SóProvas



Questões de Cidadania e movimentos sociais


ID
7636
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2004
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A justificativa para o que foi denominado ciclo político invertido baseou-se no argumento da existência de restrições políticas ou sociais à adoção de medidas fiscais impopulares. A promoção do desenvolvimento e o esforço no sentido de minimizar os conflitos sociais formam, naturalmente, parte do ideário de qualquer governo. O que caracteriza as políticas populistas, de acordo com seus críticos, seria a combinação de quatro fatores. Identifique o fator que não é pertinente.

Alternativas
Comentários
  • Políticas populistas:
    a) O ativismo governamental. Correto, pois implica a ação do governo intervindo em contraprestações à sociedade
    b) O redistributivismo a qualquer custo. Correto, pois visa a redistribuição de renda através de programas sociais, isenções, concessões de beneficios sem contrapartida. A qualquer custo porque não leva em consideração contrapartidas para manter o equilibrio das contas públicas como : redução de gastos, fonte de custeio etc.
    c) A afirmação das consequências positivas de elevados déficits fiscais. Errada. Claro que afirmar ser positivo défcits fiscais não há de ser uma atitude sensata em qualquer tipo de governo.
    d) Correta. Famosas as frases "Nunca antes na história deste pais...."Pois isto retrata uma tentativa de mostrar condições positivas mesmo quando o contexto é outro.
    e) Correta. Novamente, uma política populista não leva em consideração contextos econômicos, está mais preocupada em manter programas sociais que causam maiores impactos a curto prazo na percepção do povo.

  • Discordo do gabarito. 

    c) É próprio dos regimes populistas a afirmação de haverem mais consequências positivas do que negativas no endividamento dos Estados, o que o estudo da Economia mostra não ser verdade, pois um devedor terá sempre custos maiores para as suas ações do que um credor, afora a perda com o pagamento de juros para o sistema financeiro.

    a) O "ativismo governamental" pode ser entendido como a mera ação incisiva e resolutiva do Estado no enfrentamento de problemas históricos e persistentes, agindo de forma a equacionar tais problemas, mas não necessariamente com viés populista ou ideologizante. Creio que o gabarito deveria ser a letra A. 

ID
99958
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A questão social está na base dos movimentos da sociedade brasileira, como produto e condição da ordem burguesa e diz respeito à sociedade de classes. (Raichelis, 1998) Nesta linha pode-se dizer que a questão social:

I. Expressa um conjunto de problemas políticos, so- ciais e econômicos que a formação da classe operária e seu ingresso no cenário político desencadeiam, no curso da constituição e desenvolvimento da sociedade capitalista.

II. É a expressão da sociabilidade erguida sob o comando do capital, com todos os efeitos sociais que emergem da luta pela apropriação da riqueza social criada a partir do trabalho não pago.

III. Constitui-se sinônimo de pobreza sem, contudo, ter vinculação com o modo de produção capitalista.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • GABARITO  B. 

  • A Questão Social não é sinonimo de probreza, e sim as contradições de uma sociedade classista (esta que gera probreza, desigualdade, necessidades sociais...) e por isto se relaciona diretamente com o modo de produção capitalista.

  • Prova elaborada por um marxista, certamente. Pouco dialógica.


ID
99961
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A política social, segundo Evaldo Vieira, foi historicamente compreendida como:

I. Resposta às necessidades sociais, satisfazendo-as ou não, pois a política econômica e a social vinculam-se à acumulação do capital.

II. Estratégia governamental de intervenção nas relações sociais, unicamente pode existir com o surgimento dos movimentos populares do século XIX.

III. Conjunto de serviços, programas, projetos e benefícios destinados aos mais pobres e executado exclusivamente no campo público.

É correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • III - errada: a PS não é executada exclusivamente no campo público, lembram do 3o setor?


ID
100030
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Considerando o importante papel que o contexto social tem na concretização dos direitos sociais, ao ser chamado para elaborar um estudo da situação o assistente social deve considerá-lo como:

I. conjunto de informações, constantemente alimentadas e processadas, as quais se constituem em subsídios permanentes que permitem localizar, compreender, explicar e prever tendências de uma situação como um todo.

II. documento que reúne as aproximações sucessivas do objeto a ser estudado sem juízo de valor, considerando que todos os elementos já estão dados a priori.

III. instrumento capaz de acumular elementos de juízo que permitam esboçar hipóteses alternativas variáveis de intervenção.

É correto o que se afirma APENAS em

Alternativas

ID
104329
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Historicamente, o processo de ampliação da cidadania produziu a incorporação progressiva de diferentes segmentos populacionais à igualdade formal e a expansão da codificação de direitos nas instituições dos estados nacionais. De acordo com essa perspectiva, o conceito de cidadania incluiu sucessivamente:

Alternativas
Comentários
  • A questão "A" e "C" são iguais.
  • Sã os direitos de primeira, segunda e terceira geração. Ou seja, os civis, politicos e sociais.
  • Liberdáde - civil igualdade - político - fraternidade - social direitos de 1a 2a 3a geração 

  • direitos civis, direitos políticos e direitos sociais

  • No Brasil, a sucessão de direitos não se deu dessa maneira.

    A questão está correta, mas generaliza e desconsidera especificidades históricas particulares.


ID
104368
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Considere as proposições abaixo.

I. A capacidade de adoção de novas medidas é constrangida pelos resultados das decisões passadas.

II. Em cada ciclo decisório são consideradas como opções políticas apenas as alternativas que não diferem significativamente das políticas existentes.

III. O pluralismo do processo decisório é garantido pelas estratégias de negociação e de ajuste mútuo entre os atores envolvidos.

O modelo de análise de políticas públicas que corresponde à essas três afirmativas é:

Alternativas
Comentários
  • INCREMENTALISMO
    "As organizações seguem através de longos períodos quando desenvolvem suas estratégias incrementalmente; isto é, as decisões são construídas umas sobre as outras, de forma que as decisões passadas moldam as estratégias futuras. ...Para lutar com esta incerteza (e complexidade de desenvolver uma estratégia) e tal compromisso (de uma estratégia que permita à empresa ir em frente apesar dos conflitos de interesses de diferentes grupos), as estratégias devem ser desenvolvidas gradualmente para que novas idéias e experimentos possam ser testados e o compromisso dentro da organização possa ser alcançado enquanto mantém-se contínua a mudança, se em baixa escala. Isto é o que tem sido conhecido como ‘incrementalismo lógico’."(Johnson, 1992 : 28)


    Também segue outra definição em : http://pt.scribd.com/doc/53092753/23/Incrementalismo#outer_page_115

    Bons Estudos
    !!
  • Gab: E

    - Incrementalismo: Conservador

    - Escolha-racional:  Muitas vezes são irrealistas e inexequíveis.

     


ID
213076
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

No que se refere à cidadania, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Os cidadãos são indivíduos dotados de direitos e deveres e que para isso ocorrer, tem, necessariamente, que está inserido em uma comunidade nacional.

    LETRA C


ID
213088
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Com relação aos movimentos sociais, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • ga A

  • misoginia ódio ou aversao as mulheres

  • Gabarito inadequado, duvidoso ou bem errado! O "ou" na alternativa A dá a entender que misoginia é o mesmo que divisão sexual do trabalho. A alternativa C me parece mais adequada, pois verdadeira: alguns movimentos são sexuados; outros, não.


ID
213121
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

No ano de 2005, ocorreram várias rebeliões de jovens nas periferias de grandes cidades francesas, especialmente nos arredores de Paris, em que carros foram incendiados e monumentos foram pichados e destruídos. Com relação a esse tipo de situação, assinale a opção correta considerando os pressupostos da sociologia jurídica.

Alternativas
Comentários
  • Pelo que pude acompanhar, nos noticiários, aquelas revoltas tinham mais a ver com rebeliões contra os maus tratos da polícia do que com diferença cultural!


ID
345895
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Patrocínio - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“[...] a cidadania é o próprio direito à vida no sentido pleno. Trata-se de um direito que precisa ser construído coletivamente.” (COVRE, M. de Lourdes. O que é cidadania, 2007, p.11)

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I relacionando cada tipo de direito à sua abrangência.

COLUNA I

1. Direitos civis

2. Direitos sociais

3. Direitos políticos


COLUNA II 

( ) dizem respeito à alimentação, habitação, saúde, educação, etc.

( ) dizem respeito à livre expressão de pensamento, prática política, religiosa,etc.

( ) dizem respeito ao direito de se dispor do próprio corpo, locomoção, segurança,etc.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência de números CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D


    Direitos sociais Artigo 6 da constituição Federal - 

    Macete para não esquecer.....

    Edu Mora Ali      (educação, moradia, alimentação)

    Sau trabalha La (Saúde, Trabalho, Lazer)

    Assis ProSeg Preso (Assistência Social, Proteção a Maternidade, Segurança e Previdência social.

    Direitos Políticos......:

    Artigo 7 da Constituição e outros princípios no Artigo 5,

    direitos de elegibilidade, manifestação de pensamento vedado anonimato, liberdade de crença.

    Direitos Civis....

    É o direito do dia a dia das pessoas, em suas relações privadas cotidianas.


ID
424525
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Cidadania é, essencialmente, a consciência de direitos e deveres e o exercício da democracia: direitos civis, direitos sociais, direitos políticos. Acerca dos temas cidadania e ética, julgue os itens que se seguem.

A cidadania moderna é construída a partir de processos de acumulação de direitos por parte dos integrantes de uma sociedade, o que leva, em contrapartida, ao aumento das limitações do Estado e à incorporação de camadas cada vez mais amplas da população à condição de cidadãos.

Alternativas
Comentários
  • Nos países ocidentais, a cidadania moderna se constituiu por etapas. T. H. Marshall afirma que a cidadania só é plena se dotada de todos os três tipos de direito:

    1. Civil: direitos inerentes à liberdade individual, liberdade de expressão e de pensamento; direito de propriedade e de conclusão de contratos; direito à justiça; que foi instituída no século 18;

    2. Política: direito de participação no exercício do poder político, como eleito ou eleitor, no conjunto das instituições de autoridade pública, constituída no século 19;

    3. Social: conjunto de direitos relativos ao bem-estar econômico e social, desde a segurança até ao direito de partilhar do nível de vida, segundo os padrões prevalecentes na sociedade, que são conquistas do século 20.

  • Aquestão está CERTA

ID
424531
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Cidadania é, essencialmente, a consciência de direitos e deveres e o exercício da democracia: direitos civis, direitos sociais, direitos políticos. Acerca dos temas cidadania e ética, julgue os itens que se seguem.

A ética tem a sua base conceitual na palavra moral. Apesar de ética e moral significarem hábitos e costumes, no sentido de normas comportamentais que se tornaram habituais, a ética engloba uma reflexão crítica acerca dos alicerces de um sistema de costumes de uma pessoa, grupo ou sociedade.

Alternativas
Comentários
  • A moral incorpora as regras que temos de seguir para vivermos em sociedade, regras estas determinadas pela própria sociedade. Quem segue as regras é uma pessoa moral; quem as desobedece, uma pessoa imoral.

    A ética, por sua vez, é a parte da filosofia que estuda a moral, isto é, que reflete sobre as regras morais. A reflexão ética pode inclusive contestar as regras morais vigentes, entendendo-as, por exemplo, ultrapassadas.

  • A questão está certa
  • A ética é a “ parte da Filosofia que estuda os valores morais e os princípios ideais da conduta humana”, definida também como “Conjunto de princípios morais que se devem observar no exercício de uma profissão”. A ética é a moral aplicada ao ambiente de um determinado grupo (ou a uma determinada pessoa). Dentro do contexto da ética profissional, está agindo de forma ética o funcionário que não agride o outro, não rouba nem se apropria dos aparelhos e utensílios do escritório.

    Portanto, a afirmativa está CERTA!

     

    Prof. Marcelo Camacho

  • errei por causa da "reflexão crítica" :(

  • "Apesar de ética e moral significarem hábitos e costumes" - pelo que estudei, hábitos e costumes referem-se à moral. Aqui, estão sendo tratadas como sinônimos e elas não são. Mas sempre quando cai essa matéria, é tudo muito subjetivo infelizmente.


ID
424534
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Cidadania é, essencialmente, a consciência de direitos e deveres e o exercício da democracia: direitos civis, direitos sociais, direitos políticos. Acerca dos temas cidadania e ética, julgue os itens que se seguem.

Os códigos de ética contribuem para orientar o comportamento de pessoas, grupos e organizações (incluindo seus gestores). Os códigos de ética devem refletir tanto os valores passados como os vigentes das sociedades humanas.

Alternativas
Comentários
  • Não consegui entender o erro dessa questão, alguém pode explicar?
  • Provavelmente o erro da questão se encontra ao dizer sobre os valores passados que pode ser de qualquer tipo, que hoje, podem ser que não seja considerado ético.
  • Quando se fala em CÓDIGO DE ÉTICA devemos pensar em comportamentos, logo, algo prático. Neste sentido, entendo que o erro da questão é querer que este código de ética reflita valores passados, quando na verdade deve considerar os valores vigentes em um dado período histórico.
  • A questão fala de "valores passados ...  das sociedades humanas"   ora, diversas coisas que antes eram justas hoje são injustas, p ex: escravidão.  Certamente houve na época da escravidão toda uma legitimidade política, ética, moral, jurídica, religiosa, econômica, antropológica, etc..  que fundamentava a sociedade escravocrata. Hoje, porém, não mais. Por isso a questão está errada.


ID
447487
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-RR
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Julgue o próximo item, acerca de cidadania.

Considera-se reducionista a visão que relaciona o conceito de cidadania à realização de determinadas ações por imposição.

Alternativas
Comentários
  • A Cidadania não se circunscreve apenas às atitudes que tomamos por meio de obrigação estatal. Faz parte da cidadania, também, ajudar um idoso a atravessar uma faixa de pedestre, por exemplo, ou fazer uma doação de cesta básica para quem está precisando.

    Resposta: Certo

  • A Cidadania não se circunscreve apenas às atitudes que tomamos por meio de obrigação estatal. Faz parte da cidadania, também, ajudar um idoso a atravessar uma faixa de pedestre, por exemplo, ou fazer uma doação de cesta básica para quem está precisando.

    Danuzio Neto Direção Concursos

  • No Brasil, estamos gestando a nossa cidadania. Damos passos importantes com o processo de redemocratização e a Constituição de 1988. Mas, muito temos que andar. Ainda predomina uma visão reducionista da cidadania (votar, e de forma obrigatória, pagar os impostos... ou seja, fazer coisas que nos são impostas) e encontramos muitas barreiras culturais e históricas para a vivência da cidadania.

    Fonte: http://www.focabrasil.com.br/cidadania-pontodevista.html

  • CERTO


ID
447490
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-RR
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Julgue o próximo item, acerca de cidadania.

Embora a cidadania expresse um conjunto de direitos, a possibilidade de participação ativa na sociedade reduz-se aos economicamente privilegiados.

Alternativas
Comentários
  • então na hora de responder não podemos trazer a realidade é sim o que está no papel enfim .... sabemos quem manda na politica

    questão errada !!!

  • Segundo a nossa Constituição Federal, no seu artigo 5º, todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza.

    Assim, até por uma disposição constitucional, os direitos no Brasil podem ser exercidos por qualquer pessoa, sem que exista distinção de qualquer natureza.

    Resposta: Errado

  • Cidadania = Participação do ser humano nas escolhas politicas.

    Independe de Classe social.

  • Formalmente a questão está errada, mas ideologicamente não.

  • olha...


ID
480091
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A respeito de movimentos sociais, julgue os itens que se seguem.

Um movimento social não deve ser caracterizado como um agrupamento de indivíduos envolvidos em um esforço organizado para promover ou resistir a mudanças na sociedade ou grupo do qual fazem parte. Os princípios que um movimento social deve ter são três: identidade, oposição e totalidade.

Alternativas
Comentários
  • O erro está na palavra "oposição". Pois um movimento social pode ser de apoio.
  • Os 3 princípios estão corretos. O erro está na palavra "não".

  • Princípio da totalidade: Um movimento social mesmo que represente ou defenda os interesses de um grupo em particular, afirma fazê-lo em nome de valores e realidade universais.

    Princípio da oposição: Busca vencer a indiferença

    Princípio da identidade:  Interesses que protege, e defende. Quem representa...

  • Cuidado Pessoas!!! o comentário do Gutemberg Junior está errado, há trés princípios e são:

     Os princípios que um movimento social deve ter são três: identidade, oposição e totalidade.


ID
480097
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A respeito de movimentos sociais, julgue os itens que se seguem.

Os movimentos sociais são caracterizados de várias maneiras, no entanto, alguns autores que destacam a relação dos movimentos sociais com a sociedade, assinalam: o movimento conservador é aquele que tenta preservar a sociedade de mudanças; o movimento reformista é aquele que procura modificar alguns aspectos da sociedade sem transformá-la completamente; e o movimento revolucionário é aquele que pretende modificar radicalmente a estrutura social.

Alternativas
Comentários
  • letra C essa questão e pura revisão.


ID
480103
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A respeito de movimentos sociais, julgue os itens que se seguem.

Segundo o princípio da totalidade, o movimento social mesmo que represente ou defenda os interesses de um grupo particular, afirma fazê-lo em nome de valores e realidades particulares, reconhecidas pelo grupo em questão.

