SóProvas


ID
3397753
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue o item, relativo à estrutura organizacional.


Estrutura funcional é o resultado da combinação dos vários tipos de organização, com o predomínio da estrutura linear, a fim de reunir as vantagens desses dois tipos e reduzir as desvantagens. Apesar de seguir as características básicas da estrutura linear, diferencia‐se dela no que diz respeito à presença de órgãos de apoio junto aos gerentes de linha.

Alternativas
Comentários
  • Errado. Especialidades é a palavra-chave.

     

    https://www.heflo.com/pt-br/definicoes/o-que-e-estrutura-funcional/

     

    Estrutura funcional é a estrutura organizacional determinada por especialização do trabalho. Permite economias de escala e simplifica a coordenação, no entanto, atrasa a tomada de decisão e o tempo de resposta a mudanças. Está orientada a metas internas e não possui foco do cliente.

    Fonte: Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio – ABPMP BPM CBOK V3.0.

    Exemplos de estruturas funcionais: departamentos de compras, recursos humanos e tecnologia da informação.

  • ☑ GABARITO: ERRADO

    Estrutura Funcional

    Aplica o princípio funcional ou princípio da especialização das funções: separa, distingue e especializa. O modelo desenvolve o princípio da especialização diante da necessidade de decompor as funções para torná-las mais fáceis.

    Na estrutura funcional, cada subordinado reporta-se a diversos superiores simultaneamente, porém, cada superior responde apenas pelas suas especialidades, não interferindo nas especialidades dos demais. Não é a hierarquia, mas a especialidade que promove as decisões. Algumas características:

    ↪Autoridade funcional ou dividida;

    ↪Linhas diretas de comunicação;

    ↪Descentralização das decisões;

    ↪Ênfase na especialização.

    A QUESTÃO COLOCOU CONCEITOS DA ESTRUTURA LINHA-STAFF, MAS AFIRMOU SER DA FUNCIONAL, E POR TANTO SE ENCONTRA INCORRETA.

    Estrutura Linha-Staff

    É o resultado da combinação dos tipos de organização linear e funcional, com o predomínio da estrutura linear, a fim de reunir as vantagens destes dois tipos e reduzir as desvantagens. Apesar de seguir as características básicas da estrutura linear, diferencia-se dela no que diz respeito à presença de órgãos de apoio junto aos gerentes de linha (staff).

    As atividades de linha estão diretamente ligadas aos objetivos básicos da organização, enquanto as atividades de staff estão ligadas indiretamente. Os órgãos que executam as atividades-fins da organização são consideradas de linha e o restante das atividades são consideradas staff.

    A autoridade nos órgãos de linha é linear, ou seja, os órgãos são decidem e executam as atividades principais. Já a autoridade nos órgãos de staff é de assessoria, de planejamento e controle, de consultoria e recomendação, isto é, autoridade funcional.

    Autoridade de linha: linear; absoluta, total; cadeia escalar, relação hierárquica entre chefe e subordinado; 

    Autoridade de staff: funcional; relativa, parcial; especialização, relação de consultoria, de assessoria;

    ADMIN CONCURSOS.

  • GABARITO "ERRADO"

    ESTRUTURA FUNCIONAL NÃO COMBINA NADA.

    A estrutura do tipo funcional agrupa pessoas que exercem funções em uma determinada área, na organização, existe maior especialização dos funcionários - eles sabem mais sobre suas respectivas áreas.

  • Características da Estrutura Funcional:

    # Especialização

    # Divisão do Trabalho

    # Comunicação Direta

    # Subordinação Múltipla

    Tendo por base esses conceitos a questão está ERRADA pois a estrutura linear não há especialização do trabalho. O Chefe, ou seja, quem tem o poder de mandar não é um especialista no assunto.

  • Trata-se do tipo de departamentalização mais utilizado pelas empresas. Contudo, não é o tipo de

    departamentalização adequado para as empresas que estão inseridas em ambientes instáveis e

    dinâmicos. Como nesse tipo de departamentalização a empresa volta-se para “si mesma”

    (introversão), a departamentalização funcional é mais indicada para empresas que desempenham

    atividades rotineiras, que tenham poucas linhas de produtos ou serviços, e que operam em um

    ambiente estável, de poucas mudanças.

    Fonte: Estratégia concursos.

  • ERRADO

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento de Estrutura linear e staff.


    Primeiramente, a questão está errada ao afirmar que a estrutura funcional é o resultado da combinação dos vários tipos de organização, com o predomínio da estrutura linear.


    O conceito trazido pela questão aproxima-se da estrutura linha-staff, mas também não se refere a ela especificamente, dado que a estrutura linha-staff combina apenas a organização linear e a funcional e não vários tipos de organização.


    Segundo Chiavenato, linha-staff é o resultado da combinação dos tipos de organização linear e funcional, buscando incrementar as vantagens desses dois tipos de organização e reduzir as suas desvantagens. (Chiavenato, 2003, p. 192).


    Nesta esteira, a organização linha-staff apresenta como característica a fusão da estrutura linear com a funcional, com predomínio da primeira. A estrutura linha-staff, apesar de seguir as características básicas da estrutura linear, diferencia‐se dela no que diz respeito à presença de órgãos de apoio junto aos gerentes de linha.


    Segundo Chiavenato (2003), lista as características da linha e do staff, que são descritas na imagem abaixo:



    (Chiavenato, 2003, p. 195)

    Portanto, questão está errada ao afirmar que “estrutura funcional é o resultado da combinação dos vários tipos de organização", dado que a estrutura funcional não possui combinação com outro tipo de estrutura, bem como o resto da questão não se relaciona com a estrutura funcional, mas com a estrutura linha-staff.
    Gabarito do Professor: ERRADO.

    Fonte:

    Chiavenato, Idalberto. Introdução à teoria geral da Administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. - 7.ed. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2003 - 6ª reimpressão.

  • Estrutura funcional é a forma estrutural que aplica o princípio funcional ou princípio da especialização das funções: separa, distingue e especializa. O modelo desenvolve o princípio da especialização diante da necessidade de decompor as funções paratorná-las mais fáceis. Na estrutura funcional, cada subordinado reporta-se a diversos superiores simultaneamente, porém, cada superior responde apenas pelas suas especialidades, não interferindo nas especialidades dos demais. Não é a hierarquia, mas a especialidade que promove as decisões. Algumas características:

    Autoridade funcional ou dividida;

    Linhas diretas de comunicação;

    Descentralização das decisões;

    Ênfase na especialização