funciona de forma estática. Além de fornecer apenas um controle de acesso e de privacidade de dados na rede sem fio.

    WEP2 ou WPA

    Wi-fi Protected Access (Wi-Fi de acesso protegido) é uma versão melhorada do WEP. Também é conhecido como TKIP (Temporal Key Integrity Protocol). O recurso surgiu em 2003 para aumentar a segurança do protocolo WEP. As principais mudanças foram no algorítimo de criptografia.

    WPA 2 ou 802.11i 

    O WPA2 é considerada a versão final o WPA. A principal diferença entre o WPA e o WPA2 é a forma com a qual ele criptografa os dados. Enquanto o WPA utiliza o TKIP como algoritmo de criptografia, o WPA2 utiliza o algoritmo AES (Advanced Encryption Standard). O algoritmo AES é consideravelmente mais pesado que o TKIP. Por conta disso, as placas mais antigas não suportam o WPA2, nem com um firmware atualizado.

    Fonte: Techtudo

  • WEP

    Este protocolo foi lançado como um padrão de segurança em 1997 e tornou-se o pioneiro no assunto de proteção de redes sem fio. Ele utiliza o algoritmo RC4 para criptografar os pacotes que serão trocados numa rede sem fios e usa também uma função detectora de erros que verifica se a mensagem recebida foi corrompida ou alterada no meio do caminho.

    Entretanto, depois de vários estudos e testes realizados com este protocolo, descobriu-se algumas vulnerabilidades e falhas que fizeram com que o WEP perdesse quase toda a sua credibilidade.

    CERTO

  • Alguém explica mais porque a chave secreta é compartilhada por favor.

  • O compartilhada é a famosa "senha do wifi"

  • WEP > depois de vários estudos e testes realizados com este protocolo, descobriu-se algumas vulnerabilidades e falhas que fizeram com que o WEP perdesse quase toda a sua credibilidade. Apesar disso, o protocolo ainda é muito usado ainda hoje, principalmente em instalações residenciais.

    WAP -> O WAP pode ser considerado um protocolo WEP melhorado. O WPA utiliza uma chave-mestra compartilhada.

    Oba:

    "Depois de tantas informações sobre os dois protocolos, fica bem claro a grande diferença entre eles. Mais importante ainda, é óbvio que a utilização do WEP é altamente desaconselhada, por se tratar de uma tecnologia antiga e com uma série de brechas de segurança. Além disso, o WPA é uma opção mais confiável e tem uma implementação bem mais completa".

    "Não pare até que tenha terminado aquilo que começou". - Baltasar Gracián.

  • WAP -> O WAP pode ser considerado um protocolo WEP melhorado. O WPA utiliza uma chave-mestra compartilhada.

    O WEP Ele utiliza uma senha compartilhada

  • O WEP Ele utiliza uma senha compartilhada

    OU SEJA, VAI FAZER COM QUE VOCE POSSA COMPARTILHAR SUA SENHA WIFI, PARA QUE AS OUTRAS PESSOAS UTILIZEM DE FORMA SEGURA!

  • Gab. Certo

    O WPA pode ser considerado um protocolo WEP melhorado, já que ele surgiu a partir de um esforço conjunto de membros da Aliança Wi-Fi e do IEEE para combater algumas das vulnerabilidades do WEP e aumentar o nível de segurança das redes sem fio.

  • não é o mais seguro mais pode ser...