Alternativas
Comentários
  • O erro da questão é quando se fala em particular desde que o movimento social é movido por valores em comum
  • O princípio da totalidade • Um movimento social mesmo que represente ou defenda os interesses de um grupo em particular, afirma fazê-lo em nome de valores e realidade universais, reconhecidos pela coletividade como um todo. Desse modo, um movimento social para motivar a sua ação pode invocar razões como: saúde de todos, direitos humanos, o interesse nacional, a ordem desejada por Deus, a história, o bem-estar coletivo etc. O movimento dos sem terra afirma lutar por justiça social; o movimento estudantil, pela melhoria na qualidade de ensino; o movimento feminista pela igualdade de direitos

  • Para Touraine os 3 princípios do movimentos sociais são: 1) identidade; 2) oposição e 3) totalidade

ID
560458
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A falta de moradia, de saneamento básico, o desvio das formas ortodoxas de sobrevivência, a fome e a criminalidade mostram o Brasil como uma das sociedades mais desiguais do planeta. Temáticas como “A Vida no Lixão” e “Fome Zero” discutem a pobreza como um(a)

Alternativas

ID
793885
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Sobre cidadania, marque com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.

( ) A cidadania está ligada à possibilidade de se votar nas eleições, de modo que apenas os indivíduos maiores de 16 anos são considerados cidadãos.
( ) O indivíduo que goza de direitos civis e políticos e que está sujeito a uma série de deveres perante o Estado é cidadão.
( ) Um exemplo de atuação cidadã é saber se posicionar contra o abandono e a exclusão das pessoas necessitadas e de outros grandes problemas existentes no país.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a

Alternativas
Comentários
  • Descartei a primeira no que diz: '' de modo que apenas os indivíduos maiores de 16 anos são considerados cidadãos '', sendo que ''Cidadão é indivíduo que tem plenos direitos e deveres num estado; habitante de uma cidade; pessoa''. Analisando as opções marquei a mais óbvia. Resposta (d)

  • Uma definição de cidadania deve levar em conta, de um lado, a participação dos cidadãos na vida política e social de sua sociedade e, de outro, o exercício de direitos e deveres. Além disso, a cidadania também pode ser compreendida a partir de sua divisão em três tipos, cada uma correspondendo aos três direitos que a elas se associam: os direitos civis, os direitos políticos e os diretos sociais. Tendo isso em vista, não é possível relacionar a ideia de cidadania apenas com a possibilidade de votar nas eleições, na medida em que a participação dos indivíduos na sociedade extrapola o processo eleitoral, podendo também se manifestar por meio de manifestações, por exemplo. Desse modo, a primeira afirmação está incorreta, considerando ainda que os indivíduos menores de 16 anos também são cidadãos, na medida em que possuem direitos e deveres. A segunda afirmação está correta, visto que relaciona cidadania não apenas com o exercício de direitos e deveres, como também com o pertencimento a um Estado Nação. A terceira afirmação também está correta, na medida em que o posicionamento do indivíduo em relação aos problemas sociais dá conta justamente de uma das dimensões da cidadania, isto é, a participação do cidadão na vida social política.

    Desse modo, a alternativa correta é a opção “d”. 


  • Essas palavras: apenas, com certeza, sempre, nunca, de modo geral....... já indicam q a questão é 90% errada.

ID
793900
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Sobre os Movimento Sociais no Brasil, está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • A participação política pode se dar por meio de uma série de instituições e organizações sociais que desempenham atividades políticas sem fazer parte da estrutura do Estado, isto é, mobilizando-se na sociedade civil. Os movimentos sociais no Brasil expressam essas formas de organização que não datam de agora, mas existem desde os primeiros séculos de colonização até os dias de hoje, contrariando a ideia tão difundida de que os cidadãos brasileiros são passivos e não participam da vida social e política do seu país. A partir do final da década de 1980, todavia, esses movimentos se intensificaram devido à promulgação da “Constituição Cidadã”, que ampliou os direitos dos indivíduos e ao mesmo tempo favoreceu a sua organização política. Tendo em vista o que foi exposto, a opção “a” está incorreta, porque os movimentos sociais no país não se esgotam na luta pela reforma agrária, como aquele representando pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, existindo outras formas de mobilização política e social além desse. A opção “b” também está incorreta, porque a origem dos movimentos sociais no Brasil pode ser encontrada antes da instauração do regime militar na década de 1960. A opção “c” está incorreta, considerando que os diversos movimentos sociais que foram organizados no país, incluindo aqueles que lutaram contra o aumento das passagens de ônibus em 2012, demonstram a capacidade de mobilização da população brasileira, e o impacto que esses movimentos podem ter na vida política e social do país.  A opção “d” também está incorreta, porque a luta pelos direitos indígenas é uma questão que faz parte da pauta dos movimentos sociais, que, cada vez mais, mobilizando-se em torno dos interesses dos grupos minoritários.


    A alternativa correta, portanto, é a opção “e” que chama a atenção para a expansão dos direitos políticos após o fim da ditadura militar, criando condições para um aumento da atuação dos movimentos sociais.



ID
793912
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O termo cidadania é explicado pelo seguinte conceito:

Alternativas
Comentários
  • a) Identidade
    b) CORRETA
    c) Relação social
    d) Cultura
    e) Movimento Social
  • O conceito de cidadania pode ser compreendido a partir de dois pilares: 1) participação do cidadão na vida social e política; 2) exercício de diretos (civis, sociais e políticos) e sua contrapartida, isto é, os deveres do cidadão diante da sociedade. A participação política é fundamental, porque a cidadania é um processo que deve ser construído por meio da organização e intervenção social de indivíduos que reivindicam seus direitos. Por outro lado, ser cidadão está intimamente relacionado à garantia dos direitos essenciais para a vida plena, e também à consciência que cada indivíduo deve ter acerca dos seus deveres para o bom funcionamento da sociedade.

    Tendo isso em vista, a única opção que define o conceito de cidadania é a letra “b”. 


ID
800320
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A respeito da cidadania, está correto o que afirma em

Alternativas
Comentários
  • O estabelecimento dos direitos de cidadania tem relação com o surgimento dos Estados Nacionais e com a expectativa criada em torno da ideia de que eles seriam responsáveis por garantir os direitos dos cidadãos em um determinado território. Além disso, uma discussão sobre cidadania também deve levar em conta os seguintes aspectos: a participação do cidadão na vida política e social, além do exercício de direitos e deveres. Isso posto, a opção “a” está incorreta, considerando que a possibilidade de votar expressa um direito político garantido ao cidadão, mas não é apenas por meio do exercício do voto que se garante uma cidadania plena. A opção “b” também está incorreta, na medida em que na Grécia e  na Roma antiga a mulher não era considerada cidadã, apenas os homens com propriedades.  A alternativa “c” está incorreta, visto que todo indivíduo que nasce no Brasil ou que seja naturalizado brasileiro é considerado cidadão desse país, independente da idade. A opção “e” também está incorreta, já que, embora a ideia de cidadania tenha sua origem na criação dos Estados Nacionais, isso não significa que os indivíduos dependem deles. Para conquistar seus direitos, os homens precisam participar da vida do seu país e pressionar o Estado para que suas demandas sejam atendidas.


    A opção correta, portanto, é a alternativa “d”. 


  • Alternativa D

    A cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na Constituição, é ter consciência do desempenho de seus deveres na sociedade e do gozo de seus direitos.


ID
800323
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A vida política não acontece apenas dentro do esquema ortodoxo dos partidos políticos, da votação e da representação em organismos egislativos e governamentais. O que geralmente ocorre é que alguns grupos percebem que esse esquema impossibilita a concretização de seus objetivos ou ideais, ou mesmo os bloqueia efetivamente. [...] Às vezes, a mudança política e social só pode ser realizada recorrendo-se a formas não ortodoxas de ação política. (GIDDENS, 2008, p. 356-357).


Há um tipo comum de atividade política não ortodoxa, que busca promover um interesse comum ou assegurar uma meta comum através de ações fora das esferas institucionais, que se chama de

Alternativas
Comentários
  • Quando se tem em vista a esfera política, é necessário chamar a atenção para o fato de que ela não se restringe apenas às instituições que fazem parte do Estado. A atuação política também não se esgota no exercício do voto, quando acontecem as eleições. A participação política pode se dar de diversas maneiras em sociedade, inclusive por meio de instituições e organizações sociais que desempenham atividades políticas sem fazer parte do Estado. Nesse sentido, a política não se refere apenas à esfera governamental, mas diz respeito principalmente à forma como a sociedade se organiza coletivamente. Para conquistar algum bem social, os indivíduos se organizam por meio dos movimentos sociais, que podem ser definidos como uma forma de ação coletiva associada a uma luta por interesses cujo principal objetivo é modificar os padrões existentes. A importância desses movimentos sociais consiste no fato de que eles provocam transformações nos valores e nas formas de solidariedade, produzindo novos vínculos sociais sem relação com as esferas institucionais.

    Considerando, portanto, que esses movimentos são uma forma de atividade política não ortodoxa, a resposta correta é a alternativa “c”. 


  • Letra C) movimento social.


ID
850801
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A sociedade civil é um conceito muito importante para um país que pensa em se construir com a participação do cidadão e anuncia uma administração pública efetivamente transparente e a serviço do seu povo. Isto tem sido difícil e sempre adiado, com os governos cada vez mais centralizados e autoritários. O próprio conceito de sociedade civil é pouco conhecido, significando, no entender de Habermas:

Alternativas
Comentários
  • letra - A

  • um complexo institucional composto de “conexões não governamentais e não econômicas e associações voluntárias que ancoram as estruturas comunicativas da esfera pública”


ID
862243
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A queda do Estado Novo (1945) de Vargas inaugurou uma nova etapa da trajetória política do Brasil: a experiência democrática, que, contudo, foi interrompida pelo golpe de 1964, ao qual se seguiram duas décadas de regime autoritário, cujo desfecho foi marcado pela emergência de uma nova e renovada democracia, marcada pela promulgação da Constituição Federal de 1988. Essas transformações ocorreram em um contexto histórico mundial de grandes mudanças econômicas, inclusive com o avanço da globalização, e de extraordinário desenvolvimento científico. Com relação a essa nova realidade histórica brasileira, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • B) A CF/88 traz como foco os Direitos e Garantias Individuais mais especificados

    E) O Brasil entrou junto com os Aliados (EUA), nada de eixo Nazifascista


ID
1085515
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Analise:

Apesar de a década de 80 ter sido conhecida como a década perdida, sobretudo em função dos elevados níveis de inflação e da estagnação da renda per capita, a ação sindical foi extremamente importante para impedir que o processo inflacionário diminuísse ainda mais o poder aquisitivo dos salários e agravasse a já injusta distribuição de renda no Brasil.

(POCHMANN, Marcio et alli. Ação sindical no Brasil: transformações e perspectivas. São Paulo em perspectiva, 12 (1), 1998, 10-23)

Entre os indicadores do crescimento da atividade sindical no período, destacam-se:

Alternativas

ID
1085521
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Quanto à cronologia de alguns fatos marcantes na história do sindicalismo brasileiro, analise:

I. Ciclo de mobilização grevista e campanhas salariais no setor metalúrgico do ABC paulista / Início da distorção política.
II. Ligas Camponesas e fundação da União dos lavradores e trabalhadores agrícolas do Brasil (ULTAB) / Aprovação do Estatuto do Trabalhador Rural.
III. Realização do 1o CONCLAT (Congresso Nacional da Classe Trabalhadora) / Fundação da Central Única dos Trabalhadores.
IV. Assembleia Constituinte / Abertura Econômica / Fundação da Força Sindical.

A cronologia correta está em

Alternativas
Comentários
  • Eita questãozinha....

  • Acertei só por causa das Ligas Camponesas que é a mais antiga.


ID
1152295
Banca
FUMARC
Órgão
AL-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

As chamadas “instituições participativas” oficializaram formas de representação da sociedade civil e, com isso, colocaram o debate sobre a representação política em novos termos. Analise as afirmações a seguir tendo como referência esse debate:

I. A moderna teoria da representação está baseada em três elementos, associados à consolidação dos Estados Modernos e à efetividade dos governos representativos: a autorização, o monopólio e a territorialidade. Esses elementos mostram-se suficientemente adequados para legitimar a representação exercida

II. As instituições participativas trouxeram uma forma mais sofisticada de representação, pois compõem uma estrutura mais complexa de representação política no âmbito dos Poderes do Estado, que conta com a participação e a deliberação da sociedade civil de forma mais direta e menos mediada pelos tradicionais mecanismos de controle, como o voto, e de vocalização das preferências por ele expressas, como os partidos.

III. A construção de um conceito mais amplo de representação deve envolver tanto a sua dimensão eleitoral, quanto a sua dimensão extraeleitoral. O elemento mais importante desse debate é perceber que existem diversos tipos de autorização relacionados a três papéis políticos diferentes: o de agente, o de advogado e o de partícipe. Em todos os três casos, há o elemento do “agir no lugar de”, que varia de perspectiva e pode ser justificado de diferentes maneiras

IV. A representação da sociedade civil nas áreas de políticas públicas se dá por meio de organizações criadas por atores que lidam há muito tempo na área, gerando especialização temática e experiência. No caso do Brasil, geralmente esses representantes são eleitos dentre associações civis, que agregam solidariedade e interesses parciais, o que confere legitimidade por afinidade a esse tipo de representação. Portanto, a legitimação da representação decorre de identidades parciais.

São VERDADEIRAS as afirmativas:

Alternativas

ID
1157521
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFGD
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta um conceito de cidadania.

Alternativas
Comentários
  • Cidadania é a pertença passiva e ativa de indivíduos em um Estado-nação com certos direitos e obrigações universais em um específico nível de igualdade (Janoski, 1998).

     

     

    Fonte: http://www.dhnet.org.br/direitos/direitosglobais/cidadaniaglobal/cid_civil.html

  • Gabarito: a

    fonte sobre cidadania que essa banca aborda: http://r1.ufrrj.br/cfar/d/download/Etica%20e%20Cidadania%20.pdf

  • A cidadania está relacionada aos direitos e deveres de determinado INDIVÍDUO.

    Lembremos a definição de Janoski:

    Cidadania é a pertença passiva e ativa de indivíduos em um Estado-nação com certos direitos e obrigações universais em um específico nível de igualdade.

    Assim, temos que o gabarito é a alternativa A.

    Resposta: A

  •  cidadania é o conjunto de direitos e deveres exercidos por um indivíduo que vive em sociedade, no que se refere ao seu poder e grau de intervenção no usufruto de seus espaços e na sua posição em poder nele intervir e transformá-lo.

  • Educa 2019

    Cidadania é o exercício dos direitos sociais, culturais e econômicos estabelecidos na Constituição de um país, por parte dos seus respectivos cidadãos.


ID
1196233
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Ainda para Giddens, a Carta Universal dos Direitos Humanos de 1948:

Alternativas
Comentários
  • gabarito D

     


ID
1304512
Banca
EXATUS
Órgão
PM-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Sobre o conceito de cidadania é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Pressupõe um conjunto de deveres e direitos, civis, políticos e sociais em constante construção.

  • A cidadania não é estática, e sim dinâmica, adequando-se; assim, a realidade a que se insere .

    LETRA D

    APMBB


ID
1353826
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A Comissão Nacional da Verdade (CNV) reuniu representantes de comissões estaduais e de várias instituições para apresentar um balanço dos trabalhos feitos e assinar termos de cooperação com quatro organizações. O coordenador da CNV estima que, até o momento, a comissão examinou, “por baixo”, cerca de 30 milhões de páginas de documentos e fez centenas de entrevistas.

Disponível em: www.jb.com.br. Acesso em: 2 mar. 2013 (adaptado).


A notícia descreve uma iniciativa do Estado que resultou da ação de diversos movimentos sociais no Brasil diante de eventos ocorridos entre 1964 e 1988. O objetivo dessa iniciativa é

Alternativas
Comentários
  • No ano de 2012, o Governo Federal nomeou um grupo de juristas e professores incumbidos de integrar a chamada Comissão da Verdade. Tal comissão tem por objetivo realizar investigações sobre os vários crimes cometidos pelo Estado brasileiro entre os anos de 1937 e 1985.  Nesse recorte temporal há interesse especial em buscar os crimes que aconteceram nos dois regimes ditatoriais desse período: o Estado Novo, criado no governo de Getúlio Vargas entre 1937 e 1945, e a Ditadura Militar, ocorrida entre 1964 e 1985.

    A importância dessa ação se concentra em revelar vários incidentes de abuso de poder onde, usualmente, agentes que representavam o governo promoveram prisões, torturas e mortes que contrariavam o respeito aos direitos humanos e a constituição de uma cultura democrática no país. Para tanto, uma série de arquivos mantidos sob sigilo serão consultados e nomes envolvidos em tais incidentes serão chamados com o intuito de depor nessa mesma comissão.

    Ao contrário do que alguns sugerem, a Comissão da Verdade não terá poderes para realizar processos criminais contra as pessoas que comprovadamente cometeram algum tipo de crime dessa natureza. Tal poder punitivo, principalmente no que se refere aos fatos ocorridos na Ditadura Militar, não existirá, pois, no ano de 1979, o governo brasileiro assinou a Lei da Anistia, que concedeu perdão aos militares e militantes de esquerda.

    Segundo algumas estimativas preliminares, a Comissão da Verdade terá a missão de cumprir a investigação de mil crimes acontecidos nessa época. Uma primeira lista de crimes foi produzida pela Comissão da Anistia e pela Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos Políticos, que contabilizou mais de 450 incidentes. Uma segunda foi organizada pela Secretaria de Direitos Humanos e cita 370 vítimas. Por fim, ainda há 119 vítimas que surgiram por denúncias diversas.

  • Letra E

    A lei de Anistia, instituída ao final da Ditadura Militar, limitou os poderes jurídicos ou legislativos acerca de punir violadores de crimes de direitos humanos ocorridos durante o regime. A comissão nacional da verdade se propõe a investigar e expor os crimes e agentes de toda essa circunstancia, mas sabe que não tem poder de julgamento para condenar nenhum dos investigados.

