SóProvas


ID
3397771
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca da cidadania, julgue o o item.


A cidadania é o conjunto de direitos e deveres exercidos por um indivíduo que vive em sociedade, no que se refere a seu poder e grau de intervenção no usufruto de seus espaços e à sua posição de poder nele intervir e de poder transformá‐lo.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    ↪ A cidadania é o conjunto de direitos e deveres exercidos por um indivíduo que vive em sociedade, no que se refere ao seu poder e grau de intervenção no usufruto de seus espaços e na sua posição em poder nele intervir e transformá-lo.

    Essa expressão vem do latim civitas, que quer dizer cidade. Antigamente, cidadão era aquele que fazia parte da cidade, tendo direitos e deveres por nela habitar. Atualmente, esse conceito extrapola os limites urbanos, podendo ser compreendido no espaço rural.

    BRASIL ESCOLA.

  • gabarito (CERTO)

    condição de pessoa que, como membro de um Estado, se acha no gozo de direitos que lhe permitem participar da vida política.

  • Gab. CERTO!

    Cidadania é a permissão atribuída a um cidadão para exercer os seus direitos e garantias de natureza civil, política e social. Exercer a cidadania é garantir que todos esses direitos sejam colocados em prática através do povo de uma determinada região.

  • CIDADANIA E DEMOCRACIA: o agir humano como conduta responsável A cidadania é o conjunto de direitos e deveres exercidos por um indivíduo que vive em sociedade, no que se refere ao seu poder e grau de intervenção no usufruto de seus espaços e na sua posição em poder nele intervir e transformá-lo. A expressão da cidadania frequentemente está associada ao campo do direito, em que existe uma série de legislações voltadas para os direitos e deveres que o cidadão possui. Dentre os deveres, destaca-se o voto eleitoral (que também é um direito), o zelo pelo espaço e o cumprimento das leis. Entre os direitos, destaca-se o de ir e vir, bem como o de ter acesso à saúde, moradia, alimentação e educação.

  • Mal formulada e excessivamente abstrata, pois não esclarece em qual sentido se refere, geral (comum) ou sentido jurídico/político. Além disso, como o conceito legal via de regra é vinculado apenas aos direitos políticos, me parece incorreta sob tal aspecto a questão. Conceitos existirão milhares..

  • A ideia de participação de um indivíduo em uma sociedade a partir da garantia de seus direitos, independente de suas características ou origens familiares, é uma mudança moderna. A concepção de direitos expandidos à toda a sociedade nasceu das revoluções burguesas ocorridas na Europa ao longo dos séculos XVII, XVIII e XIX, principalmente, e que deram forma aos Estados Modernos. Pensadores como Hobbes, Locke e Rousseau, os "contratualistas", foram responsáveis por fundamentar filosoficamente as estruturas do Estado que deveria substituir o mundo medieval. Nesses novos Estados, o direito se ampliava para uma parcela da sociedade que já controlava o setor econômico, a burguesia. Todos os avanços que ocorreram a partir do período Moderno resultaram em lutas e confrontos que moldaram os Estados-Nacionais Modernos, também compreendidos como Estados Democráticos de Direito. Democráticos, pois seu poder e legitimidade emana do povo, e de Direito, pois estabelece em sua constituição a garantia de direitos e deveres de seus membros, os cidadãos. É a configuração desses direitos e deveres, diferentes em cada Estado, que compõem a cidadania.

    A resposta é CERTO.