SóProvas


ID
3397957
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de São Roque - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.

    Ao longo dos séculos, filósofos e artistas sempre elaboraram definições do belo; graças a esses testemunhos, é possível, portanto, reconstruir uma história das ideias estéticas através dos tempos. Já com o feio, foi diferente. Na maioria das vezes, o feio era definido em oposição ao belo e quase não se encontram tratados mais extensos consagrados ao tema, mas apenas menções parentéticas e marginais. Portanto, se uma história da beleza pode contar com uma ampla série de testemunhos teóricos (dos quais se poderá deduzir o gosto de uma determinada época), uma história da feiura terá de buscar seus próprios documentos nas representações visuais ou verbais de coisas ou pessoas percebidas de alguma forma como “feias”.
    No entanto, a história da feiura tem algumas características em comum com a história da beleza. Antes de mais nada, a ideia de que os gostos das pessoas comuns correspondiam de alguma maneira aos gostos dos artistas de seu tempo não passa de uma suposição. Se um viajante vindo do espaço entrasse em uma galeria de arte contemporânea, visse os rostos femininos pintados por Picasso e ouvisse que os visitantes os consideram “belos”, poderia ter a impressão equivocada de que, na realidade cotidiana, os homens do nosso tempo consideram belas e desejáveis as criaturas femininas cujos rostos são semelhantes àqueles representados pelo pintor. Contudo, o viajante espacial poderia corrigir sua opinião se visitasse um desfile de moda ou um concurso de Miss Universo, nos quais veria celebrados outros modelos de beleza. Para nós, no entanto, isso não é possível: ao visitar épocas já distantes, não podemos fazer verificações desse tipo nem em relação ao belo, nem em relação ao feio, pois dispomos apenas dos testemunhos artísticos daqueles períodos.
(Umberto Eco (org.). História da feiura.
Trad. Eliana Aguiar. Rio de Janeiro, Record, 2007)

O autor estabelece uma comparação entre a história da beleza e a história da feiura para defender que a construção da segunda é

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    Segundo o texto:  Ao longo dos séculos, filósofos e artistas sempre elaboraram definições do belo; graças a esses testemunhos, é possível, portanto, reconstruir uma história das ideias estéticas através dos tempos. Já com o feio, foi diferente. Na maioria das vezes, o feio era definido em oposição ao belo e quase não se encontram tratados mais extensos consagrados ao tema, mas apenas menções parentéticas e marginais.

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Assertiva A

    mais difícil que a da primeira em virtude da escassez de registros.

  • Essa questão requer compreensão textual.

    Alternativa (A) correta Não houve relato de artistas e filósofos em relação à história da feiura, por isso, sua construção é mais difícil que a construção da história da beleza por não haver quase registro, apenas menções parentéticas e marginais.


    Alternativa (B) incorreta Em relação ao caráter relativo dos gostos, não há como fazer esse tipo de verificação, tendo em vista que só há disponível testemunhos artísticos de épocas distantes.

    Alternativa (C) incorreta A história da feiura apresenta apenas algumas menções parentéticas e marginais, mas não apresenta, como na história da beleza, testemunhos teóricos, ou seja, filósofos e artistas não deixaram nenhum relato sobre a história da feiura.

    Alternativa (D) incorreta Como não há tratados mais extensos sobre a história da feiura, não se pode afirmar que um é tão difícil quanto o outro, visto que só há testemunhos teóricos em relação ao belo.

    Alternativa (E) incorreta Idem à resposta da alternativa (D).


    Gabarito da professora: Alternativa A.

  • Texto mais chato q já li da vunesp