  • A notícia se encontra presente no gênero dissertativo, que tem o objetivo de informar ou esclarecer algum acontecimento. Só com isso, você marca a resposta correta...

  • Gabarito E

    Lembrando que em 1964 a 1985 ocorreu a "Ditadura/Regime Militar" e em 1988 foi promulgada a Constituição Federal Brasileira para redemocratização de garantias e direitos fundamentais suprimidos durante o período da ditadura.

  • O próprio nome da Comissão da a resposta, a verdade tem como objetivo esclarecer


ID
1408603
Banca
FUNCAB
Órgão
SEE-AC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Surgida originalmente nas cidades da Grécia antiga, a ideia de cidadania ganhou força no século XVIII, como resultado das revoluções liberais que puseram abaixo o mundo do Antigo Regime. É correto afirmar que nas sociedades modernas:

Alternativas
Comentários
  • Nas sociedades modernas, a cidadania prevê o direito dos cidadãos participarem das decisões do Estado, porém isso se dá de forma indireta, através, principalmente, da democracia representativa e de manifestações. Os cidadãos continuam, desde a Antiguidade à Modernidade, sendo aquelas pessoas que habitam dentro do mesmo Estado, ou como diz a alternativa da questão, a mesma comunidade nacional, eis que basicamente as nações hoje são Estado-nações, em sua maioria.


ID
1475818
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Ao estudar os movimentos sociais da contemporaneidade, Charles Tilly pegou emprestada do campo musical a noção de "repertório", útil para investigar a relação entre cultura e política nos processos de mobilização coletiva. Para Tilly, repertório e "o pequeno leque de maneiras de fazer política num dado período histórico. O conceito ressalta a temporalidade lenta das estruturas culturais, mas dá espaço aos agentes, pois que a lógica volátil das conjunturas políticas os obrigaria a escolhas contínuas, conforme oportunidades e ameaças cambiantes - em contextos democráticos, passeatas são mais seguras que guerrilhas; em contextos repressivos, pode bem ser o contrário".

(ALONSO, A. "Repertorio, segundo Charles " in Revista Sociologia & Antropologia, v. 2, n. 3, 2012, p. 22.)

Com base no fragmento acima, o conceito de repertório de Charles Tilly é

Alternativas
Comentários
  • Alternativa E - o conjunto de ações políticas disponíveis para determinada sociedade em determinado momento histórico.


ID
1587136
Banca
VUNESP
Órgão
APMBB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O conceito de cidadania se consolidou durante a Revolução Francesa, associado aos direitos da burguesia. Cidadão era então o burguês (proprietário dos bens de produção) do sexo masculino e habitante da cidade. Como decorrência das lutas sociais, o conceito se ampliou para se vincular à questão dos Direitos Humanos – a mais formidável conquista social da humanidade, expressa na famosa Declaração da O.N.U. em 1948. Como consequência dessa ampliação, pode-se afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Letra E

  • A cidadania tem relação com pertencimento a uma comunidade e também aos direitos e obrigações desses cidadãos, logo uma grau de cidadania é olhar as politicas sociais nesses países.

    LETRA E

    APMBB

  • adolescente é frágil ? brincadeira viu

  • Achei meio superficial, mas a que fez mais sentido foi a LETRA E

    Acredito que deveriam ter aprofundado mais no conceito de cidadania, dessa maneira ficou meio incompleto.

    Avante!


ID
1596760
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Os movimentos sociais são caracterizados como uma ação coletiva de grupo organizado que, dentro de determinada sociedade e em contexto específico, têm por objetivo

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    Atenção especial aos sociólogos preconceituosos e as pessoas desavisadas!!! Os movimentos sociais são um instrumento de pressão por justiça social e não por privilégio. Segundo Alberto Melucci, os movimentos sociais são redes de solidariedade que desafiam o discurso dominante e os códigos que organizam a informação e dão forma às praticas sociais. 

  • R: C

    Precionar o Estado para atendimento das demandas da sociedade.


ID
1596763
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O movimento operário lutou por direitos de organização política, de fazer greve, de redução de jornadas de trabalho, completa autonomia sindical e regulamentação do trabalho das crianças e mulheres, tais fatos contribuíram para avanço no âmbito dos direitos:

Alternativas
Comentários
  • Questão de gabarito duvidoso: as alternativas D e A estão corretas!


ID
1604473
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

     Nos cartazes pendurados na casa habitável, só havia espaço para teses anarquistas e ambientalistas. Anticapitalistas, os Black Blocs defendem uma genérica “solidariedade humana". Ninguém é considerado traidor se não entrar no quebra-quebra, mas o vandalismo é visto como ato de coragem. Equipamentos como orelhões são quebrados, segundo eles, porque a telefonia é dominada por estrangeiros. Também merecem condenação empreiteiras e multinacionais. Revoltados com a privatização do campo de Libra, incluíram a Petrobrás no rol de suas potenciais vítimas. Dizem que queimam as lixeiras públicas nos protestos porque consideram corruptas as concessionárias do serviço. Alguns rejeitam programas sociais, como Bolsa Família, Mais Médicos e ProUni, pois, segundo eles, mascaram as péssimas condições de vida da população e amortecem a revolta. 

(Por dentro da máscara dos Black Blocs. Época, 01.11.2013.)

Sob o ponto de vista ideológico, a filiação declaradamente anarquista dos Black Blocs justifica-se pela

Alternativas
Comentários
  • Anarquismo = ideal para a sociedade viveR sem o Estado. Desejo da ausência total do Estado. Em resumo, também, babaguice de um grupo que gostaria de fazer o quer sem a presença do Estado.
  • Gabarito e. No texto fica evidenciado a afrontamento ao Estado e a empresas, característica anárquica.

ID
1620988
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O tema dos Direitos Humanos e da Cidadania é recorrente no debate contemporâneo. Boaventura Sousa Santos elabora uma teoria das seis que seriam fundamentais para a construção de um pensamento emancipatório. Em relação isto, e INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Boa tarde, alguém sabe qual a resposta? Poderia me ajudar?


ID
1621012
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Segundo Maria da Glória Gohn, um movimento social é aquele que cria sua própria identidade a partir de suas necessidades e seus desejos, tomando referentes com os quais se identifica, outros igualmente carentes, excluídos ou sem direitos, reconhecimentos ou pertencimentos (GOHN, M. G. Movimentos Sociais e redes de mobilizações civis no Brasil contemporâneo. Petrópolis: Vozes, 2010, p. 31).


Com base nesta definição podemos afirmar que:

Alternativas

ID
1645930
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Leia o texto a seguir.

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS

Adotada e proclamada pela resolução 217 A (III) da Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948.

Artigo XV 1.

Toda pessoa tem direito a uma nacionalidade.

2. Ninguém será arbitrariamente privado de sua nacionalidade, nem do direito de mudar de nacionalidade.

(Disponível em: http://portal.mj.gov.br/sedh/ct/ legis_intern/

ddh_bib_inter_universal.htm. Acesso em 12.05.2013)


Entende-se por direito à nacionalidade:

Alternativas
Comentários
  • Tem uma questão duplicada com gabarito errado.

  • Gabarito Letra A - "direito de pertencer a uma cultura"

    Letra B - direito de possuir uma identidade (direito de personalidade)

    Letra C - direito de habitar um determinado território (não-nacionais podem habitar, mesmo que transitoriamente, um determinado território e não ser nacional deste)

    Letra D - direito de participar das instâncias de poder político de um Estado (direitos políticos)

    Letra E - direito de proteção de um Estado (tanto o nacional quanto o estrangeiro gozam dessa prerrogativa, vide CF/88)

  • A nacionalidade é o conjunto de características que distinguem uma nação. Essas características são as diversidades culturais que há no mundo. Portanto, a nacionalidade está ligada ao conceito de pertencer a uma cultura.

    APMBB


ID
1769719
Banca
EXATUS-PR
Órgão
Prefeitura de Nova Friburgo - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Vivemos em sociedade onde temos regras e normas a cumprir dentre nossos direitos estabelecidos. No dia a dia saímos de casa para resolver diversas coisas, frequentamos espaços públicos e particulares, em que temos que nos comportar de acordo com cada ambiente. Isso é viver em Sociedade. Para isso cumprimos com a ética e a cidadania. Portanto podemos relacionar ética e cidadania a:  

Alternativas
Comentários
  • A) ética e cidadania estão relacionados com as atitudes dos indivíduos e a forma como estes interagem uns com os outros na sociedade, cumprindo com seus direitos e deveres.


ID
1769725
Banca
EXATUS-PR
Órgão
Prefeitura de Nova Friburgo - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Qual o significado de Cidadania? 

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

     

     

    Em seu sentido tradicional a cidadania constitui-se:  

     

    Um conjunto de direitos e deveres que permite aos cidadãos o direito de participar da vida política e da vida publica, onde podem votar e serem votados, participando ativamente na elaboração das leis e do exercício das funções públicas.

     

    Fonte: Q684277

  • Para um sujeito ser um cidadão pleno, necessita de amplos direitos: sejam eles civis, políticos e sociais. Caso o país não os ceda, a pessoa não é um cidadão pleno. O Brasil teve uma curiosa conquista de direitos, onde no governo varguista ele prometeu tantos projetos que passou os direitos sociais acima dos outros deixando assim, uma sociedade passiva e não reinvidicadora. 

    A cronologia "normal" para a conquista de direitos seria primeiro os direitos civis, depois os políticos e por fim, os sociais, como aconteceu na Inglaterra.

     

    Fonte: DE CARVALHO, José Murilo. Cidadania no Brasil.

  • resposta c

     

  • C) cidadania significa o conjunto de direitos e deveres pelo qual o cidadão, o indivíduo se relaciona com a sociedade em que vive. O termo cidadania vem do latim, “civitas" que quer dizer “cidade".

  • Essa questão não apresenta muito mistério para quem estudou a teoria, tendo em vista que a alternativa C apresenta a definição de cidadania.

    C) cidadania significa o conjunto de direitos e deveres pelo qual o cidadão, o indivíduo se relaciona com a sociedade em que vive. O termo cidadania vem do latim, “civitas" que quer dizer “cidade".

    Resposta: C


ID
1783165
Banca
EXATUS-PR
Órgão
Prefeitura de Nova Friburgo - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Viver em sociedade nos institui a cumprir com o papel de cidadão dentre seus direito e deveres. Viver a cidadania significa:

Alternativas
Comentários
  • a) ITEM CORRETO.

    b) A cidadania significa que o indivíduo é detentor de uma série de direitos, sendo o direito ao trabalho apenas um deles. ITEM INCORRETO.

    c) A cidadania é um processo contínuo, uma participação coletiva. Não significa simplesmente a atitude do indivíduo. ITEM INCORRETO.

    d) O conceito de cidadania é muito mais amplo que o simples direito ao lazer. ITEM INCORRETO.

    Gabarito: A

  • a) ITEM CORRETO.

    b) A cidadania significa que o indivíduo é detentor de uma série de direitos, sendo o direito ao trabalho apenas um deles. ITEM INCORRETO.

    c) A cidadania é um processo contínuo, uma participação coletiva. Não significa simplesmente a atitude do indivíduo. ITEM INCORRETO.

    d) O conceito de cidadania é muito mais amplo que o simples direito ao lazer. ITEM INCORRETO.

    Gabarito: A


ID
1783168
Banca
EXATUS-PR
Órgão
Prefeitura de Nova Friburgo - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

No exercício da cidadania todo cidadão tem direitos e deveres a cumprir perante a sociedade. Dos deveres de cidadão estão:

I - Votar para escolher os governantes.

II - Cumprir as leis.

III - Proteger a natureza.

IV - Proteger o patrimônio público e social do País.

Dentre as afirmativas acima estão corretas:  

Alternativas
Comentários
  • Votar não seria um direito?
  • Isso, ele pede direito e deveres.

  • Voto é direito e dever

    CF 88

    CAPÍTULO IV

    DOS DIREITOS POLÍTICOS

    Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei (...)

    § 1º O alistamento eleitoral e o voto são:

    I - obrigatórios para os maiores de dezoito anos;

    "O conjunto de bens, direitos e valores pertencentes a todos os cidadãos forma o patrimônio público e social do Brasil. Os princípios éticos, por exemplo, embora não sejam bens corpóreos, fazem parte do patrimônio moral de nossa sociedade, e devem ser protegidos (...)"

  • Todos os itens apresentam deveres dos cidadãos.

    O item, porém, que poderia causar alguma confusão é aquele que fala sobre o voto.

    Ora, temos em nosso país que o voto é um direito do cidadão, mas também um DEVER, já que o voto, no Brasil, é obrigatório.

    Resposta: D


ID
1913026
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Julgue o próximo item, referentes ao Estado de bem-estar social e à cidadania.

No Brasil, o uso do termo cidadania regulada está relacionado ao direito à previdência assegurado aos cidadãos contribuintes que não possuam vínculo empregatício formal.

Alternativas
Comentários
  • Outras : ( 2011/ CESPE/ Correios) Com relação à seguridade social e à previdência social brasileiras, julgue os itens seguintes.

    O termo cidadania regulada relaciona-se à estratificação ocupacional e vincula cidadania a profissão regulamentada. Para a concepção subjacente a esse termo, os direitos do cidadão restringem-se aos direitos do lugar que ocupa no processo produtivo, tal como reconhecido por lei.CERTO

     

    ( 2008/CESPE/IPEA)Com relação à origem das estruturas do Welfare State no Brasil, julgue os seguintes itens.

    Em seu trabalho clássico, Wanderley Guilherme dos Santos, examinando a origem e o momento da emergência da política social no Brasil, enfatiza, em última instância, o comportamento desde o alto de novas elites após 1930 em face de demandas de organizações que expressam níveis diferenciados de complexidade social e assinala um duplo momento de início do sistema de proteção social: as regulamentações da década de 20 do século XX, dando início à política social compensatória; e a política econômico-social encetada pelo governo, principalmente nos quatro primeiros anos após a revolução de 1930. Para o autor, cidadania regulada é o conceito-chave para entender a política econômica- social implementada pela a nova elite governamental pós 1930. Por cidadania regulada, entende-se que são cidadãos todos aqueles membros da comunidade que se encontram localizados em qualquer uma das ocupações reconhecidas e definidas em lei; a cidadania está embutida na profissão e os direitos dos cidadãos restringem-se aos direitos do lugar que ocupa no processo produtivo, tal como reconhecido em lei; tornam-se pré-cidadãos, assim, todos aqueles cuja ocupação a lei desconhece.CERTO

     

    (2007/CESPE/Prefeitura de Rio Branco) Acerca da questão dos direitos na sociedade capitalista, julgue os itens subseqüentes.

    A concepção de cidadania regulada refere-se aos trabalhadores incluídos no mercado formal de trabalho.CERTO.

  • Corresponde, em termos de proteção, ao que Wanderley Guilherme dos Santos designa como cidadania regulada, onde a regulação é pelo ingresso no mercado formal de trabalho. Assemelha-se ao modelo bismarckiano de proteção social, “protegendo” a força de trabalho, que retribui com “lealdade e subordinação” ao Estado.

     

     

    GAB. C

     

     

    Fonte: Texto adaptado de Vera Maria Ribeiro NOGUEIRA

  • AFINAL ESTÁ CERTO OU ERRADO?

  • Nayana, está errado pois a assertiva se refere a cidadãos contribuintes que não possuam vínculo empregatício formal, sendo que a cidadania regulada exige a regulação através do vínculo empregatício regulamentado, formal.

  • A Constituição de 1988 estabeleceu a estrutura de Seguridade Social com o fim de garantir bem-estar social aos seus cidadãos. O financiamento desta estrutura é determinado por arrecadações diversas como contribuição patronal, contribuição laboral e tributos específicos além de outras fontes como a Loteria Federal. O valor arrecadado pela previdência, portanto, é, em sua maior parte, fruto da estrutura regular e formal do trabalho, embora seja possível aos autônomos e trabalhadores informais o pagamento individual da contribuição. Na atualidade, com a crescente informalidade do mundo do trabalho, uma grave e profunda crise econômica se apresenta no tocante à continuidade de tal política, que necessita da formalidade do trabalho para se auto financiar.
    Apesar da inscrição constitucional de bem-estar, o conceito de "cidadania regulada" considera o Estado como o garantidor efetivo e ativo de tal cidadania, mas que não se restringe à previdência e engloba um amplo aspecto da vida social legal, considerando também o seu caráter repressivo sobre corpos indesejados e fiscalizados. Ou seja, à polícia também cabe a regulação da cidadania. Com o exposto, podemos perceber que a afirmação nos conduz ao equívoco tanto na relação específica da previdência quanto ao caso de contribuintes sem vínculo empregatício formal, sendo esse conceito muito mais amplo.

    A afirmativa está errada.
  • Está errada a questão em afirmar que [...] não possuam vínculo empregatício formal.

    Ao analisar a tese em que Wanderley Guilherme dos Santos em que a cidadania regulada exige a regulação através do vínculo empregatício regulamentado, logo torna a questão errada por negar isso.

  • DE ACORDO COM ESTE COMENTÁRIO DO PROFESSOR A QUESTÃO ESTÁ ERRADA.

    Autor: Athos Vieira, Historiador, Mestre em Ciência Política pelo IESP/UERJ e Doutorando em Ciência Política pelo IESP/UERJ, de Sociologia, Filosofia

    A Constituição de 1988 estabeleceu a estrutura de Seguridade Social com o fim de garantir bem-estar social aos seus cidadãos. O financiamento desta estrutura é determinado por arrecadações diversas como contribuição patronal, contribuição laboral e tributos específicos além de outras fontes como a Loteria Federal. O valor arrecadado pela previdência, portanto, é, em sua maior parte, fruto da estrutura regular e formal do trabalho, embora seja possível aos autônomos e trabalhadores informais o pagamento individual da contribuição. Na atualidade, com a crescente informalidade do mundo do trabalho, uma grave e profunda crise econômica se apresenta no tocante à continuidade de tal política, que necessita da formalidade do trabalho para se auto financiar.

