SóProvas


ID
3397162
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Juiz de Fora - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                                  Texto 1

                    Automedicação pode causar sérios danos à saúde


      Hábito pode inibir eficácia dos medicamentos, causar efeitos colaterais nocivos e causar a morte A automedicação pode trazer consequências graves à saúde, como reações alérgicas e dependência. Além disso, de acordo com o Ministério da Saúde, o hábito pode aumentar a resistência de micro-organismos e inibir a eficácia dos remédios.

      Segundo o Ministério da Saúde, nos últimos cinco anos, quase 60 mil casos de internações por automedicação foram registrados no Brasil.

      O estudante Stuart Figueredo, por exemplo, tem bronquite asmática e compra os medicamentos sem receita médica para tratar a doença. Ele conta que já percebeu os efeitos da automedicação. “Eu compro bombinha, inalador, para melhorar da asma, e já tem tanto tempo que eu faço essa automedicação que às vezes o remédio não surte tanto efeito. Já tiveram algumas situações em que o uso da bombinha ou então do inalador, da nebulização, não surtiu efeito que eu precisava. Eu precisava de verdade ir no hospital e fazer o tratamento correto para que eu pudesse sarar daquele sintoma”, conta.

      Segundo o ex-secretário de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha, optar pela automedicação pode trazer consequências graves para a saúde. “Pode matar, os excessos de medicamentos ou às vezes o uso prolongado de um medicamento. Os efeitos colaterais, os efeitos adversos. Basta ler as bulas, vocês vão ver que todos os medicamentos, eles podem ter efeitos adversos. O uso indevido de medicamentos, ele pode piorar a qualidade de vida em vez de melhorar a qualidade de vida se ele for utilizado inadequadamente”, reforça.

(Adaptado de http://www.brasil.gov.br/saude/2014/08/automedicacao -pode-causar-serios-danos-a-saude)

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    A) O prefixo ?auto?, no termo ?automedicação?, refere-se ao elevado grau de perigo que envolve a ação de tomar remédios sem consultar um médico ? incorreto, refere-se a algo reflexivo, algo feito com a própria pessoa que executa a ação.

    B) O termo ?ex-secretário? é formado por derivação prefixal e sufixal. O prefixo ?ex?, que se refere a uma função ou um estado anterior, pode se tornar independente do radical, sendo, muitas vezes, utilizado como um substantivo, como na frase ?Encontrei o ex de minha amiga ontem ? correto, junção do prefixo -ex e do sufixo -ário.

    C) O termo ?micro-organismos? é formado por derivação regressiva, uma vez que o prefixo ?micro? remete à regressão de algo ? incorreto, derivação prefixal, prefixo -micro + substantivo "organismos".

    D) O termo ?nocivos? é formado por derivação imprópria, uma vez que seu radical recebe um sufixo ?-ivo?, que se agrega para formar verbos ? incorreto, a derivação imprópria marca a mudança de classe gramatical usual de uma palavra, não ocorre isso aqui.

    E) O termo ?inadequadamente? é formado por derivação parassintética, uma vez que se anexam, simultaneamente, um prefixo e um sufixo ao radical ? incorreto, temos uma derivação prefixal e sufixal, acréscimo do prefixo -in e do sufixo formador de advérbio -mente.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • não entendi, está resposta. (ex-secretario) tem sufixo, mas tem prefixo ?

  • Thiago Sena.

    A palavra ex-secretário é uma palavra formada pelo processo de derivação por prefixação e sufixação.

    O ex- é um prefixo que significa algo anterior.

    Encontra-se separado por hífen do restante da palavra em razão de uma regra determinada pelo novo acordo ortográfico.

    Segundo a regra, é obrigatório o uso do hífen com os prefixos além-, aquém-, circun-, ex-, pan-, pós-, pré-, pró-, recém-, sem, sota-, soto-, vice-, vizo-.

    Espero ter ajudado.

    Qualquer erro, notifiquem-me.

  • Errei a questão por desconhecer a origem da palavra secretário, que vem de "secreto".

    Desse modo há sim prefixação e sufixação.

  • Alguém saberia dizer porque o item E está incorreto?

  • secretaria

    ETIMOLOGIA

    der do lat secretus+aria, como esp secretaría.

    https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/secretaria

  • COMPLEMENTANDO

    "O termo “micro-organismos” é formado por derivação regressiva, uma vez que o prefixo “micro” remete à regressão de algo." ERRADO

    São 6 os principais processos de formação de palavras por derivação: prefixal, sufixal, prefixal e sufixal, parassintética, regressiva e imprópria.

    O termo micro-organismo é formado pelo processo de derivação prefixal, em razão do acréscimo do prefixo micro- à palavra organismo. O prefixo micro-, de origem grega, remete a algo pequeno. A derivação regressiva, por outro lado, trata-se do processo de formação de palavras em que ocorre redução da palavra primitiva. São exemplos: alívio (verbo aliviar), acesso (verbo acessar), sarampo – reduzida da palavra “sarampão”.

  • COMPLEMENTANDO

    "O termo “inadequadamente” é formado por derivação parassintética, uma vez que se anexam, simultaneamente, um prefixo e um sufixo ao radical." ERRADO

    Repita para fixar: são 6 os principais processos de formação de palavras por derivação: prefixal, sufixal, prefixal e sufixal, parassintética, regressiva e imprópria.

    O termo inadequadamente é formado pelo processo de derivação prefixal e sufixal, em razão do acréscimo do prefixo in- e do sufixo - mente à palavra adequado. A derivação prefixal e sufixal existe quando um prefixo e um sufixo são acrescentados à palavra primitiva de forma independente, ou seja, mesmo sem a presença de um dos afixos a palavra continua tendo significado. Perceba: Inadequado (sem o sufixo) e adequadamente (sem o prefixo). Por outro lado, na derivação parassintética ocorre a junção simultânea de um prefixo e de um sufixo à palavra primitiva. Contudo, a supressão de um ou de outro resulta necessariamente em uma forma inexistente na língua portuguesa. São exemplos: enfrentar, anoitecer, entristecer, esfarelar.

  • acertei por eliminação, pois não conhecia a formação da palavra secretário.

  • Acertei mas na sorte, ex-secretário não seria uma derivação paracintética ? fiquei na duvida, ex-secreto seria uma construção possivel?