    Apesar da inscrição constitucional de bem-estar, o conceito de "cidadania regulada" considera o Estado como o garantidor efetivo e ativo de tal cidadania, mas que não se restringe à previdência e engloba um amplo aspecto da vida social legal, considerando também o seu caráter repressivo sobre corpos indesejados e fiscalizados. Ou seja, à polícia também cabe a regulação da cidadania. Com o exposto, podemos perceber que a afirmação nos conduz ao equívoco tanto na relação específica da previdência quanto ao caso de contribuintes sem vínculo empregatício formal, sendo esse conceito muito mais amplo.

    A afirmativa está errada.

  • É justamente o contrário, a cidadania regulada contempla a ideia de que somente os trabalhadores formais tinham acesso à previdência naquela época. A exemplo, os trabalhadores rurais e as domésticas- considerados os trabalhadores informais- estavam excluídos da previdência social.


ID
1913029
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Julgue o próximo item, referentes ao Estado de bem-estar social e à cidadania.

A relação entre política social e cidadania é direta e imediata, uma vez que a política social dilui conflitos de classe.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA

     

    "(...) Mas um balanço consistente e obrigatório do debate sobre a cidadania encontra-se no trabalho de J.M. Barbalet (1989). Na relação entre política social e cidadania, Barbalet chama atenção para alguns elementos: 1) esta não é uma relação imediata, já que a política social é o centro de um conflito de classe e não apenas um meio para diluí-lo ou desfazê-lo (como parecia supor Marshall); (...)"

     

    IN: Behring, Elaine Rossetti. Fundamentos de Política Social.

  • Questão errada!

     

    Contribuindo para localização dessa confirmação:

    Fonte:http://www.fnepas.org.br/pdf/servico_social_saude/texto1-1.pdf

  • A concepção do Estado de bem-estar social visa garantir aspectos mínimos da cidadania que englobam a saúde, a educação, a moradia e o trabalho. Dessa forma, busca-se garantir condições básicas para a existência social dos indivíduos protegidos pelo Estado com o intuito de que suas individualidades se desenvolvam no seio da sociedade com um mínimo de igualdade nos direitos. Essa aplicação, entretanto, não dilui ou mesmo supera os conflitos sociais que continuam a existir no campo econômico, através da dominação burguesa e também financeira, e política, através das disputas pelo próprio Estado e maneira de o conduzir. É preciso termos em conta que, justamente devido à continuidade dessas disputas, o Estado de bem-estar social tem sido atacado em suas premissas ideológicas e estruturais.

    Logo, a afirmação está errada.

ID
1985068
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

José Murilo de Carvalho caracteriza a cidadania como o exercício pleno dos direitos políticos, civis e sociais. Segundo ele, a cidadania envolve o exercício da liberdade, a qual combinaria proporcionalmente igualdade e participação numa sociedade ideal. A cidadania real, para Carvalho, é tão problemática quanto a sociedade em que se realiza. Nesse sentido, a cidadania ideal é naturalizada pelas práticas cotidianas: o exercício da cidadania nunca é pleno na sociedade real, embora esse ideal permaneça como um pano de fundo para algumas sociedades humanas em busca de aperfeiçoamento.
Segundo Carvalho,

Alternativas
Comentários
  • Letra A

  • Sumariamente, infere-se que a cidadania plena é inatingível e as nossas práticas cotidianas é uma forma de estarmos exercendo esta cidadania adaptada, enquanto não chegamos àquela ideal.

    LETRA A

    APMBB

  • Segundo ele, a cidadania envolve o exercício da liberdade, a qual combinaria proporcionalmente igualdade e participação numa sociedade ideal. A questão da igualdade fortalece a ideia de que é inatingível a cidadania ideal.

    APMBB

  • Segundo ele, a cidadania envolve o exercício da liberdade, a qual combinaria proporcionalmente igualdade e participação numa sociedade ideal. A questão da igualdade fortalece a ideia de que é inatingível a cidadania ideal.

    APMBB

  • Segundo ele, a cidadania envolve o exercício da liberdade, a qual combinaria proporcionalmente igualdade e participação numa sociedade ideal. A questão da igualdade fortalece a ideia de que é inatingível a cidadania ideal.

    APMBB

  • a cidadania ideal é naturalizada pelas práticas cotidianas: o exercício da cidadania nunca é pleno na sociedade real, embora esse ideal permaneça como um pano de fundo para algumas sociedades humanas em busca de aperfeiçoamento

    Basicamente na alternativa correta ele trocou as palavras, mas o que mata é: o exercício nunca é pleno, ou seja, nunca chegaremos lá.

    GAB A

    APMBB


ID
2004910
Banca
EXATUS
Órgão
PM-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Entre os diversos documentos que tratam dos direitos humanos e da cidadania, podemos citar a Declaração Universal dos Direitos do Homem. A respeito deste documento, é incorreto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Esta questão apresenta duas questões incorretas, letra A e letra D.
    A DUDH é uma NORMA COMUM a ser alcançada por todos os membros da ONU, não uma recomendação como diz a letra A. E foi votada e aprovada em 1948, não em 1950 como diz a letra D, por meio da Resolução 217 A (III) da Assembléia Geral.

    Fonte: nacoesunidas.org/direitoshumanos/declaracao/

  • qual o motivo dessa questão ter sido anulada?
  • Ueslei, o gabarito preliminar dado pela banca era a letra C. Mas, evidentemente, a letra D está errada também.

    (Obs: particularmente, eu considero que a letra C está certa e que somente a letra D está errada nessa questão. A DUDH foi promulgada pela ONU em 1948, logo, é ilógico falar que o documento foi elaborado em 1950).


ID
2046250
Banca
EXATUS
Órgão
PM-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Na década de 1930, a burguesia iniciava o desenvolvimento do nacionalismo, repudiando qualquer importação cultural e reforçando as características brasileiras, a fim de estabelecer cultura própria, desvinculada da europeia e norte americana. Com os efeitos das transformações de 1929, aumentou o enfoque sobre o nosso país. Podemos citar com um dos principais pensadores deste período:

Alternativas

ID
2095243
Banca
IBFC
Órgão
SES-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Sobre Ética e Cidadania, analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:
1a: O exercício da cidadania, como gozo de direitos e desempenho de deveres, deve pautar-se por contornos éticos: o exercício da cidadania deve se materializar na escolha da melhor conduta tendo em vista o bem comum, resultando em uma ação moral como expressão do bem.
2a: Imutabilidade e validade universal são características da ética.

Alternativas
Comentários
  • "A ética, segundo Aristóteles, tem como características principais a imutabilidade e a validade universal. Imutabilidade porque a mesma de séculos atrás está vigente hoje. Validade universal no sentido de delimitar a diretriz do agir humano para todos que vivem no mundo. Não há uma ética para cada época, cultura ou civilização."


ID
2187778
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

É muito importante entender bem o que é cidadania. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um exemplo de cidadania.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C.

     

    Na visão da AOCP, cidadania é o direito de viver decentemente.

    É muito importante entender o que é cidadania. Trata-se de uma palavra usada todos os dias, com vários sentidos. Mas hoje significa, em essência, o direito de viver decentemente.

    Cidadania é o direito de ter uma ideia e poder expressá-la. É poder votar em quem quiser sem constrangimento. É poder processar um médico que age por negligência. É devolver um produto estragado e receber o dinheiro de volta. É o direito de ser negro, índio, homossexual, mulher sem ser descriminado. De praticar uma religião sem ser perseguido.

    Há detalhes que parecem insignificantes, mas revelam estágios de cidadania: respeitar o sinal vermelho no trânsito, não jogar papel na rua, não destruir telefones públicos. Por trás desse comportamento está o respeito ao outro.

    Segundo o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, "cidadania é a qualidade ou estado de cidadão", entende-se por cidadão "o indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um estado, ou no desempenho de seus deveres para com este".

     

    CIDADANIA É A PERTENÇA PASSIVA E ATIVA DE INDIVÍDUOS EM UM ESTADO NAÇÃO COM CERTOS DIREITOS E OBRIGAÇÕES EM UM ESPECÍFICO NÍVEL DE IGUALDADE (JANOSKI, 1998).

     

    Ser cidadão é respeitar e participar das decisões da sociedade para melhorar suas vidas e as de outras pessoas. Ser cidadão é nunca esquecer das pessoas que mais necessitam. A cidadania deve ser divulgada através de instituições de ensino e meios de comunicação para o bem estar e desenvolvimento da nação. 

    A cidadania consiste desde o gesto de não jogar papel na rua, não pichar os muros, respeitar os sinais e placas, respeitar osmais velhos (assim como todas as outras pessoas), não destruir os telefones públicos, saber dizer obrigado, desculpe, por favor, e bom dia quando necessário...até saber lidar com o abandono e a exclusão das pessoas necessitadas, o direito das crianças carentes e outros grandes problemas que enfrentamos em nosso mundo.

  • A cidadania não está relacionada apenas com os próprios desejos do indivíduo que a detém, mas também com o respeito ao próximo.

    Assim, quando se fala em cidadania, vale aquele velho ditado que afirma que o “seu direito acaba onde começa o meu”.

    Neste sentido, a alternativa C erra ao dizer que o cidadão pode exigir o atendimento dos seus direitos sem se importar com o outro.

    Resposta: C


ID
2188873
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Rio Branco - AC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O tipo de tática sindical que visa integrar de modo mais equilibrado as estratégias conflitivas e de cooperação parece ser uma tendência proeminente nas relações de trabalho das sociedades contemporâneas. Segundo um grande analista desse estilo de prática sindical, “o conflito não diminuiria necessariamente mas mudaria de forma, deixando a greve de ser o principal instrumento de pressão sobre as empresas. Outras táticas como denúncias públicas dos atos desleais e contrários aos empregados por parte de empresas, a atuação junto a organismos legislativos e governos, o uso intenso da publicidade, deveriam ser mais constantemente utilizadas” (RODRIGUES, Leôncio Martins (2002) Destino do Sindicalismo São Paulo, Edusp, p.288).

O conceito que melhor exprime esse tipo de atuação é o de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    O sindicalismo associativo”, de acordo com Heckscher, no tocante às suas formas de ação, não seria de colaboração de classes. O conflito não diminuiria necessariamente mas mudaria de forma, deixando a greve de ser o principal instrumento de pressão sobre as empresas. Movimentos grevistas, na época atual, acredita Heckscher, tenderiam a produzir cada vez menos resultados positivos. Outras táticas, como denúncias públicas de atos desleais e contrários aos empregados de parte de empresas, a atuação junto a organismos legislativos e governos, o uso intenso da publicidade, deveriam ser mais constantemente utilizadas. Nos quadros do “sindicalismo associativo”, a Lei Nacional de Relações Industriais dos EUA deveria ser inteiramente reformada. Para substituir o modelo de tipo “adversário”, que vigoraria nos EUA, Heckscher imagina formas duráveis de cooperação dos sindicatos com a administração das empresas cujo desdobramento natural seria a co gestão, que o autor, contudo, acredita muito difícil de vigorar nos Estados Unidos (Hecksher, 1996).

    Fonte:RODRIGUES, Leôncio Martins (2002) Destino do Sindicalismo São Paulo, Edusp, p.288

  • Ainda segundo o autor Leôncio Rodrigues...

    "Lockout é definido como “o fechamento temporário, total ou parcial de um ou mais locais de emprego, ou a obstrução das atividades normais de trabalho dos empregados por parte de um ou mais empregadores com o objetivo de impor ou resistir a reivindicações dos empregados, ou apoiar reivindicações ou queixas de outros empregadores” (OIT, 55. ed., 1996, p. 1009).Os lockouts habitualmente são uma resposta patronal a uma iniciativa dos sindicatos ou dos empregados."

    Obs: Não consegui localizar os demais nomes nesta obra.

     


ID
2188894
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Rio Branco - AC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“Sistemas de ações, redes complexas de relações entre níveis e significados diversos da ação social. A identidade coletiva não é um dado ou uma essência, mas um produto de trocas, negociações, conflitos entre atores” (MELUCCI,Alberto (2001) A Invenção do Presente. Petrópolis, Vozes, p.23).

Essa caracterização de Alberto Melucci sobre a dinâmica de organização dos atores coletivos na época atual reflete a concepção de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    Os movimentos sociais são definidos como redes de solidariedade com fortes conotações culturais que desafiam o discurso dominante e os códigos que organizam a informação e dão forma às práticas sociais. *Um marco da sociedade contemporânea: os conflitos emergem nas áreas em que os aparelhos de controle intervém e definem de modo heterogêneo as identidades individuais e coletivas, até provocar que os indivíduos reclamem seu direito de ser eles mesmos e quebrem os limites de compatibilidade do sistema social com aquele que dirige a ação.[...]Ele rompe com a concepção de romântica: os novos movimentos são novas formas de poder, provocam novas violências e novas injustiças

     

    Fonte: Alberto Melucci Alessandra Aguilar e Josi Paz UnB- 17,Out/ 2007


ID
2193289
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Até a noite de 28 de junho, lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) eram, sistematicamente, acuados e sofriam todo tipo de preconceitos, agressões e represálias por parte do departamento de polícia de Nova Iorque. Mas nesta noite, a população LGBT, presente no bar Stonewall Inn, se revoltou contra as provocações e investidas da polícia e, munida de coragem, deu um basta àquela triste realidade de opressão. Por três dias e por três noites, pessoas LGBT, e aliadas, resistiram ao cerco policial e a data ficou conhecida como a Revolta de Stonewall. Surgiu o Gay Pride e a resistência conseguiu a atenção de muitos países, em especial a do governo estadunidense, para os seus problemas.
Disponível em:<http://www.cepac.org.br/agentesdacidadania/?page_id=185>.

Considerando o texto, é correto afirmar que os novos movimentos sociais:  

Alternativas
Comentários
  • Não entendi por que a D está errada.


ID
2194150
Banca
FCM
Órgão
IF Farroupilha - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Os chamados Novos Movimentos Sociais (NMS) passaram a ocorrer na Europa e nos EUA a partir da década dos anos 1960. Esses movimentos surgem fazendo a crítica a esquemas utilitaristas e às teorias baseadas em um cálculo estratégico dos atores. A partir das análises de teóricos como Alain Touraine, Claus Offe, Alberto Melucci, Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, são características que se pode atribuir aos NMS os seguintes conceitos, EXCETO:

Alternativas

ID
2194171
Banca
FCM
Órgão
IF Farroupilha - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Gaudêncio Frigotto (2001), sustenta em “Teoria e educação no labirinto do capital”, que, em contextos de crise e hegemonia do capital, as categorias fundamentais do materialismo histórico dialético, tornam-se instrumentos fundamentais para revelar as contradições do sistema capitalista. Ainda, na mesma obra, Francisco de Oliveira analisa a nova hegemonia da burguesia no Brasil a partir dos anos 1990, assim como os desafios de uma alternativa democrática.

Analise as afirmativas abaixo, sob o prisma de Francisco de Oliveira, e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso:

( ) Durante o período de 1930 a 1990, 30 anos foram de Ditadura e nos outros trinta anos tivemos, em média, um golpe institucional a cada 3 anos, o que demonstra a falta de hegemonia da burguesia brasileira.

( ) As eleições de 1989, que elegeram Fernando Collor, foram articuladas em torno de um projeto neoliberal.

( ) As forças de que compunham o governo de Collor não conseguiram fazer as mudanças necessárias aos interesses da burguesia nacional e criaram tensões entre a burguesia brasileira que acabaram culminando no impeachment de Collor.

( ) Cabe à direita brasileira penetrar nas fissuras e nas contradições do projeto neoliberal e propor a construção de uma alternativa realmente democrática.

( ) Faz-se necessária a formulação de um programa político que altere a estrutura do Estado a exemplo de movimentos como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) que pedem a desapropriação da propriedade privada das terras improdutivas.

A sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • Sobre o MST é um movimento social brasileiro de inspiração marxista. 

    Desgostosos com a reforma agrária implantada pelo Regime militar.

    Declara buscar a redistribuição das terras improdutivas..

  • gab   d

     


ID
2201137
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A respeito de como a sociologia observa os movimentos sociais contemporâneos, pode-se dizer que estes são definidos a partir de critérios como maior ou menor homogeneidade ou heterogeneidade de sua composição social. Sendo assim, considere as alternativas a seguir e assinale a incorreta sobre tais movimentos:

Alternativas
Comentários
  • D - Os movimentos sociais contemporâneos, apesar de sua roupagem coletiva, tem se configurado como meramente um conglomerado de interesses individuais. 

     

                           Interesses coletivos.

  • Os Movimentos Sociais podem ser definidos como um ato combativo dos agentes das classes sociais ou como fruto de práticas sociais incoerentes com a ordem social.

    Esses movimentos são capazes de alterar a estrutura do sistema do poder estatal, seja por meio de intervenções revolucionárias ou pacíficas.

    Via de regra, os movimento surgem da iniciativa pública, tendo sua motivação e origem nas inúmeras injustiças sociais.

    A ação coletiva de um grupo organizado tem como finalidade conseguir transformações sociais a partir da luta política.

    Devemos destacar que os movimentos sociais possuem uma relação conflituosa com o Estado. Isto porque eles desejam alterar a própria composição do mesmo.O objetivo é alcançar alguma melhoria social e alterar o "status quo" que favorece as elites estabelecidas.

    São o modo como os cidadãos encontram para protestar ou reivindicar direitos que lhes são garantidos por lei. Assim, eles tendem a surgir quando um determinado grupo nota que faz parte de um agrupamento comum, levando-os a defenderem politicamente as causas que acham pertinentes e essenciais.

    Outro ponto a ser destacado é o fato de que as marchas, paradas ou ocupações podem ser percebidas como formas de comunicação simbólica. Elas utilizam metáforas para quebrarem provisoriamente a rotina e reconstruírem a ordem social com suas identidades e papéis sociais.

    Em termos de classificação podemos dividir os movimentos sociais em:

    Movimentos reivindicatórios, os quais focam sua ação em exigências de questões imediatas. Utilizam-se da pressão pública para pressionar instituições que possam modificar os dispositivos legais que possam lhes favorecer.

    Movimentos políticos, os quais buscam influenciar a população na participação política direta enquanto garantia para transformações estruturais na sociedade.

    Movimentos de classe, os quais buscam subverter a ordem social e, consequentemente, alterar as relações entre distintos fatores na conjuntura nacional.

  • essas provas de professor de sociologia são muito tendenciosas.


ID
2201182
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Analise as afirmações a respetio do movimento sindical brasileiro:

I. Na era Vargas o Ministério do Trabalho procura expandir as conquistas do operariado para além dos limites do Estado burguês.

II. Na década de 1990, o sindicalismo refluiu para uma ação localizada, fragmentada por setor econômico e por empresa.

III. O chamado sindicalismo propositivo promove nos anos 2000, uma transição de uma postura combativa e conflitiva, para uma postura mais adepta à negociação com empresários e governo.

Assinale a alternativa que representa o julgamento correto das assertivas:

Alternativas

ID
2234647
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Em 1835, Alexis de Tocqueville regressou de uma viagem aos Estados Unidos e publicou suas reflexões sobre a vida política na nova nação: “O gradual desenvolvimento da igualdade é uma realidade providencial. Dessa realidade, tem ele as principais características: é universal, é durável, foge dia a dia à interferência humana; e, para seu progresso, contribuíram todos os acontecimentos, assim como todos os homens. Seria prudente imaginar que um movimento social de tão remotas origens pudesse ser detido por uma geração? Pode-se conceber que, após ter destruído o sistema feudal e vencido os reis, ele irá recuar ante a burguesia e a classe rica? Agora que se tornou tão forte, e tão frágeis os seus adversários, deter-se-á ainda?”

Neste trecho o autor descreve um processo igualitário por ele considerado um movimento social cuja marcha está associada à história da humanidade.

Esse movimento social corresponde à

Alternativas
Comentários
  • O texto nos remete à meados da Independência Estadunidense, que foi um exemplo a ser seguido. Esta conquista trouxe os famosos direito políticos, que é sustentado pelos direitos civis, a conquista desse modelo reestruturou o mundo

    O que Atenas foi em miniatura a América será em Magnitude- Thomas Paine.

    LETRA B

    APMBB

  • Foi um defensor da liberdade e da democracia. A sua obra mais célebre, baseada nas suas viagens nos Estados Unidos, foi traduzida para o português com o nome de "A democracia na América" e é frequentemente usada em cursos de história americana do século XIX e de teoria política moderna.


ID
2235634
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o conceito clássico de cidadania que está relacionado e deriva da experiência dos movimentos sociais.

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    Segundo o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, "cidadania é a qualidade ou estado do cidadão", entende-se por cidadão "o indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um estado, ou no desempenho de seus deveres para com este".

    Cidadania é a pertença passiva e ativa de indivíduos em um estado-nação com certos direitos e obrigações universais em um específico nível de igualdade (Janoski, 1998).

  • Ética, Gestão Pública e Cidadania: A ética quando estudada no âmbito da gestão pública, há uma interligação profunda, com relação entre Estado e sociedade. Segundo Kant, uma das características básicas de um cidadão é a autonomia. A segunda é a igualdade perante a lei. E a terceira é a independência, ou seja, capacidade de sustentar-se a si próprio.

     

    Para John Stuart Mill, os cidadãos podiam ser divididos em duas categorias: os ativos e os passivos.

     

    Existem duas dimensões do conceito de cidadania: 

    A primeira dimensão está relacionada e deriva da experiência dos movimentos sociais, ou seja, as lutas por direitos.

    A segunda dimensão, a titularidade de direitos.

     

    Fonte: Manual de Gestão pública Contemporânea/ José Matias Pereira – 2ed.

  • Movimentos sociais reivindicam DIREITOS.

    Gabarito C


ID
2236393
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Ações de educação patrimonial são realizadas em diferentes contextos e localidades e têm mostrado resultados surpreendentes ao trazer à tona a autoestima das comunidades. Em alguns casos, promovem o desenvolvimento local e indicam soluções inovadoras de reconhecimento e salvaguarda do patrimônio cultural para muitas populações.

PELEGRINI, S. C. A.; PINHEIRO, A. P. (Orgs.). Tempo, memória e patrimônio cultural. Piauí: Edupi, 2010.

A valorização dos bens mencionados encontra-se correlacionada a ações educativas que promovem a(s)

Alternativas
Comentários
  • Os patrimônios culturais são referências formadoras de identidades que podem ser tomadas e valoradas por diversos ângulos. Por muitos anos a tarefa institucional do Estado brasileiro nessa promoção esteve ligada ao IPHAN, Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que se encarregava de afirmar, a partir de conhecimentos técnicos, o que deveria ser considerado patrimônio e, consequentemente, digno de memória, formador de identidade e projeção de futuro. A partir da Constituição de 1988 (artigos 215 e 216) o Estado brasileiro começa a ser impelido a reconhecer o patrimônio não mais apenas a partir do olhar técnico, em construções, mas também tomando em conta a "referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira", ou seja, manifestações não restritas às construções, mas [re]vividas na prática cotidiana como o samba, a capoeira, o grafismo wajãpi. Essa mudança, iniciada ainda no governo Fernando Henrique Cardoso com decreto assinado em 2002 pelo ministro da cultura  Francisco Weffort criando a figura do Patrimônio Imaterial, e aprofundada no governo Lula com a atuação do ministro Gilberto Gil, expandiu o fomento público para grupos que não possuem suas histórias marcadas nas construções de pedra e cal. Essa diversidade no fomento produziu uma gama de dinâmicas relacionais entre diversos grupos sociais e suas manifestações culturais junto ao Estado brasileiro e à sociedade. Tais dinâmicas permitiram que grupos não representados na política de patrimônio vigente até então passassem a ser incluídos, notadamente negros e índios, valorizando as "representações sociais formadoras de identidades coletivas". A resposta é letra B.

    Gabarito do professor: Letra B

  • O objetivo das ações de educação patrimonial é a valorização das identidades coletivas, representações sociais e memórias que compõem o patrimônio cultural, a partir de atividades e produtos vinculados tanto à educação formal como à informal.

    Resposta: B

     

    http://nossoexercicio.pet-ufvjm.org/exid/2964

  • Letra B

    Trabalhar a questão do patrimônio cultural em comunidades carentes é uma boa ação educacional, na medida em que forma uma identidade coletiva e gera a valorização de culturas historicamente inferiorizadas.

  • Os patrimônios culturais são referências formadoras de identidades que podem ser tomadas e valoradas por diversos ângulos. Por muitos anos a tarefa institucional do Estado brasileiro nessa promoção esteve ligada ao IPHAN, Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que se encarregava de afirmar, a partir de conhecimentos técnicos, o que deveria ser considerado patrimônio e, consequentemente, digno de memória, formador de identidade e projeção de futuro. A partir da Constituição de 1988 (artigos 215 e 216) o Estado brasileiro começa a ser impelido a reconhecer o patrimônio não mais apenas a partir do olhar técnico, em construções, mas também tomando em conta a "referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira", ou seja, manifestações não restritas às construções, mas [re]vividas na prática cotidiana como o samba, a capoeira, o grafismo wajãpi. Essa mudança, iniciada ainda no governo Fernando Henrique Cardoso com decreto assinado em 2002 pelo ministro da cultura Francisco Weffort criando a figura do Patrimônio Imaterial, e aprofundada no governo Lula com a atuação do ministro Gilberto Gil, expandiu o fomento público para grupos que não possuem suas histórias marcadas nas construções de pedra e cal. Essa diversidade no fomento produziu uma gama de dinâmicas relacionais entre diversos grupos sociais e suas manifestações culturais junto ao Estado brasileiro e à sociedade. Tais dinâmicas permitiram que grupos não representados na política de patrimônio vigente até então passassem a ser incluídos, notadamente negros e índios, valorizando as "representações sociais formadoras de identidades coletivas". A resposta é letra B.

    Gabarito do professor: Letra B

  • O final do texto "patrimônio cultural para muitas populações", já elimina a questão C e D. Já que ambas se restrigem a um grupo social. Apartir do texto também compreendemos que não é a E, pois a valorização dos bens não promove uma formação escolar. Também não seria a opção A, porque mesmo se valorizamos os bens, não há certeza que isso possa promover a evolução de atividades artesanais. Restando a opção B, que esta mais que correta. Pois valorizando os bens teremos "representações sociais formadoras de identidades coletivas". Só dessa opção ter a palavra representação, e identidades coletivas (muitas populações), já deixava claro que ela era a correta.

  • VÃO POR MIM QUE VOCES VÃO LONGE


ID
2332012
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A respeito do uso de tecnologias digitais na educação básica, julgue o item a seguir.

O emprego de diferentes mídias no ensino de sociologia no ensino médio deve provocar o estranhamento dessas mídias e levar os alunos a uma postura crítica em relação a elas, cumprindo as finalidades de formação para a autonomia e para o exercício da cidadania, previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.

Alternativas
Comentários
  • VIII - utilização de diferentes mídias como processo de dinamização dos ambientes de aprendizagem e construção de novos saberes; 

  • Estranhamento?


ID
2336542
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A cidadania entendida como condição se refere à medida que diz respeito ao lugar ocupado pelo sujeito na esfera social. Nesse sentido, cidadania pode ser considerada como

Alternativas
Comentários
  • Alguem explic isso por favor??

     

  • Diana Nascimento.

    cidadania é o conjunto de direitos e deveres civis, políticos e sociais que cada cidadão deve exercer. Logo dizer que é o efetivo exercício das potencialidades de cada indivíduo é o mesmo que dizer que é a capacidade pessoal que cada indivíduo tem de exercer seus direitos e deveres em meio a sociedade. 

    Gab. letra D

  • Obrigada Fernanda !!!!

  • potencialidade humana de fazer uma prova dessas, kkk

     

  • O conceito de “cidadania” é abrangente e alcança o conjunto de direitos e deveres civis, políticos e sociais que cada cidadão deve exercer dentro da sociedade.

    Ou seja, relaciona-se com várias esferas da vida dentro de um estado e alcança o exercício das potencialidades humanas.

    Resposta: D

  • Quando aparece questão desse tipo, temos que marcar a que é mais correta dentre elas.


ID
2337283
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

    Após muitos anos de ditadura militar e eleições indiretas, uma campanha popular tomou as ruas para pedir o afastamento de Fernando Collor de Melo do cargo de presidente. Acusado de corrupção e esquemas ilegais em seu governo, a campanha Fora Collor mobilizou muitos estudantes, que saíram às ruas com as caras pintadas para protestar contra o presidente corrupto. No dia 29 de setembro de 1992, cerca de cem mil pessoas acompanharam a votação do impeachment de Collor em torno do Congresso, o qual foi aprovado, tendo 441 votos favoráveis e apenas 38 contrários. Fernando Collor correu para renunciar e não perder seus direitos políticos, mas já era tarde. Mesmo renunciando, o presidente foi caçado e impedido de concorrer em eleições por muitos anos. Era a conquista do movimento Fora Collor, que representou a grande pressão exercida pela população.

Internet: <http://blogs.odiario.com> (com adaptações).

Os movimentos sociais são o norte para os mais diversos debates. A partir das discussões acerca desse tema, julgue o seguinte item.

Os movimentos sociais possuem caráter público, buscam a atenção do Poder Público e necessitam de ter embasamento legal.

Alternativas
Comentários
  • Movimentos sociais tem caráter público e embasamento legal
  • Os movimentos sociais tematizam e redefinem a esfera pública, realizam parcerias com outras entidades da sociedade civil e política, têm grande poder de controle social e constroem modelos de inovações sociais.

    Gabarito: CERTO

  • Embasamento legal não é pré-requisito de existência de um movimento social, já que o que eles almejam é justamente a construção de uma nova ordem que, por vezes, não é amparada pelo estatuto da legalidade.


ID
2337286
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

    Após muitos anos de ditadura militar e eleições indiretas, uma campanha popular tomou as ruas para pedir o afastamento de Fernando Collor de Melo do cargo de presidente. Acusado de corrupção e esquemas ilegais em seu governo, a campanha Fora Collor mobilizou muitos estudantes, que saíram às ruas com as caras pintadas para protestar contra o presidente corrupto. No dia 29 de setembro de 1992, cerca de cem mil pessoas acompanharam a votação do impeachment de Collor em torno do Congresso, o qual foi aprovado, tendo 441 votos favoráveis e apenas 38 contrários. Fernando Collor correu para renunciar e não perder seus direitos políticos, mas já era tarde. Mesmo renunciando, o presidente foi caçado e impedido de concorrer em eleições por muitos anos. Era a conquista do movimento Fora Collor, que representou a grande pressão exercida pela população.

Internet: <http://blogs.odiario.com> (com adaptações).

Os movimentos sociais são o norte para os mais diversos debates. A partir das discussões acerca desse tema, julgue o seguinte item.

Para se entender um movimento social, é necessário compreender quais os fundamentos que alicerçam o nascimento e a manutenção do movimento.

Alternativas
Comentários
  • Em linhas gerais, o conceito de movimento social se refere à ação coletiva 

    de um grupo organizado que objetiva alcançar mudanças sociais por meio 

    do embate político, conforme seus valores e ideologias dentro de uma 

    determinada sociedade e de um contexto específicos, permeados por tensões sociais.


ID
2337289
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

    Após muitos anos de ditadura militar e eleições indiretas, uma campanha popular tomou as ruas para pedir o afastamento de Fernando Collor de Melo do cargo de presidente. Acusado de corrupção e esquemas ilegais em seu governo, a campanha Fora Collor mobilizou muitos estudantes, que saíram às ruas com as caras pintadas para protestar contra o presidente corrupto. No dia 29 de setembro de 1992, cerca de cem mil pessoas acompanharam a votação do impeachment de Collor em torno do Congresso, o qual foi aprovado, tendo 441 votos favoráveis e apenas 38 contrários. Fernando Collor correu para renunciar e não perder seus direitos políticos, mas já era tarde. Mesmo renunciando, o presidente foi caçado e impedido de concorrer em eleições por muitos anos. Era a conquista do movimento Fora Collor, que representou a grande pressão exercida pela população.

Internet: <http://blogs.odiario.com> (com adaptações).

Os movimentos sociais são o norte para os mais diversos debates. A partir das discussões acerca desse tema, julgue o seguinte item.

Os movimentos sociais estão para além das dicotomias partidárias, sua meta é a busca pela realização do homem em suas mais diferentes esferas.

Alternativas
Comentários
  • Os moviementos sociais buscavam transformaçoes sociais a partir de lutas politicas.

  • A cidadania é exercida em diferentes vertentes, uma delas é por meio dos movimentos sociais, cujo objetivo é unir pessoas com o mesmo interesse a uma causa o qual se sintam prejudicados, sejam por ilegalidades, abuso de poder ou simplesmente por omissão do estado em fornecer condições necessárias ao pleito dos manifestantes. Os movimentos sociais também estão além de interesses partidários ou politicos, a essencia de uma manifestação é a vontade do povo e ela pode está inserida em diversas esferas, tais como segurança, educação, saúde e inclusive até mesmo politica caso seja esse o pleito.

  • Dicotomia entre responder a verdade ou o q o examinador quer...
  • O que é e o que deve ser não levam à mesma resposta. Questão ruim de uma banca bastante vacilona!


ID
2340883
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A reorientação das análises dos movimentos sociais, antes assentada em pressupostos utilitaristas, segundo Axel Honneth (2003), foi promovida por:

Alternativas
Comentários
  • Um alento pra quem está desesperado com as questões dessa prova: o edital contemplava uma bibliografia específica. Todo o conteúdo estava restrito a essa bibliografia. Creio que dificilmente um edital sem bilbiografia cobraria questões nesse nível de detalhe.


ID
2360191
Banca
IADES
Órgão
SUDAM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

De acordo com as noções sobre cidadania, julgue os itens a seguir.

I - A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo.

II - Quem tem cidadania está marginalizado ou excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando em uma posição de inferioridade dentro do grupo social.

III - A cidadania se refere às relações entre os cidadãos, aqueles que pertencem a uma cidade, por meio dos procedimentos e leis acordados entre eles.

IV - A cidadania esteve e está em permanente construção; é um referencial de conquista da humanidade por meio daqueles que sempre lutam por mais direitos, maior liberdade, melhores garantias individuais e coletivas.

A quantidade de itens certos é igual a

Alternativas

ID
2426791
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Ética e cidadania são dois conceitos cruciais na sociedade humana. A ética e a cidadania estão relacionadas com as atitudes dos indivíduos e a forma como estes interagem uns com os outros na sociedade. A cidadania pode ser compreendida a partir de duas categorias, que são:

Alternativas
Comentários
  • A cidadania formal é, conforme o direito internacional, indicativo de nacionalidade, de pertencimento a um Estado-Nação, por exemplo, uma pessoa portadora da cidadania brasileira. Em segundo lugar, na ciência política e sociologia o termo adquire sentido mais amplo, a cidadania substantiva é definida como a posse de direitos civis, políticos e sociais. 

     

    fonte:::http://brasilescola.uol.com.br/sociologia/cidadania-ou-estadania.htm

  • Gabarito: B

    A cidadania formal é indicativo de nacionalidade conforme o direito internacional, de pertencimento a um Estado-Nação, por exemplo, uma pessoa portadora da cidadania brasileira. 

    A cidadania substantiva ou real é definida como a posse de direitos civis, políticos e sociais e inerentes a todas as pessoas.

  • https://www.youtube.com/watch?v=NKhm40SgWGw

  • A - “Cidadania ética” não se configura como categoria do conceito cidadania. 

    B -  Cidadania formal se refere aos direitos estabelecidos formalmente nas leis; cidadania substantiva se relaciona com consecução do que foi proposto na lei. 

    C - "Cidadania construtiva” não se configura como aspecto do conceito de cidadania. 

    D - Nessa alternativa juntam-se dois conceitos que não têm sentido dentro do conceito de cidadania. 

    E - “Cidadania Qualitativa” não configura aspecto do conceito de cidadania. 

    LETRA B

  • Os doutrinadores costumam separar a cidadania em duas categorias: cidadania formal e cidadania substantiva. A cidadania formal é aquela descrita formalmente na lei, enquanto a cidadania substantiva é aquela vivenciada na prática pelos indivíduos.

    Em concursos públicos, o mais comum é nos referirmos ao termo cidadania em seu sentido formas. Na obra de Marcelo Novelino (2021), por exemplo, argumenta-se que “o nacional, nato ou naturalizado, no gozo dos direitos políticos é considerado cidadão. Nesse sentido, todo cidadão é necessariamente nacional, mas o nacional, privado dos direitos políticos, não é considerado cidadão.”. Perceba que o conceito de cidadania, em sentido formal, está fortemente relacionado à fruição de direitos políticos (capacidade de votar e de ser votado).

    Gabarito: B


ID
2448349
Banca
SEDUC - CE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Leia o texto abaixo.

    Dessa forma, o "mais antigo” dos “movimentos sociais” brasileiros, passou ao longo de um tempo (por todo o século XX, e com mais intensidade a partir dos anos 30) por várias significações e apropriações institucionais, sendo “arrancado” da esfera do Estado, ao qual foi inicialmente atrelado como instituição com funções para-estatatais auxiliares, e re-apropriado como movimento social democrático e anti-autoritário nos anos 80. No momento, como um dos movimentos mais atingidos pelas práticas empresariais e políticas públicas recentes voltadas para o fortalecimento do mercado tomado como global em detrimento do emprego e dos direitos dos trabalhadores, o sindicalismo procura articular-se internacionalmente e também internamente com outros movimentos sociais para resistir à sua desestabilização e criar novas formas de solidariedade e de luta.

LOPES, Sérgio Leite. História e Transformações do Sindicalismo Brasileiro. In www.theomai.unq.edu.a/ número 9/artLopes.pdf. Fragmento. Adaptado


De acordo com o texto, o sindicalismo brasileiro vem historicamente passando por uma situação de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

     

    Nesta questão, não precisava nem saber Sociologia, apenas interpretação de texto.

    Crise: "No momento, como um dos movimentos mais atingidos pelas práticas empresariais e políticas públicas..."

    Resistência:  "com outros movimentos sociais para resistir à sua desestabilização..."


ID
2539483
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 7ª Região (CE)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Considerando-se que o exercício da cidadania deve basear-se na adoção da conduta que de melhor forma promova o bem comum, estará exercitando sua cidadania a pessoa que

Alternativas
Comentários
  • Essa não tem nem como errar! kkkk

    Gab letra A: cuidar, habitualmente, da conservação da área de lazer e esportes de seu bairro, bem como de parques e jardins públicos.

  • PQP BRINCADEIRA SÓ FALTA AGORA O CESPE VIM ARRASANDO EM TOCANTINS

  • Cidadania, segundo Mazzuoli 2001, "consiste na consciência de pertinência à sociedade estatal como titular dos direitos fundamentais, da dignidade como pessoa humana, da integração participativa no processo do poder, com a igual consciência de que essa situação subjetiva envolve também deveres de respeito à dignidade do outro e de contribuir para o aperfeiçoamento de todos".

  • Para não zerar a prova!

  • é serio isso brasil? digo e repito: quem fez essa prova não encontrou muitas difuldades em resolvela. a cesp não usou suas cespices.kk

  • #vamooo

  • oxe, isso foi cespe mesmo? kkkkkkk

  • Realy???

  • O cara (ou a moça)  que fez essa questão,  com certeza teve uma noite MARAVILHOSA no dia anterior hauahuahauhauahau

  • Por uma questão dessa na minha prova, amém!

  • uai

    A - Ao cuidar de áreas de lazer, a pessoa estará cuidando de algo que é benéfico a todos, ou seja, ela estará promovendo o bem comum.

    B - Se a pessoa está preocupada com a rua onde mora somente e ainda utiliza seu voto para isso, ela manifesta uma preocupação com o benefício privado.

    C - Se os motivos para transgredir um regra pública são familiares, o indivíduo está preocupado com o bem dos seus próximos e não com o bem de todos. 

    D - “Lavar a calçada da vizinhança” até poderia ser considerado uma preocupação que expressa cidadania se fosse em época comum. Em período de racionamento, gastar água é atentar contra o bem comum. 

    LETRA A

  • “Ser cidadão implica o exercício de direitos e deveres e, mais do que isso, uma negociação entre direitos e deveres de modo a que sempre prevaleça o bem comum.”

    Nesse sentido, a única alternativa que indica a promoção do bem comum é a letra A (cuidar, habitualmente, da conservação da área de lazer e esportes de seu bairro, bem como de parques e jardins públicos).

    Todas as demais assertivas trazem condutas que não promovem o bem comum. Pelo contrário! Tratam-se de condutas que visam apenas ao “benefício particular” em detrimento do bem comum.

    O gabarito é a letra A.

    (Estratégia)


ID
2554351
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

No que se refere aos direitos humanos e à sua história, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B errada pois a Revolução não permitiu o sufrágio feminino.

  • Gab. E

     

    Para alguns filósofos e juristas, os direitos humanos equivalem a direitos naturais, ou seja, aqueles que são inerentes ao ser humano. Outros filósofos preferem tratar os direitos humanos como sinônimo de direitos fundamentais, conjunto normativo que resguarda os direitos dos cidadãos.

     

    (http://www.cnj.jus.br/campanhas/356-geral/130-direitos-humanos)

  • Questão cabe recurso, pois ele fala em DIREITOS HUMANOS E SUA HISTÓRIA! E a alternativa E apresenta assim: "Direitos humanos são aqueles que o indivíduo possui pelo simples fato de existir"

    Sendo que essa concepção é contemporânea!!!!

    CESPE SENDO CESPE.....

  • Também direitos naturais/fundamentais.


ID
2557003
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A Constituição brasileira de 1988, embora com alguns importantes senões, acabou consagrando as teses e tradições nacional-estatistas com um viés favorável às demandas dos trabalhadores e das chamadas classes populares.

(Daniel Aarão Reis, Ditadura e democracia no Brasil. Adaptado)


Entre as marcas da Constituição de 1988 que confirmam a afirmação feita no trecho citado, é correto identificar

Alternativas

ID
2565202
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CEMIG - MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Assinale a afirmativa que NÃO se relaciona ao conceito de cidadania.

Alternativas

ID
2569282
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Entende-se por exercício da cidadania, num sentido amplo:

Alternativas
Comentários
  •  c)

    respeitar os direitos de minorias, participação em decisões na comunidade em que se vive, votar e acompanhar as atividades dos que são eleitos.

  • os analfabetos n podem exercer cargas políticos, mas é cidadão
  • EM SENTIDO AMPLO


ID
2580943
Banca
CS-UFG
Órgão
IF-GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

São, respectivamente, direito e dever do cidadão:

Alternativas
Comentários
  • Proteger? Ou cuidar? Análise tal questão
  • Gab:

    D- ir de uma cidade para outra, ficar ou sair do país, conforme a legislação para este fim. Proteger o patrimônio público e social do país.

  • Direito / Dever

    A) usufruir de programas assistenciais. Financiar projetos para o bem-estar social.

    B) proteger a natureza da ação nociva do homem. Educar e proteger seus semelhantes.

    C) votar para escolher os governantes. Ter acesso ao serviço de saúde.

    D) ir de uma cidade para outra, ficar ou sair do país, conforme a legislação para este fim. Proteger o patrimônio público e social do país.

  • a) usufruir de programas assistenciais (DIREITO). Financiar projetos para o bem-estar social (DIREITO). Item incorreto.

    b) proteger a natureza da ação nociva do homem (DEVER). Educar e proteger seus semelhantes (DIREITO e DEVER).

    c) votar para escolher os governantes (DIREITO e DEVER). Ter acesso ao serviço de saúde. (DIREITO).

    d) ir de uma cidade para outra, ficar ou sair do país, conforme a legislação para este fim (DIREITO). Proteger o patrimônio público e social do país (DEVER).

    Resposta: D

  • Direito de ir e vir. Dever de zelar pelo patrimônio público.


ID
2588356
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

No que se refere à cidadania e a relações públicas, julgue o item subsequente.


A cidadania está relacionada ao surgimento da vida na cidade e à capacidade que os cidadãos têm de exercer seus direitos e deveres para promover o bem coletivo.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Significado da palavra cidadão: 

    habitante da cidade. Indivíduo que, como membro de um Estado, usufrui de direitos civis e políticos por este garantidos e desempenha os deveres que, nesta condição, lhe são atribuídos.

  • Gab C

    A cidadania é o conjunto de direitos e deveres exercidos por um indivíduo que vive em sociedade, no que se refere ao seu poder e grau de intervenção no usufruto de seus espaços e na sua posição em poder nele intervir e transformá-lo.

    Essa expressão vem do latim civitas, que quer dizer cidade. Antigamente, cidadão era aquele que fazia parte da cidade, tendo direitos e deveres por nela habitar. Atualmente, esse conceito extrapola os limites urbanos, podendo ser compreendido no espaço rural.

  • alguem tem material pra disponibilizar sobre esse assunto?

  • A própria palavra Cidadania é originada do termo latino “civitas”, que significa cidade.

    Na Roma e na Grécia Antigas, eram nas cidades que os indivíduos exerciam os seus direitos e discutiam os rumos da sociedade em que estavam inseridos.

    A cidadania, desde então, comporta a ideia de ser um conjunto de direitos e deveres exercidos por um indivíduo que vive em sociedade, em busca do bem coletivo.

    Resposta: C

  • Gabarito: CERTO

    Causou - me dúvida o seguinte trecho: A cidadania está relacionada ao surgimento da vida na cidade.

    Quanto ao restante é matéria de lei, diretos e deveres.


ID
2588359
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

No que se refere à cidadania e a relações públicas, julgue o item subsequente.


Uma sociedade com qualidade participativa consolida-se quando os cidadãos compreendem que podem agir em benefício próprio, em detrimento do bem coletivo, quando estiverem passando por dificuldades.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado
    Puxando um gancho para um pouco para direito administrativo, existe o principio da supremacia do interesse público sobre a privado. Em se falando de precedencia o interesse da coletividade estará sempre acima do interesse particular.

    Uma sociedade participativa consolida-se quando os cidadãos percebem que podem agir em interesse de outras pessoas que estejam passando por dificuldades, e não somente usar os beneficios da coletividade quando precisar para si mesmo. A solidariedade é um fundamento que é apreciado diante dessa conduta. 

     

  • Uma sociedade com qualidade participativa consolida-se quando os cidadãos compreendem que podem agir em benefício próprio, em detrimento do bem coletivo, quando estiverem passando por dificuldades.

    Uma sociedade com qualidade participativa consolida-se quando os cidadãos compreendem que podem agir pelo bem da coletividade.

    Gabarito: ERRADO


ID
2588362
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

No que se refere à cidadania e a relações públicas, julgue o item subsequente.


A prática das relações públicas no contexto organizacional deve se basear na transmissão de mensagens e informações que possam estabelecer uma relação entre a empresa e o público externo de seu interesse por meio do respeito aos valores e da veracidade das informações.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    Novamente puxando para o direito administrativo existe o principio da publicidade, onde rege este pela transparencia dos orgãos públicos perante a sociedade, onde deve ser observado os valores e principios da adminstração pública com informações veridicas pertinentes aos seus atos adminstrativos e etc.

  • "...uma relação entre a empresa e o público externo de seu interesse"

    Alguém poderia dissertar melhor sobre o destaque em azul ? Não entendi muito bem sobre a afirmação "de seu interesse".


ID
2623480
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Grupos organizados da sociedade, como os movimentos sociais, buscam influenciar as políticas públicas e os agentes estatais. Nesse sentido, julgue o item a seguir, acerca das relações entre Estado e sociedade.


Conforme Habermas, o conceito de sociedade civil autolimitada diz respeito à sociedade civil livre das influências do Estado e assistida e acompanhada por organizações do mercado.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO

  • Gab. Errado

     

    Habermas afirma que "a autolimitação da sociedade civil não implica perda de autonomia". Apesar de sua característica constitutiva de autolimitação, a sociedade civil pode influenciar a política porque o Estado, por sua vez, não detém o monopólio dos saberes e precisa recorrer aos atores da sociedade civil para legitimar e, mesmo, formular determinadas decisões. O Estado também é autolimitado em segundo o ator, "sob certas circunstâncias" pode ser influenciado pelas opiniões públicas próprias da sociedade civil.

     

    Livro: Ambientalistas em movimeto no Brasil

  • A sociedade civil autolimitada deve ser livre de influência da esfera pública (Estado) e da esfera privada (mercado). Mas autolimitada por um sistema político representativo que possibilite a universalização das normas. 

  • Jurgen Habermas desenvolveu profundo trabalho acerca das dinâmicas que emanam da sociedade civil. Sua tese de doutoramento, "Mudança Estrutural da Esfera Pública", argumenta que a modernização da sociedade, especificamente o estabelecimento de uma classe burguesa, forjou um uma dimensão da sociedade civil, a esfera pública burguesa, que interpela e fiscaliza o Estado, o poder. Essa é uma relação própria das sociedades modernas e ocidentais e compõem o que se compreende como "sociedade civil", um conceito amplo e em disputa nas Ciências Sociais. Para Habermas, a auto-limitação da sociedade civil, porém não a livra das influências do Estado, mas, ao contrário, lhe permite fiscalizar e influenciá-lo através de organizações dessa sociedade, inclusive, do mercado.
    O item, portanto, está errado.

    Gabarito do Professor: ERRADO.


ID
2623531
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

      O conceito de cidadania consolidado durante o século XX pressupunha que os cidadãos tivessem direito a um mínimo de bem-estar econômico e segurança que lhes permitisse viver como seres civilizados conforme os padrões correntes na sociedade, de modo a expandirem suas liberdades reais. Além de estabelecer que o bem-estar deveria incluir o acesso a bens essenciais, essa concepção de cidadania definiu também que o direito a tais serviços deveria estar dissociado da renda dos indivíduos. No século XXI, esse conceito passou por renovação.

M. Arretche. Trazendo o conceito de cidadania de volta. In: M. Arretche (Org.). Trajetórias das desigualdades: como o Brasil mudou nos últimos cinquenta anos. São Paulo: Editora Unesp/CEM, 2015, p. 195-6 (com adaptações).

Tendo como referência o texto precedente, julgue o item a seguir, a respeito de cidadania, representatividade e inclusão.


Nas últimas décadas, o acesso de negros e pardos ao ensino superior contribuiu para que a maioria da população universitária do país passasse a ser constituída por não brancos, o que revela uma dinâmica de maior inclusão e de redução das desigualdades.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA, SEGUNDO IBGE HÁ AINDA, INFELIZMENTE PREDOMINÂNCIA DOS BRANCOS... O SISTEMA DE COTAS AINDA NÃO TROUXE O EQUILÍBRI NECESSÁRIO.

  • http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2016-12/percentual-de-negros-em-universidades-dobra-mas-e-inferior-ao-de-brancos

    complementando....

  • Ainda que a política de cotas tenha permitindo uma presença cada vez maior de negros e pardos no ensino superior, isso não se reflete automaticamente na redução de desigualdade e maior inclusão, tendo em vista que as barreiras racias não se resumem à formação, mas estão baseadas em critérios também culturais que englobam toda a sociedade.
    A política de cotas é uma ação estatal que utiliza de sua estrutura e legislação para incluir grupos identificados como historicamente excluídos no sistema de ensino superior e, em alguns casos, no serviço público, porém as razões que sustentam essa exclusão estão assentadas na dinâmica da sociedade que também deve agir para superá-las. Ações de empresa que destravem empecilhos para negros alcançarem postos mais altos contribuem para a superação da desigualdade, por exemplo, assim como políticas de renda básica e valorização do salário mínimo. 
    O aumento da presença de negros no ensino superior, por si só, não revela uma dinâmica de maior inclusão e de redução das desigualdades.
    Resposta, Errado.

    Gabarito do Professor: ERRADO.


ID
2642662
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A cidadania pode ser definida simplesmente como o gozo de direitos civis e o cumprimento de deveres de acordo com as leis de determinada sociedade. É um conceito que pode deixar certas pessoas confusas não só pela sua complexidade, como também em relação ao seu uso, principalmente em sociedades nas quais as necessidades básicas, como o alimento, nem sempre são satisfeitas. Esse é o caso da sociedade brasileira, em que essa situação pode envergonhar muitos daqueles para quem a cidadania é melhor realizada. Esta emoção de vergonha é parte também do verdadeiro cidadão que se preocupa com a sociedade e sente-se solidário para com aqueles que estão nesse imenso “barco continental”.

BONIN, Luiz Fernando Rolim. Educação, consciência e cidadania. In: Cidadania e Participação Social. 1. ed. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2008, com adaptações.


Considerando-se as informações do texto, é correto afirmar que, para o autor, a (o) 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito, B

  • Gab B

    É um conceito que pode deixar certas pessoas confusas não só pela sua complexidade, como também em relação ao seu uso, principalmente em sociedades nas quais as necessidades básicas, como o alimento, nem sempre são satisfeitas. Esse é o caso da sociedade brasileira...

  • Cidadania pode ser definida como exercício de direitos e deveres, mas quando um dos componentes dessa dicotomia é infrigida pode vir a tornar essa definição um tanto quanto confusa, como é o caso do nosso país. 

  • Questão mal feita: não é o conceito EM SI que é confuso, mas sua apreensão por algumas pessoas no Brasil. Banca fuleira!

  • Gabarito, letra B

  • A) cidadania é um conceito simples. --> "...É um conceito que pode deixar certas pessoas confusas não só pela sua complexidade,..."

    B) conceito de cidadania pode ser confuso, principalmente no Brasil. --> "..É um conceito que pode deixar certas pessoas confusas não só pela sua complexidade, como também em relação ao seu uso, principalmente em sociedades nas quais as necessidades básicas, como o alimento, nem sempre são satisfeitas. Esse é o caso da sociedade brasileira,..."

    C) cidadania é aplicada como um instrumento de navegação. --> A expressão "barco continental" no final do texto é usada no sentido figurado (conotativo, irreal)

    D) conceito de cidadania é amplo e transcende os direitos e deveres civis. --> "A cidadania pode ser definida simplesmente como o gozo de direitos civis e o cumprimento de deveres de acordo com as leis..."

    transcende = vai além, superior

    E) cidadania é uma emoção de vergonha. --> "...Esta emoção de vergonha é parte também do verdadeiro cidadão que se preocupa com a sociedade e sente-se solidário para com aqueles que estão nesse imenso “barco continental”."

    Ou seja, essa "emoção de vergonha" é um sentimento que um ser humano que segue os preceitos da cidadania pode vir a expressar.

  • É um conceito confuso, pois, no Brasil, muitas pessoas vivem à margem de seus direitos, sendo assim, acaba havendo um choque entre as leis constitucionais e a realidade


ID
2666311
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Em uma das reuniões do GPH (Grupo de Pais de Homossexuais) na rua Major Sertório, no centro de São Paulo, mais de 80 jovens ocupam uma sala. Sentados em cadeiras, sofás ou em almofadas no chão, conversam, esclarecem dúvidas e falam sobre as dificuldades e prazeres típicos desta fase da vida. No final, participam de uma confraternização com lanche e música. O que os une nesta tarde de domingo não é política ou religião, mas a orientação sexual: eles são LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) ou querem conhecer pessoas que sejam, por conta de dúvidas quanto à própria sexualidade.

FUHRMANN, L. Mães e filhos: um grupo em São Paulo ajuda familiares a lidar com a homossexualidade de jovens e adolescentes. Carta Capital. N° 589, São Paulo: Confiança, mar. 2010.


Tendo em conta as formas de incompreensão e intolerância que ainda marcam certas visões sobre o tema da diversidade sexual, o que embasa a criação de movimentos sociais como o GPH e de outros grupos LGBT com o mesmo perfil?

Alternativas
Comentários
  • As questões do ENEM sempre têm um "quê" de conscientização social, assim a única assertiva possível, e dado o falado no texto, é a D: A necessidade de superar o medo e a discriminação. Essas pessoas se reuniram para superar o preconceito, fortalecer sua "causa".


ID
2667409
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Ao longo das três últimas décadas, houve uma explosão de movimentos sociais pelo mundo. Essa diversidade de movimentos — que vão desde os movimentos por direitos civis e os movimentos feministas dos anos de 1960 e 1970, até os movimentos antinucleares e ecológicos dos anos de 1980 e a campanha pelos direitos homossexuais da década de 1990 — é normalmente denominado pelos comentadores do tema como novos movimentos sociais.

GIDDENS, A. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005 (adaptado).


Uma explicação para a expansão dos chamados novos movimentos sociais nas últimas três décadas é a

Alternativas
Comentários
  • Nas últimas três décadas houve uma grande expansão dos chamados “novos movimentos sociais”, pois, no mesmo período, organizações representativas tradicionais como os sindicatos e os partidos políticos entraram numa grande crise institucional e de confiança da população.

  • Aos que marcaram a alternativa B:

    Se há garantia dos direitos sociais constitucionais, para que existem movimentos sociais?

    Não faz muito sentido.

    Esses movimentos possuem justamente o objetivo de reivindicar direitos, participação político-social, igualdade, etc, em resposta a organizações tradicionais que, por exemplo, não criam iniciativas/projetos que contemplem as minorias (a periferia, a população negra e indígena, a comunidade LGBT...).

    Se o Estado ou as instituições não fazem algo por uma determinada coletividade, a alternativa que resta a ela é a mobilização social.

  • Uma explicação para a expansão dos chamados novos movimentos sociais nas últimas três décadas é a crise das organizações representativas tradicionais, como partidos e sindicatos (c). 

    Ora, se não fosse a crise da representatividade tradicional, não haveria motivo para tal inquietação popular galvanizada nos movimentos sociais, isto é, esses movimentos surgiram porque havia uma estagnação política, neste caso, de cunho tradicional.

  • pq não a "D"?

  • Resposta "D", no meu ponto de vista.

    Lembrem-se, ENEM possuí viés político, ele não aceitará que o próprio Governo tenha instabilidade dos direitos sociais, necessitando assim, dos movimentos sociais. Por isso colocou

    "Crise das organizações representativas tradicionais, como partidos e sindicatos.". Mascarando a verdadeira culpa.

  • A galera vê conspiração em tudo, bicho. Não estudam sociologia, daí erram e ficam inventando narrativas inverossímeis.

    Primeiro: o texto não é do ENEM, é do Anthony Giddens, respeitado pensador britânico.

    Segundo: o texto fala em ascensão dos movimentos sociais pelo mundo. Não é um recorte brasileiro, portanto.

    Terceiro: quem elabora a prova do ENEM são os servidores do INEP, não o governo.

    Quarto: o que não falta, na prova de humanas, é questão culpabilizando o Estado brasileiro por uma série de problemas.

    A explicação não é uma crise democrática porque muitos desses movimentos ocorreram em países com democracias consolidadas, a exemplo de Estados Unidos e de França.

    Gabarito : (C)


ID
2717677
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Octávio Ianni, ao analisar o Brasil moderno, afirma que o Brasil é o país dos conceitos para “justificar”

Alternativas

ID
2717680
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Os direitos civis, políticos e sociais têm como fundamento teórico

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra D. Os direitos estão intimamente ligados aos conceitos do lema da revolução francesa.
  • Sempre que se fala em direitos civis, políticos e sociais, a ideia de igualdade, liberdade e fraternidade estará implícita ou explícita.

    LETRA D


ID
2728219
Banca
CONSULPLAN
Órgão
SEDUC-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Enquanto morar for um privilégio, ocupar é um direito

Com esse slogan, dezenas de siglas de movimentos sociais por moradia vivem há anos em prédios abandonados em São Paulo em péssimas condições. Entre os mais populares estão a FLM (Frente de Luta por Moradia) e a UMM (União dos Movimentos de Moradia). Mas há também grupos menores, caso do LMD (Luta por Moradia Digna), responsável pela gestão do edifício Wilton Paes de Almeida, que desabou recentemente. Ainda existem aqueles que se dizem ocupações independentes de qualquer organização formal. As famílias convivem diariamente com riscos semelhantes ao que levou ao incêndio e desabamento do prédio localizado no Largo do Paissandu. Muitas pagam uma taxa de serviço, espécie de ‘condomínio’, para os líderes das ocupações.
(Disponível em: https://www.huffpostbrasil.com/2018/05/03/nao-podemos-criminalizar-movimentos-de-moradia-diz-coordenador-domtst_a_23426510/.)

Os movimentos sociais estão sendo um dos temas mais populares em todo o mundo. A cada ano é possível notar que surgem novos movimentos sociais querendo ganhar força e se estabilizar. Em relação aos movimentos anteriormente citados e à tipologia desses novos movimentos sociais do Brasil, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A alternativa A é a única possível de ser escolhida. As outras banalizam ou falam de forma indevida sobre os movimentos.

ID
2833594
Banca
FUNTEF-PR
Órgão
IF-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A cidadania está relacionada ao processo de conquista de direitos. O acesso a um deles não implica na obtenção imediata dos demais. A implementação de direitos passa por uma dinâmica que envolve diversos atores sociais com suas lutas e reivindicações. Sobre esse assunto, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • B - social

    D - política

  • C

  • Letra C.

    Direitos Civis de 1789 pós revolução Francesa que garante o direito à propriedade privada, liberdade de expressão e direito de ir e vir (hábeas corpus)


ID
2872285
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A elaboração da Lei n. 11.340/06 (Lei Maria da Penha) partiu, em grande medida, de uma perspectiva crítica aos resultados obtidos pela criação dos Juizados Especiais Criminais direcionada à banalização do conflito de gênero, observada na prática corriqueira da aplicação de medidas alternativas correspondentes ao pagamento de cestas básicas pelos acusados.

VASCONCELOS, F. B. Disponível em: www.cartacapital.com.br. Acesso em: 11 dez. 2012 (adaptado).


No contexto descrito, a lei citada pode alterar a situação da mulher ao proporcionar sua

Alternativas
Comentários
  • A violência de gênero que buscou-se coibir com a Lei Maria da Penha (Lei n. 11.340/06) refere-se principalmente à violência doméstica praticada, em sua ampla maioria, por familiares contra mulheres. O Brasil possui um dos mais altos índices de feminicídio do mundo (5o, segundo a Organização Mundial da Saúde), sendo em sua grande maioria causado por familiares ou companheiros afetivos (50% e 33% respectivamente). A promulgação da lei tinha como objetivo combater esses números e, principalmente, esta prática ao aumentar a protecão para as mulheres contra ações violentas. Resposta, letra D.
    A atuação como provedora do lar (A) e a inserção no mercado de trabalho (B) são questões econômico-sociais enquanto que a presença em instituições policias (C) e a participação enquanto gestora pública (E) correspondem à participação das mulheres na estrutura pública que, sim, podem ser modificadas e/ou incentivadas por lei e políticas públicas, mas nada têm a ver com a referida lei.

    Gabarito: D

  • estou imaginando um preso que foi detido por agressão da mulher fazendo essa questão

  • Ksksksk

  • A violência de gênero que buscou-se coibir com a Lei Maria da Penha (Lei n. 11.340/06) refere-se principalmente à violência doméstica praticada, em sua ampla maioria, por familiares contra mulheres. O Brasil possui um dos mais altos índices de feminicídio do mundo (5o, segundo a Organização Mundial da Saúde), sendo em sua grande maioria causado por familiares ou companheiros afetivos (50% e 33% respectivamente). A promulgação da lei tinha como objetivo combater esses números e, principalmente, esta prática ao aumentar a proteção para as mulheres contra ações violentas.

    (Prof. Athos Vieira)

  • Letra D

    A Lei Maria da Penha, que entrou em vigor em 22 de setembro de 2006, foi criada para punir e coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher no Brasil. Muito conhecida, a lei foi considerada em 2012, pela ONU, como a terceira melhor de combate à violência doméstica do mundo.

  • Questão importante no contexto proposto pelo ENEM -> Avaliar aptidão intelectual e crítico.

  • Questão dada de graça... como diziam os antigos: "mamão com açúcar".. kkkk

  • A Lei Maria da Penha é uma lei distrital brasileira, cujo objetivo principal é estipular punição adequada e coibir atos de violência contra a mulher.

  • Essa questão estava tão fácil que eu pensei que tinha alguma pegadinha

  • nem precisava ler td. comando como a lei altera a vida da mulher? e o texto logo de cara "lei maria da penha"


ID
2872300
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Num país que conviveu com o trabalho escravo durante quatro séculos, o trabalho doméstico é ainda considerado um subemprego. E os indivíduos que atuam nessa área são, muitas vezes, vistos pelos patrões como um mal necessário: é preciso ter em casa alguém que limpe o banheiro, lave a roupa, tire o pó e arrume a gaveta. Existe uma inegável desvalorização das atividades domésticas em relação a outros tipos de trabalho.

RANGEL, C. Domésticas: nascer, deixar, permanecer ou simplesmente estar. In: SOUZA, E. (Org.). Negritude, cinema e educação. Belo Horizonte: Mazza, 2011 (adaptado).


Objeto de legislação recente, o enfrentamento do problema mencionado resultou na

Alternativas
Comentários
  • Nossa herança escravocrata legou à sociedade comportamentos que consideram determinados postos de trabalho claramente subalternos. Esta relação se evidencia em estruturas da vida cotidiana como "quartinho de empregada" e acesso distinto para prestadores de serviços nos edifícios. Por muito tempo o trabalho doméstico foi tratado como uma relação pessoal entre o empregador e o empregado não sendo raras declarações que indicam que tal empregado "é parte da família" ou é tratado como tal, sendo que, na prática, trata-se de um prestador de serviço mal remunerado e precarizado não contando com qualquer garantia social e trabalhista. Tal situação foi alterada em 2015 com a promulgação da lesgilação do trabalho do doméstico, que estendeu para estes trabalhadores, em sua grande maioria mulheres, os direitos trabalhistas como gozam os trabalhadores de outras atividades. Trata-se, portanto, de uma ampliação de direitos sociais, letra B. 
    Como a questão coloca, o trabalho doméstico e a forma como é visto em nossa sociedade tem relação com nosso passado escravocrata, logo, não pode referir-se a "criação de novos ofícios"(A); embora as mulheres sejam maioria neste ofício e isso desencadeie numa desigualdade de gênero (C), não é disso que trata a questão; também nada se refere à questão sindical (D) nessa questão nem mesmo à erradicação da atividade informal (E), mas somente regulamentá-la a partir da expansão dos direitos.

    Gabarito: B

  • O PROBLEMA APRESENTA COMO CONSEQUÊNCIA PRINCIPAL A AMPLIAÇÃO DOS DIREITOS DA SOCIEDADE

  • "Objeto de legislação recente, o enfrentamento do problema mencionado resultou na"

    Qual problema é enfrentado? O problema enfrentado é: o trabalho nas residências (como domésticas ou jardineiros, por exemplo) ser visto como um subemprego. Lembrando que, subemprego é um trabalho não qualificado, informal e de baixa remuneração.

    Diante disso, como resultado do enfrentamento desse ponto de vista preconceituoso houveram ampliações dos direitos sociais, que garantiram direitos trabalhistas aos prestadores de serviços residenciais. (B)

  • Por muito tempo o trabalho doméstico foi tratado como uma relação pessoal entre o empregador e o empregado, não sendo raras declarações que indicam que tal empregado "é parte da família" ou é tratado como tal, sendo que, na prática, trata-se de um prestador de serviço mal remunerado e precarizado não contando com qualquer garantia social e trabalhista.

    Tal situação foi alterada em 2015 com a promulgação da legislação do trabalho do doméstico, que estendeu para estes trabalhadores, em sua grande maioria mulheres, os direitos trabalhistas como gozam os trabalhadores de outras atividades. Trata-se, portanto, de uma ampliação de direitos sociais, letra B. 

    (Prof. Athos Vieira)

  • trabalho informal, sem direitos governamentais (sociais). Foi criada a lei (Objeto de legislação recente) agr é um trabalho formal, com direitos sociais (CLT etc..)

  • Letra B

    O texto apresentado relaciona as atividades manuais e domesticas como um trabalho inferior e desvalorizado, como mencionado "um mal necessário", assim, podemos concluir que a legislação recente buscou extinguir esse tipo de visão. Um exemplo foi a PEC das domésticas, que assegurou uma série de direitos aos empregados domésticos.

  • Minha resolução:

    a) Criação de novos ofícios.

    O ofício de empregada doméstica já existia antes dessa lei e, depois dela, continuou a existir.

    b) ampliação de direitos sociais.

    O principal objetivo da citada legislação era o de estender os direitos trabalhistas/sociais de empregadas domésticas, o que, pelo menos na teoria (no papel), foi alcançado; mas não o foi na prática, pois o Estado acabou onerando o empregador, ou seja, contratar uma empregada tornou-se, para muitos, inviável, logo várias empregadas domésticas foram demitidas.

    c) redução da desigualdade de gênero.

    Apesar da maioria das empregadas domésticas serem mulheres, a referida lei não buscava a redução da desigualdade de gênero.

    d) fragilização da representação sindical.

    Pelo contrário, com a ampliação dos direitos trabalhistas/sociais, houve um fortalecimento da representação sindical, que pode contar com maior materialidade (lei) na defesa de sua classe.

    e) erradicação da atividade informal.

    A simples criação dessa lei não erradicou a atividade informal dessa classe de domésticas. Isso é ilógico.

  • Possível de cair no ENEM 2020 devido a reformulação da CLT do trabalho informal.

  • Direitos sociais ou trabalhistas? Lembrando que são incutidos em artigos diferentes na cf/88..
  • Lucas,

    Previdência social não é um direito social? Pois então. Antes das recentes legislações, as domésticas não tinham esse direito. Direito a formas justas de trabalho também é um direito social. Direito ao lazer... enfim. É mais amplo que meros direitos trabalhistas: é a própria dignidade da pessoa humana, fundamento basilar da CF/88.

  • PEC DAS DOMÉSTICAS PESSOAAAL!!!

  • A questão se remete a PEC DAS DOMESTICAS: a aprovação da Lei Complementar 150/2015, que regulamentou a Emenda Constitucional 72, o trabalhador doméstico passou a ter direito ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), direito ao seguro-desemprego, salário-família, adicional noturno, adicional de viagens, entre outros.

    Ou seja, um trabalhador que era visto como emprego subalterno conquistou direitos sociais GAB:B


ID
2881585
Banca
MPE-PR
Órgão
MPE-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Sobre a chamada sociedade de risco, é incorreto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Sociedade de risco: rumo a uma outra modernidade por Ulrich Beck (Autor).

  • NAO MARQUEI A ALTERNATIVA B TENDO EM VISTA A PALAVRA IMCOMPENSABILIDADE. ENTENDO PELA COMPENSABILIDADE. ALGUEM PODE ME AJUDAR A ENTENDER, DESDE JA OBRIGADA1

     

  • Deslocalização geográfica – As suas consequências não estão limitadas a uma determinada localização ou espaço geográfico. Os riscos contemporâneos não conhecem fronteiras e ultrapassam, na maior parte dos casos, o âmbito do Estado-nação, acentuando a incapacidade deste para lutar sozinho contra as suas consequências.

    Incalculabilidade – As suas consequências são imprevisíveis e incalculáveis e os mecanismos de avaliação de risco que possuímos atualmente só nos permitem traduzir o risco sob a forma de probabilidade.

    Não compensabilidade – Os possíveis efeitos gerados pelos riscos rompem com todos os esquemas de segurança e compensação criados pela Modernidade Clássica. A dimensão que as suas consequências podem atingir faz com que seja impossível determinar uma forma de compensação adequada.  

    > Fonte: Vivendo na Sociedade de Risco: aspectos gerais do risco no pensamento de Ulrich Beck.

  • Danielle, Incompensabilidade:

    a efetivação de um Risco Global não é restituível, compensável.

    Exemplos bem claros - acionamento de uma arma de destruição em massa; dizimação da população mundial por doença; desestruturação da organização social por guerras...

  • Gabarito: Letra C

    "Quando são antecipadas catástrofes cujo potencial de destruição ameaça todos, o cálculo de risco baseado na experiência e na racionalidade entra em colapso e passa a ser necessário ter em conta todos os cenários possíveis, mais ou menos improváveis". (BECK, Ulrich. Sociedade de Risco Mundial, 2007).

  • O conceito "sociedade de risco" surgiu a partir do livro homônimo de Ulrich Beck de 1986. Para este autor, a fase da pós-modernidade na qual a civilização ocidental se encaminhou é caracterizada por uma formulação interna dos riscos. O próprio desenvolvimento da sociedade, suas ferramentas, suas técnicas, seus novos mecanismos tornaram-se fontes de risco para o homem. Beck apresenta cinco teses nas quais expressa como tais riscos ameaça a humanidade em diferentes níveis. Seus argumentos estão aqui distribuídos em quatro das cinco questões, exceto a letra C.
    A letra C trata de antecipar e evitar riscos naturais a partir da experiência e racionalidade, em contraposição aos preconceitos e superstições que são comuns em áreas rurais.
    A reposta, por tanto, é letra C.
  • questão desnecessária, pula e segue a vida.


ID
3011569
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Anthony Giddens, sociólogo inglês, refere-se a “um mundo em mudanças”, com reflexos sociais, econômicos e culturais em larga escala, tanto mundial como local. Assim afirma Giddens: “O mundo em que vivemos hoje nos faz muito mais interdependentes, mesmo a milhares de quilômetros de distância, do que jamais fomos”.

GIDDENS, Anthony. Sociologia. 4. Ed. Porto Alegre, Artmed, 2005, p. 60.

As atuais mudanças que aproximam o local e o global são bastante novas na história da sociedade. Considerando esse aspecto, assinale a afirmação verdadeira.

Alternativas
Comentários
  • A menos absurda é a B

  • GABARITO: LETRA B

    O fenômeno da globalização pode ser compreendido como o encurtamento de distâncias, a aproximação de pessoas, a solidificação de laços de interdependência internacional e a integração econômica entre os países. Pode ser vivenciado em todos os locais do globo com o avanço da internet e cada vez se fortifica mais, provando que veio para ficar na sociedade humana. Apesar dos visíveis resultados na integração econômica, a globalização também promove o encontro de culturas e pessoas, possuindo uma esfera social e cultural.


ID
3011575
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Os meios de comunicação estão revolucionando as relações sociais, os hábitos cotidianos e os costumes das pessoas. Com a massificação das novas tecnologias da informação, a exemplo do celular, da internet, também está revolucionando as ideias sobre vigilância e controle das pessoas, em que a sociedade passa a ser um “Big Brother”.

OLIVEIRA, L. F. de.; COSTA, R. C. R. da. Sociologia para jovens no século XXI. 3.ed. – Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2013, p. 255.

Considerando os tempos atuais, marcados pelo avanço de novas tecnologias de comunicação, é correto afirmar que a expressão Big Brother, utilizada no trecho acima,

Alternativas
Comentários
  • Apesar de ser um famoso reality show no Brasil e no mundo, o verdadeiro Big Brother tem sua origem na . Ele é uma das premissas do livro . No romance, o personagem do Grande Irmão é o líder supremo do cenário (a fictícia Oceânia) que controla toda a população.


ID
3021079
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPE-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Um movimento social organizado formado em determinada rede social da Internet pretendia promover manifestação de rua para reivindicar a descriminalização do consumo e da posse da cannabis sativa. Para isso, fez ampla divulgação do evento nas redes sociais. Cientificado do ato, o delegado responsável pelo distrito onde a manifestação ocorreria determinou a abertura de inquérito para apurar a ocorrência do crime de apologia ao uso de drogas, indiciando os organizadores do evento e todos aqueles que haviam divulgado sua realização, bem como os indivíduos que haviam confirmado, via redes sociais, participação na manifestação. Além disso, determinou que o grupo tático de operações policiais contra o tráfico fizesse o policiamento ostensivo e impedisse a realização da manifestação. 

Tendo como referência essa situação hipotética, julgue o item a seguir, considerando o direito como ideologia, os fundamentos sociais da ordem jurídica, os conceitos de grupos sociais, de conflito social e jurídico, de acordo com a sociologia jurídica.


Haja vista a tipificação criminal da apologia ao uso de drogas, infere-se da situação hipotética que o delegado não fez uso ideológico do direito.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO ERRADO.

    O fato de a legislação tipificar como crime a conduta de instigar, induzir ou auxiliar alguém a usar drogas (§ 2.º do art. 33 da Lei n.º 11.343/2006) não significa que o recurso ao dispositivo não seja uma forma de aplicação ideológica do direito. O conceito de ideologia envolve exatamente o poder de fazer valer as ideias dominantes tal como se fossem realidade. Nesse sentido, aplica-se o conceito de ideologia em Marx e Engels: “As ideias dominantes não são outra coisa a não ser a expressão ideal das relações materiais dominantes, as mesmas relações materiais dominantes concebidas como ideias; portanto, as relações que fazem de uma determinada classe a classe dominante, ou seja, as ideias de sua dominação”. 

    FONTE: CESPE

  • ERRADO

    Adota a base marxista ou não, é evidente que o direito é um instrumento para a manutenção de certos padrões de comportamentos. Pela teoria interacionista do controle social: a problemática do desviante está na leitura feita por algumas pessoas ou grupos, que é diferente daquela endossada pelo consenso da maioria. É premissa dessa linha de pensamento que a manifestação do comportamento humano é determinada por sentimentos, preferências, gostos pessoais… em última instância, pelos diferentes “eus”. Como consequência, não há comportamento desviante em si, mas uma acusação de desvio, o que representa, em miúdos, que foram extrapolados os limites impostos, os padrões definidos por certo segmento social. Ou seja: uso ideológico do direito, como fez o delegado.

    FONTE: Estratégia

    #PCDF

  • mas q porra é essa 

  • Grande Lúcio Weber, deveria ser o comentarista oficial de todas as questões , kkkk, melhor comentário, nunca mais erro uma questão dessa.
  • O STF entendeu constitucional a manifestação de em em prol da descriminalização da maconha, haja vista devendo ser pacífica, não permitido o envolvimento de menores nem também o uso de drogas durante a manifestação. O que foi alegado é que a manifestação com tal abordagem, não se refere à apologia às drogas, mas sim rebusca a garantia constitucional, que é a manifestação do por um direito por meio da descriminalização, qual seja (o uso da maconha a partir do mesmo ser considerado não mais crime em sentido estrito)

  • É só pensar como um DP ou dar uma esquerdada legal que acerta. Valeus.

  • Como já dizia o grande filósofo do qc: "Lúcio Weber, estão precisando de comentarista lá no concorrente".

  • Recalcados debochando de uma instituição como a defensoria. Não é a toa que são comentaristas do qc e passam longe de uma lista de aprovados.

  • Questão de portugues!

  • Lucio vc consome isso ai Kkkkk....
  • Lucio vc consome isso ai Kkkkk....
  • Ideologia é algo falso com finalidade de dominação hegemônica.

    A lei não criminaliza o debate ou manifestação da descriminação. Diferente de induzir ou instigar o uso da droga. O debate é livre e a manifestação é sobre a descriminalização da lei, que é diferente de reunir-se para usa-lá.

    Portanto, o delegado fez uso de ideológico, no caso específico, para considerar como apologia ao uso de drogas.

    "Haja vista a tipificação criminal da apologia ao uso de drogas, infere-se da situação hipotética que o delegado não fez uso ideológico do direito."

    O erro está na palavra não. Gab Errado.

  • Tendo em vista a natureza do evento que se propunha a debater uma política pública e sua possível alteração, a atuação do delegado ao instaurar inquérito e indiciar os organizados pelo crime de apologia ao uso de drogas é revestida de caráter ideológico. A promoção do debate de ideia sobre uma política pública, ainda que incite repulsa de algum grupo, não deve ser comparada à prática do ato em si. O direito constitucional à manifestação de ideias e à contestação legislativa não deve ser posto sob escrutínio policial, exceto se guiado por viés ideológico.
    A afirmativa está errada.
  • Gabarito: ERRADO

    Notem que o movimento social formado em determinada rede social da Internet pretendia promover manifestação de rua para reivindicar a descriminalização do consumo e da posse da cannabis sativa. Para isso, fez ampla divulgação do evento nas redes sociais. O delegado fez sim uso ideológico do direito, pois a liberdade de expressão e de manifestação somente pode ser proibida quando for dirigida a incitar ou provocar ações ilegais e iminentes. Em decisão unânime (8 votos), o Supremo Tribunal Federal (STF) liberou a realização dos eventos chamados marcha da maconha, que reúnem manifestantes favoráveis à descriminalização da droga. Para os ministros, os direitos constitucionais de reunião e de livre expressão do pensamento garantem a realização dessas marchas. 

    Pela decisão, tomada no julgamento de ação (ADPF 187) ajuizada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), o artigo 287 do Código Penal deve ser interpretado conforme a Constituição de forma a não impedir manifestações públicas em defesa da legalização de drogas. O dispositivo tipifica como crime fazer apologia de "fato criminoso" ou de "autor do crime".

    O voto do decano da Corte, ministro Celso de Mello, foi seguido integralmente pelos colegas. Segundo ele, a marcha da maconha é um movimento social espontâneo que reivindica, por meio da livre manifestação do pensamento, a possibilidade da discussão democrática do modelo proibicionista (do consumo de drogas) e dos efeitos que (esse modelo) produziu em termos de incremento da violência.

    Além disso, o ministro considerou que o evento possui caráter nitidamente cultural, já que nele são realizadas atividades musicais, teatrais e performáticas, e cria espaço para o debate do tema por meio de palestras, seminários e exibições de documentários relacionados às políticas públicas ligadas às drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas.

    Celso de Mello explicou que a mera proposta de descriminalização de determinado ilícito penal não se confunde com o ato de incitação à prática do delito nem com o de apologia de fato criminoso. O debate sobre abolição penal de determinadas condutas puníveis pode ser realizado de forma racional, com respeito entre interlocutores, ainda que a ideia, para a maioria, possa ser eventualmente considerada estranha, extravagante, inaceitável ou perigosa, ponderou.

    Mesmo acompanhando o relator, o ministro Luiz Fux achou necessário estabelecer parâmetros para a realização das manifestações. Fux ressaltou que elas devem ser pacíficas, sem uso armas e incitação à violência. Também devem ser previamente noticiadas às autoridades públicas, inclusive com informações como data, horário, local e objetivo do evento.

    Ele acrescentou ser imperioso que não haja incitação, incentivo ou estímulo ao consumo de entorpecentes durante a marcha e deixou expresso que não pode haver consumo de entorpecentes durante o evento.

    Por fim, ressaltou que crianças e adolescentes não podem ser engajados nesses eventos. Se a Constituição cuidou de prever a proteção dos menores dependentes químicos, é corolário dessa previsão que se vislumbre um propósito constitucional de evitar tanto quanto possível o contato das crianças e dos adolescentes com a droga e com o risco eventual de uma dependência, afirmou.

    Logo, gabarito é ERRADO.

  • revisar

  • Para o STF defender os crimes de drogas e o aborto pode. É liberdade de expressão. Agora criticar o STF é crime. rsrs

ID
3058684
Banca
FAU
Órgão
IF-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Sabe-se que Movimentos Sociais são um conjunto de ações sociais coletivas de caráter sócio-político e cultural que viabilizam distintas formas da população se organizar e expressar suas demandas. Na atualidade, os principais movimentos sociais atuam por meio de redes sociais, locais, regionais, nacionais e internacionais utilizando muito dos novos meios de comunicação e informação, como as redes sociais. Durante seu percurso, os movimentos sociais tiveram várias tipologias de ações. Sobre o inventário dos movimentos sociais anote o único enunciado considerado INCORRETO:

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra B. Movimentos migratórios não tem nenhuma relação com o que está na alternativa! Entenda movimentos migratórios como, literalmente, a dinâmica populacional de migração, seja de um país a outro, de um estado a outro e etc...
  • Tipo Migratório: sua característica principal é a insatisfação com sua sociedade de origem,  independendo  se tal   tipo  de  movimento  social  é  composto  por  famílias   ou  indivíduos  organizados  em  grupos .   Os seus agentes migram  na  esperança  de  melhores  condições  sociais   para  um  lugar  totalmente  diferente  do  local  de origem.  

    Ex . : Os movimentos  migratórios  de  nordestinos   para  o  Sudeste  do  país ,   levando -os   a  um  tipo  de  agregação  representativa no  Rio  de Janeiro  e  em São  Paulo. 

    Resposta Incorreta letra B

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.


ID
3090418
Banca
FCC
Órgão
SEC-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A moderna noção de cidadania emergiu do liberalismo do século XVIII e definiu orientações e preceitos que gradualmente permitiriam a incorporação dos direitos civis, políticos e sociais ao cotidiano dos cidadãos, sendo seus marcos jurídicos principais a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (1789) e a Constituição Americana (1787). Considere as afirmativas abaixo a respeito desse novo contexto. 


I. Os direitos políticos que emergiram nesse período relacionam-se com as garantias materiais dos cidadãos, enquanto os direitos civis referem-se às relações entre os indivíduos e o Estado, e os direitos sociais, por sua vez, correspondem às garantias individuais, como a liberdade de culto.


II. A obra que sintetizou esse momento de expansão liberal dos direitos dos cidadãos foi o Leviatã de John Locke.


III. Surge pela primeira vez a concepção segundo a qual todo cidadão é um sujeito de direitos, ou seja, tem direito a ter direitos, e lhe é assegurada a participação social e política numa dada comunidade.


IV. A conquista e extensão dos direitos da cidadania ocorreu aos poucos, estritamente devido às concessões das classes dominantes.


V. Ao conceito de cidadania correspondia um conceito de democracia diferente da antiga democracia dos gregos, pois, ao contrário desta, o poder deveria ser exercido indiretamente pelo povo por meio de seus representantes eleitos.


Está correto o que se afirma APENAS em 

Alternativas
Comentários
  • Leviatã não é de John Locke. Já se elimina a alternativa A, B e C. Sobre o item III: As classes dominantes não foram dando direitos... Por isso, o item 3 deve ser julgado como falso. Só restando agora a alternativa correta: letra D.
  • I. Os direitos políticos que emergiram nesse período relacionam-se com as garantias materiais dos cidadãos, enquanto os direitos civis referem-se às relações entre os indivíduos e o Estado, e os direitos sociais, por sua vez, correspondem às garantias individuais, como a liberdade de culto.

    Correção: Os direitos sociais que emergiram nesse período relacionam-se com as garantias materiais dos cidadãos, enquanto os direitos políticos referem-se às relações entre os indivíduos e o Estado, e os direitos civis, por sua vez, correspondem às garantias individuais, como a liberdade de culto.

    II. A obra que sintetizou esse momento de expansão liberal dos direitos dos cidadãos foi o Leviatã de John Locke.

    Correção: Thomas Hobbes

    III. Surge pela primeira vez a concepção segundo a qual todo cidadão é um sujeito de direitos, ou seja, tem direito a ter direitos, e lhe é assegurada a participação social e política numa dada comunidade.

    IV. A conquista e extensão dos direitos da cidadania ocorreu aos poucos, estritamente devido às concessões das classes dominantes.

    Correção: (...) devido a concessões das classes dominantes mas também a pressões das classes dominadas, através de movimentos sociais como o dos operários.

    V. Ao conceito de cidadania correspondia um conceito de democracia diferente da antiga democracia dos gregos, pois, ao contrário desta, o poder deveria ser exercido indiretamente pelo povo por meio de seus representantes eleitos.


ID
3215416
Banca
EDUCA
Órgão
Prefeitura de Várzea - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Sobre ao conceito de Cidadania, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Cidadania é a pertença passiva e ativa de indivíduos em um estado-nação com certos direitos e obrigações universais em um específco nível de igualdade.


ID
3216151
Banca
EDUCA
Órgão
Prefeitura de Várzea - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Sobre ao conceito de Cidadania, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas